terça-feira, 22 de março de 2011

Joel Santana deixa o Botafogo

Joel Santana pediu demissão do cargo de treinador do Botafogo. Ele vinha sendo muito pressionado pela torcida por conta do esquema tática extremamente defensivo.
Até concordo com a torcida botafoguense, mas o que o Joel poderia fazer com o elenco que tinha em mãos?

O Botafogo tem um elenco titular apenas razoável. E o banco?
Quando se olha para as peças de reposição, nota-se que é melhor deixar como está.

E a culpa disso tudo é do técnico?

Ninguém se lembra da situação do time quando ele assumiu e, que mesmo assim, ganhou os 2 turnos do Carioca do ano passado. Foi campeão sem final.
No Brasileirão do ano passado, fez uma campanha irrepreensível e quase conseguiu a vaga para a Libertadores.
Para se ter uma idéia da façanha do Joel Santana, o melhor atacante do time é o Loco Abreu (???). O Loco é grosso, lento e só serve para receber cruzamento na área e para bater pênalti.
Ou seja, jogar com ele é jogar com 1 a menos o tempo todo.

Eu me lembro de algumas equipes que o Joel Santana armou que foram bem ofensivas: o Vasco de 2000 e o Flamengo de 2007, por exemplo.
Ou seja, ele monta times ofensivos e que jogam futebol vistoso quando tem material humano de qualidade. Ele não é retranqueiro. Apenas procurou esta alternativa por não ter um time decente nas mãos.

A dúvida agora é se ele não saiu neste momento do Botafogo (já que tinha respaldo da Diretoria) para facilitar as negociações com Fluminense ou com Santos.
Na minha opinião e pelo rumo que as coisas estão tomando, não me surpreenderia de ver o Joel Santana à frente do Santos. Acho difícil ele aceitar um emprego para ficar só 3 meses (à espera do Abel Braga). Não sei não, se o Muricy bobear perde a vaga para o Joel no Santos.

E ele conseguiria dar padrão de jogo ao time santista? Será que ele daria conta deste elenco? Será que teria competência para o cargo e neste momento?
Sinceramente não sei. Mas que seus últimos trabalhos o credenciam para isso não tenho a menor dúvida. Pegou um Flamengo na zona do rebaixamento, mal das pernas e com elenco rachado e levou ao 3º lugar no Brasileirão de 2007. Pegou o Botafogo destruído e abalado e foi campeão carioca e 6º no Brasileirão do ano passado.

Você arriscaria colocá-lo como treinador do seu time? Depois destes trabalhos citados acima, eu arriscaria.

Um comentário:

  1. [joel santana]esse filho da puta desse joel,sardinha é ele q nao fica em club nenhum, pq naum tem potencial suficiente pra dirigir um club,seu otario a torcida tricolor esta na furia com vc seu filho da puta,quando vc pisar o pé aki na bahia vc vai ser vaiado seu otario.

    ResponderExcluir