domingo, 6 de outubro de 2013

Quando um treinador faz a diferença

Muita gente questiona os elencos de São Paulo, Santos e Flamengo, só para citar alguns mais conhecidos, porém, o que essas pessoas dizem dos elencos do Atlético/PR e da Portuguesa?
Pois é, ainda temos a cultura de que SÓ ter um elenco estrelado basta, mas, infelizmente, quem tem tanto dinheiro assim para montar e manter elencos recheados de craques e de jogadores famosos por tanto tempo?

Então, não é melhor o clube apostar em algum treinador competente, que tenha conhecimento de táticas e estratégias de jogo e que saiba treinar e entrosar o elenco para uma grande sequência de jogos? Afinal, mesmo que um clube consiga contratar muitos jogadores de alto nível, devido ao péssimo calendário nacional, ele fica grande parte do tempo disputando os campeonatos desfalcado.

A pergunta que fica é: Qual dos 5 clubes acima tem o melhor treinador? Quem tem o elenco mais caro?
Quem tem a obrigação (devido ao maior poderia financeiro) de brigar por títulos?
E como estão posicionados na tabela de classificação do campeonato nacional?

Entendam o que quero dizer, a Portuguesa tem enfrentado todos os times de igual para igual e mostrou extrema e competente recuperação. Tomou uma goleada do Cruzeiro, tudo bem, mas massacrou Corinthians e Santos, 2 clubes tradicionais e com maior poder de fogo e de estrutura. E aí, qual o segredo desta Lusa? Sorte ou competência técnica e tática?
Qual o craque da Portuguesa? 

Já que todo mundo fala que Santos, São Paulo e Flamengo precisam contratar jogadores para melhorar, por que ninguém tenta contratar os "craques" da Portuguesa?
Ninguém tenta porque o segredo do sucesso da Lusa está no seu banco de reservas. Guto Ferreira vem mostrando competência e recuperou um time que estava fadado a cair para a segundona ano que vem.

Viram como ter um bom treinador ajuda demais em um campeonato nivelado por baixo?
Não adianta nada trazer selecionáveis, jogadores campeões do mundo e com experiência internacional se o clube não tem um treinador capaz de fazer o grupo jogar de forma coletiva e envolvente.
Essa é a nova realidade do futebol mundial. Só não vê quem não quer.

Quantos times medianos vemos aparecendo a todo momento pelo mundo todo?
Até o Basel da Suíça apronta das suas na Champions League. Por que? A equipe, de repente, contratou um monte de craques?
Não, não é nada disso. É apenas fruto da capacidade técnica, tática do seu treinador e de muito treinamento. Fácil, não?

Portanto, acho que devemos parar de ouvir muitas besteiras que nos são ditas por parte da imprensa esportiva e começar a analisar o campeonato e os times de uma outra forma.
Nosso problema não está na qualidade dos jogadores, mas sim, na qualidade dos treinadores e a Portuguesa com seu treinador, Guto Ferreira, é um belo exemplo disso.

Será que ainda tem gente que acha que vale a pena pagar quase 1 milhão de reais em técnicos ultrapassados como Muricy Ramalho, Luxemburgo, Leão, Abel Braga etc?
Que tal olharmos com mais carinho para esta nova safra que vem aparecendo? Melhor, não?

2 comentários:

  1. Hélio o negocio e o seguinte, não se faz omelete sem ovos ja dizia o poeta.
    No Santos muitos reclamam do tecnico ( me incluo nisso) mas ele não é o unico culpado por todos o cancer que vem ocorrido no time.
    Exemplo: No São Paulo o Ney Franco saiu o time era 6° agora esta quase na rabeira e ai eu pergunto o problema era mesmo o tecnico??
    No Santos tudo bem o Muricy era um engodo mas eu pergunto o cara vai treina o time jogadores limitadissimos, quem nesse elenco do Santos voce pode falar, puta esse é o cara, e quando eu falo " o cara" é um jogador que tem regularidade não como um tal Cicinho que joga uma como Roberto Carlos e outra como Baiano.
    Eu ja cansei dessa diretoria, que não contratou ninguem, e alguem que o tecnico olhe pro time e fale, esse cara eu vou colocar e vai me ajudar.
    Não me venham falar na base, pois pra mim não passam de jogadores verdes taxados de salvadores da patria, ja vi esse filme em 2006/07/08 onde varios jogadores da base ( ainda verde) foram guindados ao profissional como salvadores e hoje ninguem sabe deles.
    E tambem vou falar tem muito cara na base que não é porra alguma e se acha, mas a culpa disso é de muitos da imprensa e torcedores Ex: Neilton que na base era banco hoje é chamado de novo Neymar.
    Ai o cara que não é bosta alguma se acha algo e pede salarios de astro.
    Antes eu estava puto porque o Robinho não veio, mas puto com essa diretoria, mas hoje eu estou é feliz pois se ele tivesse vindo ele seria o unico e o pessoal iria cair de pau em cima dele como se ele fosse o unico culpado.
    PS: você pode sim dar padrão tatico a um time padrão de jogo isso e aquilo agora aprimorar passe, e chute a gol isso é na base, e os jogadors de hoje no Santos erram passe de 1 metro erram chutes bisonhos " isso quando chutam".
    Pois bem resumindo o erro no Santos é sim o tecnico mas vai alem a diretoria não se empenhou em formar um elenco digno pra que o time pelo menos não fizesse feio

    ResponderExcluir
  2. Não estou dizendo que é possível montar equipes campeãs com 11 pernas de pau. Longe disso.
    Mas, não dá para ficarmos exigindo só craques e reforços.
    O treinador tem que ter capacidade técnica e tática para entrosar e evoluir o time como um todo.
    Não podemos aceitar que a equipe fique 2 anos sem nenhum padrão de jogo e dependendo dos lampejos do seu único craque, por exemplo.
    Treinador bom dá solução, busca alternativas, muda a forma de jogar. Enfim, orienta melhor, treina melhor e faz a equipe jogar com mais vontade e consistência.
    Esse problema, infelizmente, é do futebol brasileiro em geral, não só do Santos.

    ResponderExcluir