quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Pontos Corridos ou Mata-Mata?

Vou retomar um assunto que está mais que batido, mas que ainda cabe reflexão.
Qual a melhor fórmula para o Brasileirão, mata-mata ou pontos corridos?
Quem defende pontos corridos fala que ganha o melhor, aquele que somou mais pontos no campeonato, etc.
Os que defendem o mata-mata fala da emoção que se tem nas fases decisivas.

Tomo como base o campeonato atual na 24ª rodada. Temos 3 times bem à frente que devem brigar pelo título do campeonato daqui para frente. 5 pontos atrás do 3º colocado, encontra-se o Botafogo com 39 pontos.
O último time da zona do rebaixamento (ou o primeiro a sair) está com 23 pontos (Atlético/GO).
Se olharmos para a tabela e voltarmos à fórmula de quando classificava-se 8 times para os mata-mata,teríamos hoje do 1º ao 14º (Vasco) times motivados e focados na classificação porque ainda teriam chance de serem campeões. Os times teriam tempo para se reestruturarem intermanente, fazerem muitos treinamentos e procurarem soluções para seus problemas. Detalhe, a diferença de pontos do 14º para o 8º é de apenas 4 pontos.
Na fórmula atual, temos 3 títulos com chances de serem campeões. Qual a motivação do resto? e do Inter e Santos que já estão na Libertadores do ano que vem? Logo logo vão largar mão do campeonato, vão levá-lo em banho maria, a torcida não vai no estádio, a visibilidade televisiva vai ser fraca, etc... Enfim, tirando os 4 que brigam para sair da zona do rebaixamento somados a Flamengo e Avaí o resto vai ficar sem muita ambição. Vai brigar pela Sulamericana?
Notem na emoção que o campeonato vai criar..... Quase nula.

Para reforçar minha tese, todos os principais campeonatos americanos (NBA, Hóquei, Futebol Americano, Beisebol) têm fase classificatória e mata-mata. O campeão sai somente após os playoffs. Você já ouviram alguém reclamar desta fórmula e falar que é injusto? Ou que o campeão não mereceu o título? Quanto lucra com anúnicos nas fases decisivas as TV´s que transmitem o evento? Lembrem-se que na final do Superbowl tem todo ano show com uma banda famosa e ao vivo!!!
Quanto os times que disputam o mata-mata lucram com direitos de televisão Quanto expõem sua marca? quando vão negociar com patrocinadores, qual o lucro que eles têm???

É hora de pensarmos na emoção do esporte, na sua competitividade e no seu lucro. Senão, vamos acabar no marasmo de um campeonato de pouca disputa porque daqui há 3 ou 4 rodadas vários times vão largar mão e vão começar a se preparar para o ano que vem....

Deixe seu comentário a respeito.

3 comentários:

  1. Hélião,

    Seu comentário pode ser defendido por qualquer uma das partes. Eu particularmente prefiro campeonatos de mata-mata, principalmente porque o Corinthians sempre se deu bem nesta modalidade.

    Mas passados alguns anos na fórmula de pontos corridos, fica muito claro que neste sistema os times precisam se planejar melhor, serem mais profissionais se quiserem ganhar o título.

    O Corinthians de 90 não ganharia o campeonato por pontos corridos, assim como o São Paulo não seria tri brasileiro em mata-mata.

    Acho que para uma melhor organização do futebol brasileiro, devemos ficar por mais alguns anos com o Brasileiro por pontos corridos e deixar o mata-mata para as outras competições.

    Quando as coisas forem mais profissionais, daí sim cabe a comparação com campeonatos dos EUA e, talvez valha a pena voltar para o sistema misto, com mata-mata.

    ResponderExcluir
  2. Então Chicão,

    Concordo que as 2 partes tenham certa razão.
    Mas ainda acho que o problema maior é o interesse e a competitividade do campeonato. Hoje, você olha a tabela e só vê 3 times com chances de ser campeão. O quarto seria o Internacional que, se ganhar o jogo a menos contra o Santos e mantiver o time focado até o final, pode disputar o título sim. Para um campeonato com 20 times, não são poucos os que a 15 rodadas do final não têm mais chance?
    Aí os times que enfrentaram o Santos motivado no início não sairão prejudicados em relação aos que jogarão com ele já sem nenhuma motivação especial para o campeonato?
    Agora, se tivéssemos a classificação dos 8 primeiros, até quem está em 14º hoje tem chance de se classificar para a fase final e conquistar o título. Assim, vai jogar o seu melhor até quando tiver chance!

    Abraços,

    Helio

    ResponderExcluir