quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Ué, não era o Flamengo que tinha um elenco fraco e ruim?

E não é que, novamente, eu estava certo?
Há quanto tempo eu venho falando que nossos times não precisam de tantos reforços quanto se diz por aí, mas sim, de melhores treinadores?

Olhem o que aconteceu com o Flamengo que contratou o Mano Menezes (técnico de renome e que era treinador da Seleção Brasileira), mas a coisa não fluiu conforme planejado e o time chegou à zona do rebaixamento apresentando um péssimo futebol.

A culpa, obviamente, caiu sobre o elenco. A grande maioria dos jornalistas e comentaristas esportivos detonou o clube, suas contratações e seu planejamento para o ano. Poucos creditavam a culpa pelo mau desempenho na conta do técnico. O elenco fraco e ruim é que era culpado.

Pois é, o tempo passou, o Jayme (treinador prata da casa) assumiu e o time ressurgiu das cinzas. Saiu de perto da zona do rebaixamento no campeonato brasileiro e está a um empate (ou até uma derrota por 1 x 0), em casa, para conseguir uma vaga na final da Copa do Brasil.
Será que o elenco que ele tem nas mãos é melhor que o que o Mano tinha?
Ou será que mudou a competência técnica?

O que aconteceu com o clube é o que venho falando há muito tempo. Nós supervalorizamos DEMAIS os técnicos daqui. Os supercampeões, os medalhões, os que ganham títulos.
Ganham NADA. São enganadores e bons de papo. Ganhar quando seu elenco é muito superior aos outros não é mérito, mas sim, obrigação.

Técnico bom ganha jogo e faz o time jogar de forma competente independentemente de ter estrela (ou medalhão) no grupo. Transforma água em vinho com o que tem nas mãos. Técnico bom trabalha, treina, muda formação, faz substituição, trabalha o elenco e o mantém motivado e focado rumo às conquistas.

E vou além, poucos clubes realmente precisam de reforços de peso. Acho que o que temos aqui, atualmente, já dá para fazer um trabalho de muito bom nível. Basta ter ambição, visão e competência técnica e tática.

Para ter um técnico assim, hoje, não precisa gastar muito. Temos várias opções "baratas" e interessantes no mercado, que tal alguém clube grande experimentar Dado Cavalcanti e/ou Guto Ferreira, por exemplo?

Vamos sair da mesmice de contratar sempre os mesmos e pagando milhões?

O que aconteceu com o Flamengo pode acontecer com muitos outros times, basta seus dirigentes serem mais corajosos para arriscar. Se bem que esse risco é mínimo, confiem no que digo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário