sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Especulações de Mercado - Futebol Carioca

Os times do RJ estão rindo à toa. Ganharam os 2 últimos campeonatos brasileiros e a imprensa carioca recomeça com aquela competição, que não leva nada a lugar nenhum, entre RJ x SP.
Para mim, o título do Flamengo foi obra do acaso. Não era o melhor time e não merecia ser campeão. Ganhou mais por incompetência dos outros times que por competência própria.
Já o do Fluminense, só não foi nesta mesma linha por que o Muricy fez um planejamento competente e, mesmo com elenco limitado, manteve-se nas primeiras colocações em praticamente todo o campeonato.
  • Fluminense - Após a sucessão presidencial no clube, fala-se em nomes como Ciro, Diego Cavalieri, Miranda, Rafael Tolói, Richarlyson, Thiago Neves e Rodolfo. Todos são bons nomes para reforçar o time, porém, acho que a carência maior do time está na lateral esquerda (já que o Carlinhos não marca ninguém), no meio (volante) e no gol. O Ricardo Berna não é um goleiro confiável. Foi bem, é verdade, na fase final do campeonato, mas longe de ser o goleiro ideal para uma Libertadores. Richarlyson também não acho que seja o ideal para ocupar a lateral esquerda já que costuma fazer muita besteira e quase sempre sai de sua posição original deixando buracos que geralmente resultam em gol do adversário. Acho que se o Ciro vier, será mais um a ficar insatisfeito com a reserva já que Emerson e Fred são titulares indiscutíveis. Ele se juntará a Washington. Não sei se seria um bom momento para ele não.
  • Flamengo -  A Patrícia Amorim falou que o planejamento do futebol será feito pessoalmente pelo Vanderlei Luxemburgo. Terá sido uma boa idéia? Ele fez sozinho o planejamento do Atlético/MG e o time mineiro só saiu da zona do rebaixamento por que contratou Dorival Júnior. Nas suas mãos, o time foi o que mais perdeu no campeonato. Contratou mal e muitos jogadores velhos e caros. Com o Flamengo endividado, como será a reconstrução do time? O time carece de jogadores bons em TODOS os setores do time. Precisa com urgência de um goleiro seguro e estável, um lateral, pelo menos um zagueiro, um meio de campo criativo e com movimentação (porque Petkovic já deu o que tinha que dar) e mais um atacante para fazer companhia para Deivid. Fala-se em Ciro, Everton, Júnior César e Thiago Neves. Cadê o meia criativo? Quem vai ditar o ritmo do time?
  • Botafogo - Depois da boa campanha no Brasileirão e do título do Estadual, o Botafogo deve perder alguns jogadores. No entanto, Joel Santana deve manter a mesma base do time para o ano que vem. A falta de dinheiro também é problema e a torcida não deve esperar por contratações bombásticas. No meu ponto de vista, o maior problema do time ocorreu quando o Maicosuel se machucou. Ninguém no elenco conseguiu substituí-lo à altura e o time perdeu muito em criatividade e velocidade no meio de campo. Um zagueiro de mais pegada pode ser útil e um volante com mais movimentação também. Fala-se em Coates, Arévalo Rios, Fabinho, Juan, Pedro Ken e Toró.
  • Vasco - Fez campanhas medianas tanto no Brasileirão quanto no Estadual. O time conviveu com problemas extracampo, tais como atraso de salários, problemas com fornecedor de materiais  para o clube, etc. Enfim, foi um ano difícil que melhorou muito com a chegado do PC Gusmão. O elenco é bem fraco. Tem carências em todos os setores. Precisa de reforços bons e que queiram jogar no Vasco. Não dá para ficar contratando medalhões que no primeiro atraso de salário, fingem contusão e não jogam. Fala-se em Anderson Martins, Eduardo Costa, Fabricio, Jael, Marcel, Michel, Pierre e Victorino. Um atacante matador fez falta ao time. O Vasco teve muitas jogadas em velocidade no ataque que não viraram gol porque faltou um centroavante de área para finalizar. Acho que o Jael seria uma boa contratação. Para o meio o time já tem Carlos Alberto e Zé Roberto. Mais um? Já na zaga, alguém precisa fazer dupla com o Titi. Ele jogou sozinho este campeonato e a dupla de volantes do time também não é lá essas coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário