terça-feira, 8 de março de 2011

Barcelona massacra Arsenal e se Classifica na Champions League

O Barcelona, hoje, massacrou o Arsenal no Camp Nou e avançou às quartas de final da Champions League.

O time espanhol deu uma aula de como jogar em casa e de como encurralar o adversário em seu campo.

Não deu a mínima chance ao time inglês. Marcou pressão na saída de bola do adversário desde o primeiro minuto de jogo.

O Arsenal se preocupou mais em defender do que jogar o jogo efetivamente. Adotou esquema similar ao que a Internazionale de Milão adotou para eliminar o mesmo Barcelona no Camp Nou no ano passado. A diferença é que o time milanês tem vários jogadores com características defensivas e de forte marcação em seu elenco e o time inglês é mais leve e joga mais na base da velocidade.

Para se ter uma idéia do domínio de jogo do Barcelona, aos 35 minutos do segundo tempo, o time espanhol já havia chutado 16 bolas ao gol do Arsenal contra 0 (ZERO) chutes do time inglês. Detalhe, o gol marcado pelo time inglês foi contra (do Busquets) e de cabeça. Mero acaso do futebol.

A vitória e a classificação do Barcelona foram mais que merecidas.

Quero fazer um comentário importante aqui. O Messi fez uma boa apresentação (fez 2 gols), mas é um jogador que joga para ele. Ele terve várias oportunidades de tocar a bola para outro jogador melhor posicionado, invadiu a área por diversas vezes pelos lados da área e ao invés de passar (ou cruzar) ele chutou a gol mesmo que sem ângulo.

Ninguém comentou que na derrota em Londres para o Arsenal, quando o placar ainda estava 1 x 0 para o Barcelona, ele (Messi) teve 2 oportunidades de Ouro para matar o jogo (cara a cara com o goleiro) e, ao invés de tocar para o Davi Villa totalmente livre de marcação e sem o goleiro na frente, tentou chutar pressionado e sem ângulo. Ele, Messi, pode sim ser o responsável pela pressão que o Barcelona sofreu para fazer o resultado de hoje (3 x 1) e se classificar.

Para ser o melhor do mundo, não basta dar chapeuzinho, dar toquinho de letra, de calcanhar, dar dribles, etc. É preciso, acima de tudo, jogar para o time, fazer o time produzir o seu melhor. Mostrar que ele e o seu time estão acima dos demais. Isto é ser o melhor (na minha opinião).

Que o Messi é um gênio da bola ninguém duvida, mas para merecer a coroa de melhor do mundo, na minha opinião, tem que ser menos egoísta e jogar um futebol mais solidário com os demais jogadores do time.

7 comentários:

  1. O Messi egoísta...tem o maior nº de assistências da europa.... para.... e o arsenal não jogou defensivo como a inter ele ficou foi acuado... defensivo para acuado é uma puta diferença.... afe

    ResponderExcluir
  2. Hum, se o Messi só joga para ele mesmo, então por que ele é o líder de ASSISTÊNCIAS na liga espanhola?

    ResponderExcluir
  3. Pode até ser o líder de assistências do campeonato espanhol. O problema é que ele quer fazer sempre o lance mais bonito, mais espetacular, aquele que vai chamar a atenção para ele.
    Assistam novamente ao jogo contra o Arsenal em Londres e vocês verão que ELE perde 2 gols feitos porque não quis passar a bola para o David Villa que estava livre, de frente para o gol e sem o goleiro. Ou seja, se ele jogasse o simples e para o time o Barcelona fazia 3 em Londres e teria ganho o jogo. Não teria passado o sufoco para fazer o resultado que passou em Barcelona.
    Ele é espetacular, mas poderia jogar de maneira mais coletiva nos momentos decisivos.

    ResponderExcluir
  4. Já vi excelentes times jogarem, mas com regularidade de Barça atual, nunca.
    Messi, além de craque, é humilde e joga para o time. Sem um time daquela qualidade, tenho dúvida se brilharia.
    Os ingleses terminaram o jogo conformados com o resultado, ciente da superioridade catalã durante o jogo.
    O Juca afirma que eles, os ingleses, permitiram a posse de bola de 70%, mas o que fazer diante do toque de bola e jogo compacto dos espanhóis?
    Para mim, é o fundamento do futsal transplantado para a relva. A bola sempre tocada rente a grama, pois raramente se vê a bola passada pelo alto. Chutão é o que não se vê durante o jogo do Barça.
    Houve um tempo em que nesses times de primeira linha jogavam atacantes brasileiros. Agora, a nossa contribuiçao se dá nas posições de alas (dani alves e adriano), o que reflete a má safra do nosso futebol atual.
    As raízes disso estão aqui, nas escolinhas de futebol, cujos treinadores adestram a molecada a privilegiar a defesa em detrimento do ataque. Nao é coincidência termos times com um batalhao de volantes no meio de campo e esquemas táticos defensivos na maior parte dos times. Os tecnicos gauchos, espalhados por diversos clubes brasileiros, sao os responsaveis por essa situação, pelo menos em parte, ao aplicar a ideologia do futebol de resultados, cuja ícone mor é o detestável Scolari.

    ResponderExcluir
  5. Zé Telles,

    Com relação ao que você falou do Barcelona, concordo em praticamente tudo. É o time de futebol que dá mais gosto de ver seus jogos sem sombra de dúvida.
    Já com relação ao futebol brasileiro, eu publiquei uma matéria alguns dias atrás falando exatamente sobre isso. Nosso futebol está pobre. Pobre de dinheiro, pobre de jogadores, pobre de criatividade, pobre de técnicos.
    Qual o grande jogador brasileiro que joga na Europa atualmente? Qual o nosso grande atacante? E meia? E zagueiro?
    A coisa, em um futuro não muito distante, ficará feia para o nosso lado........

    ResponderExcluir
  6. Nao concordo. Messi egoista? entao o CR7 o qué ele é? e se o Messi nao é (disparado) o melhor do mundo na atualidade, para vc, quem é?

    ResponderExcluir
  7. aí vai um video so de assistencias do melhor
    do mundo.
    sinceramente, nao consigo enxergar egoismo nas jogadas dele, so consigo ver genialidade suficiente pra daqui 10 anos, mais ou menos o tempo que ele tem de carreira pela frente, eu me convencer que nao tem pelé, maradona, zico, ronaldo, R.gaucho, zidane,romario e alguns outros genios, que alcacem ele na genialidade.

    abs, rex

    http://www.youtube.com/watch?v=b3dYTGzgrbc

    ResponderExcluir