quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Confirmação dos Títulos Nacionais pela CBF, agora é oficial

Hoje a CBF confirmou os títulos da Taça Brasil e do Roberto Gomes Pedrosa (Robertão) como títulos nacionais.
Nada mais justo. Já disse aqui mesmo em outro post que não tinha como não reconhecer estes títulos.
Hoje também, Tostão fez uma publicação muito inteligente e interessante na Folha de SP (em sua coluna) valorizando a conquista da Taça Brasil de 1966 pelo Cruzeiro.
Tenho ouvido muitos comentários e lido muitas matérias sobre o número de jogos que, por exemplo, o Santos disputou para conquistar o seu hexacampeonato brasileiro. Na contagem de alguns o Santos jogou pouco mais de 40 jogos e o São Paulo, para atingir este mesmo feito, jogou mais de 100. Daí a pergunta: O que a quantidade de jogos disputados tem a ver com a importância do título conquistado?
O fato de ter jogado menos partidas mostra que um time é MENOS campeão que o outro que jogou mais? Por que?
No passado (até 2002) cada ano tinha uma mudança no regulamento do campeonato brasileiro. Ora jogavam 16 times e 4 se classificavam para a fase final. Ora o campeonato tinha mais de 90 times e virava mata-mata no final. Depois, só jogavam o nacional os campeões de cada estado e alguns convidados. Enfim, cada ano tinha uma regra diferente e uma maneira de disputa que cada time tinha que se adequar e se planejar para conquistar a taça. Ou seja, não dá para dizer que os títulos atuais são mais importantes que os de antigamente só porque agora joga-se todo mundo contra todo mundo em partidas de ida e volta. Este é o regulamento atual de disputa. Apenas isso. É uma fórmula (que muitos acham mais justa) que necessita de um planejamento mais de longo prazo e de maior elenco. Mas isto não diminui em nada os títulos conquistados nos Brasileiros anteriores a 2003 (em 2003 começou a era dos pontos corridos).
Este argumento, para mim, é o mais fraco e mais ridículo de todos os contrários a este reconhecimento.

Para concluir, acho muito justo este reconhecimento dos títulos nacionais por parte da CBF e portanto, Santos e Palmeiras são os maiores vencedores nacionais desde 1959 com 8 títulos.
Os torcedores santistas e palmeirenses podem sim comemorar e encher o peito para dizer: sou OCTOCAMPEÃO BRASILEIRO!!

7 comentários:

  1. Mais aí é que está:

    TAÇA BRASIL é TAÇA BRASIL;
    ROBERTÃO é ROBERTÃO
    BRASILEIRÃO é BRASILEIRÃO,

    Nesse caso aí só quem "tava" certo era o FLU pois comemorava o "TRI" sem precisar que a CBF metesse a mão, os SANTISTAS e PALMEIRENSES (alguns) também, o que a CBF fez foi, politicagem pura, e denegriu a imagem dos clubes da "ERA de OURO", querer comparar, SANTOS, BOTAFOGO, PALMEIRAS, CRUZEIRO de 1960 com qualquer time de hoje pra mim é OFENSA! É o mesmo que comparar PELÉ com qualquer um de hoje, não pode e não existe!

    Em tempo, são sim OCTACAMPEÕES BRASILEIROS, só que de campeonatos DIFERENTES!

    ResponderExcluir
  2. Oi Abel,

    Eu não acho que sejam campeonatos diferentes não. Têm nomes diferentes. Mas eram nacionais do mesmo jeito.
    As suas regras é que eram diferentes dos pontos corridos atuais.
    Só isso. Acho que são campeões legítimos sim (como você também acha).

    Qualquer outro argumento contrário a isso é pura polêmica.

    Abraços!!!

