sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Justa Punição à torcida do Corinthians

Antes de mais nada, gostaria que a torcida corintiana entenda meu ponto de vista. Não adianta vir aqui e ficar me chamando de "anti" isso, "anti" aquilo.
Vamos analisar os fatos friamente, ok?

Independentemente de dolo ou culpa do torcedor corintiano que atirou o rojão/sinalizador, é fundamental saber que o artefato é PROIBIDO que FIFA (entidade máxima do futebol).
Então, o que o torcedor fez foi ILEGAL! Ele agiu contra a lei.
Não me interessa se a torcida do San José estava utilizando também o artefato. O que importa é que o seu uso NÃO é permitido!
Um erro não justifica o outro.
O mal uso pelo torcedor corintiano provocou uma morte de um adolescente de 14 anos, ponto.

O que o clube está tentando fazer é um absurdo sem tamanho! Recorrer da decisão de o clube jogar sem torcida a competição é, no mínimo, ignorar o fato que resultou em uma morte. É minimizar a vida alheia.
Estou pasmo de ver a Globo tentando defender o Corinthians e tentar junto com o clube sua absolvição na Conmebol.
É inacreditável!

Não adianta usar da IDIOTA teoria (como o Neto, da Band, usou) de que serão 30 milhões de prejudicados pelo erro de um só.
Em primeiro lugar, ninguém sabe ao certo se o número de corintianos é mesmo 30 milhões. Duvido que esta contagem esteja correta e tenha sido feita por alguma instituição idônea.
Segundo, NÃO CABEM 30 milhões de torcedores no estádio, ou seja, serão, no máximo, 40 mil prejudicados (público que cabe no Pacaembú).
Terceiro, pelo que eu sei, a televisão vai continuar podendo transmitir aos jogos do Corinthians, então, qual o problema de o time ter que atuar sem torcida?

Vale ressaltar que na Inglaterra as coisas só começaram a andar mais civilizadamente depois que os clubes começaram a ser punidos com rigor. Era um tal de quebra-quebra e briga de torcidas todo jogo que não dava mais para aguentar.
Só para se ter uma ideia, os clubes ingleses ficaram por um bom tempo BANIDOS das competições europeias. Isso, claro, fez com que os clubes cobrasse com mais empenho melhor postura dos seus torcedores.

Então, eu lhes pergunto, por que o Corinthians não deve ser punido?

Concordo em gênero, número e grau com a atitude da Conmebol. Agora, resta saber se eles farão política e se curvarão perante a Globo, como faz a CBF, ou agirão como entidade importante do esporte mundial.

Se o clube for adiante e recorrer da decisão, que tal bani-lo da competição atual? Só assim iremos moralizar e melhorar o nível da Libertadores, a competição mais importante das Américas.

4 comentários:

  1. Bem, em primeiro lugar é que, até agora não conseguiram saber quem realmente atirou o sinalizador para a torcida rival. Ambos as torcidas estavam com sinalizadores e isso foi possível ver durante o jogo.

    Outra é que, se provado que foi alguém da torcida do Corinthians eu sou a favor sim, não somente jogar as competições sem torcida, mas ser expulso das competições oficiais da FIFA no ano de 2013.

    Somente fazendo isso é que os times iriam levar a sério os critérios de segurança nos estádios e as torcidas iriam realmente de organizar, para ir ao estádio para torcer e não para fazer merda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc. Não podemos mais fechar os olhos para coisas desse tipo.
      Como eu disse no texto, não me interessa se houve dolo ou culpa. Se foi o torcedor do Corinthians, o clube tem que ser punido. Se foi do San Jose, idem.
      Infelizmente, os sinalizadores foram proibidos pela FIFA! e com razão, é muito perigoso! Quando acendem o dispositivo é fácil de incendiar tudo. O negócio é altamente inflamável!!

      Agora, achei a punição justa na medida em que o clube CONTINUA disputando a competição. Acharia-a exagerada se ele fosse banido pelo incidente. Só não concordo com a decisão de recorrer da punição. Isso é desmerecer demais a vida alheia.

      Abração!!

      Excluir
  2. mas ja nao foi mostrado o video do corinthiano lançando o rojão?

    eu achei engraçado o tite e o edu gaspar chorando a morte do rapaz..
    quando a torcida do corinthians mata algum torcedor de algum time aqui no brasil, em um briga de torcida qualquer, o time nao é punido, entao nao tem choro.

    ps: estou citando o corinthians na briga qualquer de torcida, porque o corinthians é o assunto da vez, mas poderia ser qualquer outro time em questão.

    e o neto falar dos 30 milhoes sendo responsabilizados é de ser ignorado.
    pois sempre entendi, que o time em campo representa a torcida inteira, e a torcida que está la no estadio na hora, tbm ta representando uma torcida inteira de 30 milhoes..

    nao acho que a punição se ficar mantida, vá ser uma solução para diminuir a violencia de torcidas, mas algo deve ser feito, e na certa, essa punição tem que acontecer, e nao com os autores do crime apenas, com o clube tambem, pois é muito certo que clubes do brasil inteiro financiam torcidas organizadas.

    agora, so espero que esse tipo de punição seja feita futuramente com outros times em situaçoes similares,e nao apenas o corinthians fique marcado nessa historia de violencia.

    abraço.
    rex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Inclusive, eu acho que o San Jose também tinha que ser punido já que sua ORGANIZAÇÃO permitiu a entrada do torcedor com o artefato proibido pela FIFA.

      Chegou a hora de darmos um basta na violência que envolve torcidas de futebol.

      Abração!!

      Excluir