sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A queda!!!! (Vanderlei Luxemburgo)

Quero colocar um tema em discussão que será muito interessante.
Muitos afirmam que Vanderlei Luxemburgo é (ou foi) o melhor treinador do Brasil dos últimos anos. A minha dúvida é: Ele foi o melhor treinador ou foi o melhor MONTADOR de times?
Vejam que são 2 coisas muito distintas. Ser treinador é pegar o material que você tem em mãos, treiná-lo da melhor maneira possível, extrair o máximo do potencial de cada um, definir uma estratégia de jogo baseado nas características individuais de cada um e obter os melhores resultados possíveis (títulos).
Outra coisa é você pegar um time, desmontá-lo e contratar os MELHORES em cada posição e ganhar.

Na minha opinião, Luxemburgo foi um grande montador de times. Jamais um grande treinador. Querem saber por que?
Quais foram os times que ele montou que fizeram sucesso? O Palmeiras de 1993 que tinha: Sérgio, Mazinho, Antônio Carlos, Tonhão e Roberto Carlos; César Sampaio, Daniel Frasson, Edílson e Zinho; Edmundo e Evair. Este time tirou a fila de 18 anos do Palmeiras e conquistou o título Paulista. Olha a quantidade de jogadores espetaculares que tinha a equipe. Qual time, naquela época, tinha elenco semelhante? Para o Brasileiro do mesmo ano e com o dinheiro da Parmalat, trocou Tonhão por Cléber e trouxe Gil Baiano e Rivaldo e definiu Veloso no gol. Time ruim, não?
Em 1994, com mais dinheiro ainda da Parmalat, o time base foi: Veloso, Cláudio, Antônio Carlos, Cléber e Roberto Carlos; César Sampaio, Flávio Conceição e Zinho; Edmundo, Evair e Rivaldo. Com exceção do Cláudio, algum destes não era jogador de seleção? Até um poste ganhava um título com este time.

E o tão famoso time de 1996 que foi considerado por muitos como o melhor do Palmeiras da sua história? ganhou só um Paulista!!!! Veloso, Cafú, Sandro, Cléber e Júnior; Amaral, Flávio Conceição, Djalminha e Rivaldo, Muller e Luizão. Só ganhar um Paulista com este time é para grande treinador?

Corinthians de 1998: Nei, Índio, Batata, Gamarra e Silvinho; Vampeta, Rincón, Ricardinho e Marcelinho Carioca; Mirandinha e Edílson. O meio de campo era muito ruim e o Gamarra quase não jogava nada....

E o Cruzeiro de 2003 que ganhou a tríplice coroa? Gomes, Maurinho, Edu Dracena, Cris e Leandro; Augusto Recife, Wendell, Alex e Jorge Wagner; Deivid e Mota/Marcelo Ramos/Jussiê.

Sempre que o Luxemburgo teve times no mesmo nível que os demais ou não ganhou ou só ganhou regionais. Nunca um título de maior expressão. Nunca ganhou uma Libertadores, por exemplo.

Repito, na minha opinião ele foi um bom montador de equipes. Claro que sempre que teve dinheiro na mão (os vulgos projetos que ele tanto fala). Quando não tem dinheiro, o futebol praticado pelos seus times beira à normalidade.

O embasamento para meu comentário acima, é que no ano passado ele tinha em suas mãos: André, Ganso, Neymar, Mádson, Kléber Pereira, Fábio Costa, Léo, etc e ficou em 12º lugar no Brasileirão. Este ano, o time ganhou tudo que disputou. Ele não foi treinador nem soube explorar as qualidades de cada um. Simplesmente juntou o time e jogou sem nenhum padrão tático tal qual o Atlético/MG este ano.

Deixe seu comentário a respeito.

2 comentários:

  1. Concordo com vc, Luxemburgo custando o que custa hoje em dia, é um treinador duro de engolir. Espero que o Dorival tenha sucesso no Galo assim como teve no Santos.

    ResponderExcluir
  2. Parece que o Luxmburgo perdeu a confiança dos empresarios,nao consegue + jogadores para seus times.Qdo foi campeão a diferença de nivel tecnico dos seus times era muito gde principalmente no Palmeiras e cruzeiro

    ResponderExcluir