    Helio

    ResponderExcluir
  3. Que coisa Feia....
    Tem que ser imparcial!!!
    Nao é porque voce é Santista que você tem que apoiar essa canetada...
    Me fala entao que voce é a fovar da virada de mesa quanto o Fluminense estava pra cair da 2a pra 3a???
    Helio eu Duvido, Mas duvido mesmo que se fosse o Sao Paulo e principalmente o Corinthians a ser beneficiado pela CBF nao iam falar que o Andres é amigo do Ricardo Teixeira, que foi comprado, ja que nao ganhou nada este ano tem que ser na mala branca e etc...
    Voce sabe como bom torcedor que isso foi sim errado, concordo com o ABEL, nao estou tirando o merito de ser campeao nos campeonatos que o Santos e Palmeiras disputaram, mas dizer que sai tambem comparados ao Brasileirao, a'é Froid.... E o inter que era o unico invicto do Campeonato Brasileiro foi garfado, agora o SP tambem é pela campanha de 1960, vamos falar sério....

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. vou postar o que postei no topico anterior..


    Taça Brasil
    1959 - Campeão: Bahia - 12 jogos
    1960 - Campeão: Palmeiras - 4 jogos
    1961 - Campeão: Santos - 5 jogos
    1962 - Campeão: Santos - 5 jogos
    1963 - Campeão: Santos - 4 jogos
    1964 - Campeão: Santos - 6 jogos
    1965 - Campeão: Santos - 4 jogos
    1966 - Campeão: Cruzeiro - 8 jogos
    1967 - Campeão: Palmeiras - 5 jogos
    1968 - Campeão: Botafogo - 7 jogos

    considerar times como legitimos campeoes brasileiros com 4 a 12 jogos disputados num sistema mata-mata igual copa do brasil, é uma piada que a CBF ta fazendo... nao da pra levar a serio.. so pode ter algum interesse maior por tras disso.. os cartolas desses clubes beneficiados deveriam se envergonhar de se considerarem campeoes nacionais com 4 jogos disputados..
    pesquisando, me convenci que o robertao, é conveniente e justo de ser colocado como titulo brasileiro... mas taça do brasil ?????? é piada, e das piadas mais infames que desrepeitam o bom senso, de quem tem bom senso..

    abs.. rex

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Helio, é Rivelino.
    Essa questaõ é muito complexa, deveria existir uma discussão mais ampla, com jornalistas que realmente conhece a história.
    Eu até hoje fico na dúvida. E a grande questao que você não colocou foi a situação do titulo do flamengo de 1987. Eu sei que está na justiça, mais a cbf deixou por pura vigança politica o flamengo de fora, isso desde o inicio do problema, antes do caso ter ido parar na justiça comum.
    E a cerimonia foi muito fraca, a expressão dos cartolas presentes parecia mais um velorio.
    Não teve videos com jogadas da época, nem convidados como jogadores que estavam nessa conquista, somente o empresário ( PELÉ ).

    UM ABRAÇO E UM FELIZ NATAL PARA VOCÊ E TODA SUA FAMILIA.

    ResponderExcluir
  6. Olá Hélio, sou um fã do futebol, e de esportes em geral, e gostaria de saber, se toparia uma parceria de divulgaçã entre nossos blogs, segue meu email para contato, biel1412@hotmail.com, por favor entre em contato, a propósito, gostei muito dos seus textos!!

    ResponderExcluir
  7. Helio é Rivelino, você está sem escrever por que está de ferias, ou por que está esperando melhores noticias do nosso futebol.

    um abraço, está lendo o meu blog, de sua opinião atravez do meu e mail.

    Bom dia eu quero agradecer a todos que estão visitando o meu blog, são mais de 650 visitas, agradeço aqui todos os meus amigos, e pessoas que eu não conheço pessoalmente mais está visitando o meu blog, dando opiniões e sugestões, e também divulgando o meu blog, é como eu sempre escrevo ( o poder da multiplicação ).
    O trabalho é novo , a minha primeira postagem foi dia 20/11/2010, e desse dia até hoje foram muitas postagens, um total de de 98 ( noventa e oito ) postagens.
    Vários assuntos foram abordados entre eles, campeonato brasileiro, homenagens a jogadores e clubes do passado, futebol x negócios, mercado da bola, noticias dos clubes brasileiros e europeus, criticas feitas a CBF, criticas feitas aos dirigentes do esporte brasileiro etc...
    Agradeço de coração a todos que estão visitando o meu blog.
    ESCRITO POR RIVELINO ( 04/01/2011 )
    http://rivelinosantos.wordpress.com/
    e mail rivelino.futebol@hotmail.com

    ResponderExcluir