segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Muricy Ramalho: Um treinador em declínio

Há tempos venho criticando o técnico Muricy Ramalho, do Santos Futebol Clube.
Não entendo como a imprensa brasileira o defende tanto quando ele comete inúmeros erros básicos.

Há quanto tempo ele está no Santos e não consegue dar um padrão de jogo decente ao time?
Ano passado, o treinador usou a justificativa de falta de qualidade no elenco santista para o péssimo 2º semestre da equipe. E para o fraco futebol deste ano, qual é a desculpa?
Vale ressaltar que o clube mandou embora vários jogadores que não agradavam o treinador e contratou pelo pelo menos uns 8 e nada mudou tecnicamente em campo. Tudo continua como antes.

Como pode um treinador se considerar vencedor e um dos melhores do país se ele não consegue fazer o time marcar o adversário sem fazer falta?
Por que a equipe não consegue marcar pressão nunca?
Por que ninguém cobre a subida dos laterais que já são péssimos na marcação e quando sobem ao ataque não voltam? 
Por que ele insiste em jogar com 2 zagueiros pesados e lentos que pouco ajudam no toque de bola ofensivo e são incapazes de fazer uma proteção decente aos contra-ataques adversários? (e ele tem 2 ótimos zagueiros na base).

Por que o treinador não MESCLA a equipe e trabalha o grupo de forma a dar chance e manter TODOS motivados e brigando por posição?
Por que o Muricy NUNCA aproveita os jogadores da base santista (que é campeã da Copa São Paulo de Futebol Júnior e é Campeã Paulista) e NUNCA dá uma sequência de jogos a ponto de um deles mostrar que tem valor e nível para estar na equipe profissional do clube?

Por que, faça chuva faça sol, o treinador escala sempre os mesmos jogadores mesmo alguns deles estando em má fase técnica e/ou física?

Por que a equipe não tem uma jogada ofensiva de infiltração, deslocamento, de tabelinha e/ou aproximação e só vive jogando bola para o Neymar ou vivendo chuveirinhos na área para que alguém "ache" um gol?

Notem que enumerei perguntas de fundamentos básicos do futebol. Qualquer treinador meia boca conseguiria ver a grande maioria destes problemas e procuraria solucioná-los, mas o supercampeão e vencedor, chamado Muricy Ramalho, não consegue ver, por que? 

Será que ele é tão bom assim quanto falam ou só ganhou campeonatos por se aproveitar de times já montados pelos treinadores anteriores e só deu continuidade e mexeu pouca coisa no conjunto?

Eu, particularmente, NUNCA o vi montando uma equipe vencedora. Sempre que teve que formar o elenco, fez contratações ruins, escalou e mexeu mal no grupo e suas equipes sempre tiveram desempenho pífio.

Sinceramente, não o vejo como um treinador gabaritado para treinar qualquer equipe das Série A ou B do Brasil já que sua forma de montar equipes e definir táticas (se é que há alguma) é mais do que ultrapassada.

O futebol evoluiu. Hoje, as equipes jogam com muita velocidade, posse e toque de bola e marcam mais forte, chegam junto no adversário tentando ROUBAR a bola SEM fazer falta. Os zagueiros participam do ataque da equipe, sabem sair jogando e têm velocidade e mobilidade, ou seja, as equipes jogam compactas em campo desde a defesa até o ataque.
Alguém vê isso no Santos? O pior é que vejo isso no Corinthians, só para dar um exemplo.

Não há um time grande do futebol mundial que jogue dependendo SOMENTE de um jogador ou de uma bola parada. 
É pensar pequeno. É pensar como perdedor.

Como sugestão para o Santos, é hora de contratar alguém que não tenha medo de trabalhar com jovens e que não tenha medo de se arriscar em campo e que dê PADRÃO de jogo ao grupo já que o time atual é um bando em campo apenas. 
O perfil do time é ofensivo e não o de ficar todo mundo atrás jogando bola para o Neymar resolver.
Nomes como Marcelo Bielsa e Jorge Sampaoli cairiam como uma luva.

Se quiser pensar em nomes nacionais, que tal a volta do Dorival Júnior ou a do Alexandre Gallo?

Mudar nunca fez mal a ninguém e o Santos está demorando a tomar uma atitude contra esse fraco treinador.

Vai mudar para continuar sendo grande ou vai esperar se apequenar e a casa cair? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário