quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A saga corintiana: Do título Mundial à briga para não cair

Segundo alguns "especialistas", o Corinthians seria campeão brasileiro com várias rodadas de antecedência devido ao seu elenco rico e vencedor.

É engraçado como aqui no Brasil tudo é associado apenas a elenco. Basta vencer 3 ou 4 jogos para que se fale em um elenco bom, versátil e campeão. Poucos associam as campanhas vencedoras ou o futebol bonito à forma de jogar, à disposição e movimentação tática, por que?
Mesmo quando o Corinthians estava conquistando títulos eu dizia que o elenco era limitado e não deu outra. Olhem a situação do clube no Brasileirão deste ano.

Se a base do elenco é a mesma do ano passado, por que o time tem uma dificuldade enorme para vencer seus jogos e não tem jogado bem?
Se o elenco bom e versátil é que era o responsável pela campanha vitoriosa do ano passado, por que este ano não vinga?

Na verdade, as análises feitas por muitos aqui no país são bastante equivocadas. Poucos entendem realmente de futebol e sabem analisar taticamente os jogos.

A forma de jogar com intensidade e velocidade no ataque, a marcação pressão sobre o adversário e a forte marcação defensiva com jogadores bem posicionados desde o setor ofensivo é que fizeram o Corinthians campeão do ano passado.

Este ano a coisa desandou. O clube ganhou o Paulistão, é verdade, mas jogando um futebol bastante medroso e covarde. Ganhou também por que não teve adversário, apenas isso. O único clube que poderia enfrentá-lo, o Santos, estava com problemas técnicos graves, portanto, incapaz de fazer frente a um time forte defensivamente.

Tite até agora não conseguiu arrumar o conjunto, não conseguiu equilibrar os setores do time nem conseguiu organizar o Corinthians para jogar com mais força no setor ofensivo.
As limitações do elenco (ué, não era rico??) também ajudam já que tem jogo que ele é obrigado a escalar 5 volantes, 3 laterais, a improvisar jogador em outra posição e por aí vai, justamente por não ter peças de reposição de nível aceitável.

Eu só me pergunto como pode um clube ser taxado de elenco rico e versátil só porque tem um ou 2 jogadores de destaque internacional. Ter um Alexandre Pato no grupo não quer dizer que o elenco é excelente, só para dar um exemplo.

É impressionante ver como um clube pode ser tão mal administrado, afinal, quanto o Corinthians arrecada por ano?
Não é o clube brasileiro que mais fatura, no Brasil, na atualidade? E não conseguem fazer um grupo equilibrado em todos os setores?

Notem que critico a montagem do elenco e também a forma de jogar. É a soma das 2 coisas que detonou o Corinthians neste ano.
O time se desorganizou tanto dentro quanto fora de campo. Na realidade, o clube virou uma bagunça só, todo mundo diz que manda e todo mundo acha que está certo. Até Andrés Sanchez dá pitaco no dia a dia.
Assim fica difícil para qualquer ser humano.

Será que vão esperar cair de novo para a segundona para reestruturar o time?
Ou vão esperar mais recursos federais? 

A incompetência dos dirigentes brasileiros chega a ser irritante. Por isso critico o volume de dinheiro que circula no esporte mais famoso e querido do país.
Não adianta investir pesado se temos dirigentes que não sabem o que fazer com tanto dinheiro.
O retrato do nosso futebol é esse aí (e não é só para o Corinthians), só não vê quem não quer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário