domingo, 26 de setembro de 2010

Análise 25ª Rodada - Brasileirão Série A

Hoje tivemos o complemento da 25ª rodada do brasileirão. A rodada foi ótima para o Fluminense que se isolou na liderança da competição.
Ganhou jogando bem e fora de casa (do Vitória). O Muricy está achando a forma correta de jogar e de suprir a perda de marcação com Deco e Conca no meio juntos. O apoio dos seus laterais está sendo ponto forte do Fluminense no momento. Mariano está voando e é muito vertical. Carlinhos também e com uma velocidade muito interessante.

Já o Corinthians, jogou bem o segundo tempo apenas. No primeiro, apesar de acertar uma bola na trave em cobrança de falta do Bruno César, foi muito mal e totalmente dominado. O time errou passes demais e Paulinho e Jucilei não tiveram bom desempenho defensivo. Desta forma, o Inter chegou por várias vezes na sua área. No segundo tempo, quando o Corinthians era superior ao Inter, Adilson Batista aprontou das suas. Tirou erradamente Roberto Carlos para colocar Edu. Eu não faria esta substituição já que Roberto Carlos estava vem no jogo e coordenando a equipe e o Corinthians estava perdendo o jogo e com Paulinho, Paulo André e Juscilei com cartão amarelo. Era para tirar qualquer um desses e colocar o DANILO em campo.
O Corinthians chegou ao 2 x 2 em uma falha ridícula do goleiro Renan. Não era para ter saído na bola, pois ela estava alta na marca do pênalti e com 4 jogadores do Inter para disputá-la.... erro infantil. Como também foi o erro do Paulo André que fez uma falta desnecessária na entrada da área sobre D'Alessandro quando a bola ia para o Alecssandro em completo impedimento. Ou seja, deu a oportunidade para o Inter fazer o gol e ainda foi expulso. Enfim, venceu quem jogou melhor e mereceu. O Corinthians errou muito e repito aqui o que venho falando, para ser campeão tem que jogar bem fora de casa. Ganhar só dentro NUNCA foi suficiente para título.

O Santos venceu bem o Cruzeiro no sábado. Fez 3 gols quando tinha 10 jogadores contra 11. A dúvida que fica é se o time estava em conflito com o Dorival. Se sim, a diretoria acertou na mosca na sua demissão. Basta ver que o time tem vibrado em campo (mesmo na derrota para o Corinthians). E o Marcelo Martelotte? Vai ser o Andrade de 2009 ou será só fogo de palha?
OC ruzeiro não jogou bem. Teve um gol mal anulado no primeiro tempo. Mas o que dizer de um time que leva 3 gols tendo 1 homem a mais emc ampo? pura incompetência...... Perdeu merecidamente. O alerta tem que ser ligado, porque o time venceu o Ceará em casa com ENORME dificuldade no meio da semana....

A vitória do Atlético/GO sobre o Grêmio/SP já era esperada. O Grêmio/SP já está rebaixado (na minha opinião). Na verdade, os investidores deste time erraram feio ao levar a sede do clube para Presidente Prudente. Lá, não tem torcida nem estrutura para erguer um time de série A. O certo era ter levado a equipe para uma cidade como Belém, Cuiabá, etc.. Por que? Em Belém, a torcida é fanática e lota estádios. Eles estão carentes de um time na série A. Paysandu e Remo estão nas penúrias tanto financeiramente quanto estruturalmente. Seria ideal ter um time de ponta por lá. fora o retorno financeiro que eles conseguiriam rapidamente. Para Cuiabá valeria a pena levar por ser sede da Copa e a população não ter nenhum time de nível nem de Série D lá. O futebol é precário, os times estão completamente endividados e seria uma boa opção para fazer a população se acostumar a ter grandes jogos, ver grandes jogadores e a ir aos estádios. Para se ter uma idéia, a capital conta hoje só com o Dutrinha (estádio para 5.000 torcedores) para ver os jogos. O Verdão está em reformas..... Pena.
O Atlético/GO vai dar trabalho. Há umas 5 rodadas eu venho falando que o time melhorou e não era para ser rebaixado. Já está fora da zona do rebaixamento e deve tirar pontos de times grandes na competição.

O Goiás ARRASOU o São Paulo no Morumbi. Alguns estão dizendo que a culpa é do Baresi.... Quando ele assumiu em que lugar estava o time no campeonato? O time vinha de resultados ótimos? Onde está agora?
Vejam, a instabilidade não pode ser culpa do treinador APENAS.... O problema do São Paulo está no seu elenco. Cléber Santana é um câncer. engana em campo, trota e finge que corre. Só joga com a bola nos pés. A improvisação do Rodrigo Souto na zaga eu acho boa. Ele deixa o meio campo lento. Já como zagueiro, ele pode fazer um belo papel já que sabe sair jogando, é bom de bola aérea e faz boa cobertura na defesa. O Thiago Carletto é brincadeira. Saiu brigado do Santos achando que era craque. Onde ele jogou bem? Na europa foi um fiasco e no São Paulo não devia jamais ser escalado. É melhor colocar o Rogério Ceni na lateral do que ele. Portanto, o erro do Baresi pode ser na escalação, mas quem ele vai colocar no lugar deles? ele tem opção melhor?
Quem faz corpo mole em campo? É ele por acaso? acho isso oportunismo e covardia.
Já o Goiás, parece que o time vai viver nestas oscilações. Ganha uma bem, perde outra mal e por aí vai. Pelo elenco limitado que tem, pode até ser útil para fugir do rebaixamento. Vai ter alguns jogos importantes contra times de cima da tabela e em casa. Pode ser um ponto de desequilíbrio na busca pelo título. Vamos ver.

Guarani e Vasco não dá nem para comentar. Jogo péssimo, chato e sem emoção. Para alguém fazer gol só de pênalti mesmo. Vitória boa do Guarani apenas pelos 3 pontos porque de futebol mesmo não teve nada.

O Palmeiras vai jogando com seus 4 volantes no meio de campo e dando resultado fora de casa. Esta vitória foi importantíssima para afastar de vez a zona do rebaixamento. O Valdívia está jogando com um atacante recuado. Joga na intermediária adversária. O time joga no esquema 4-4-1-1. Quem foi bem no jogo foi o lateral Vitor que apoiou bastante e chegou na linha de fundo por várias vezes.
O problema a ser analisado é o seguinte: O time foi bem por conta da fragilidade do Flamengo ou por que está melhorando tecnicamente?
O Flamengo é um time com SERÍSSIMAS chances de ser rebaixado. O Silas não tem o que fazer. O meio de campo não tem qualidade nenhuma. O time só tem os 2 atacantes (Deivid e Diogo). No meio, quem vai armar as jogadas para eles? petkovic só consegue correr por 15 minutos no máximo. Williams, Kléberson, Toró, Correa?? todos volantes.... Renato Abreu sempre teve como sua ÚNICA qualidade o chute forte, seja para chutar de fora da área seja para bater falta. Só.... É muito para limentar os atacantes. Os laterias são fracos. Tanto Léo Moura quanto Juan são mais nome que futebol.
Para dar jeito neste caos que é o Flamengo, só caindo mesmo. Aí reestrutura tudo e monta da maneira certo o elenco. Se não cair, vai continuar nesta ZONA.

Botafogo x Atlético/PR foi um bom jogo. O Atlético conseguiu o empate no finalzinho. O empate foi ruim para os 2 porque ficaram a 6 pontos do Cruzeiro na briga pela Libertadores. Pelo título acho que já estão fora faz tempo.

Grêmio x Atlético/MG foi um bom jogo. O Grêmio foi muito bem no primeiro tempo. Marcou em cima, no campo do adversário e não deixou o Atlético jogar. A vitória do Grêmio foi merecida.
Só para se ter uma idéia do que foi o jogo, aos 5 minutos do segundo tempo, o Grêmio tinha 20 desarmes e o Atlético só 1!! Como quer dominar o jogo assim?
Aos poucos o Grêmio recuou perigosamente e o Atlético chegou por várias vezes. O Victor (goleiro do Grêmio) foi muito bem e fez defesas importantes.
De positivo, a atitude do Atlético no jogo. Com o Dorival, acho que em 3 ou 4 jogos o time estará melhor posicionado e com outra filosofia. Aposto em uma reação atleticana. O time, nos 15 minutos finais, sufocou o Grêmio e só não empatou porque o goleiro esteve muito bem mesmo. Dá para acreditar em salvação ainda.

Avaí x Ceará não tem muito o que falar. Ótima vitória do Avaí, de goleada, após uma sequência de mais de 10 jogos sem vitória. Ruim para o Flamengo que agora é o primeiro tempo fora da zona do rebaixamento e, dependendo dos resultados da próxima rodada, pode entrar nela e, segundo vejo, não mais sair!!

Deixe seu comentário a respeito.

2 comentários:

  1. Hélião,

    Continuas parcial ao comentar do Corinthians... a vitória do Inter foi merecida? Sim - assim como teria sido se o Corinthians tivesse ganho.
    O Corinthians teve 2 bolas na trave e o terceiro gol do Inter só aconteceu por causa do desvio na barreira.

    Mas o Inter jogou bem e, ninguém sai impune jogando com o William na zaga. No segundo gol ele tira a cabeça da bola (literalmente abaixou a cabeça) e daí surgiu o 2o gol gaúcho. Ele já havia falhado na marcação do D'Alessandro no 1o.

    No terceiro gol, o Paulo André escorregou antes de fazer a falta e daí, atrasado no lance fez esta estupidez. Mas foi o acaso, diferente do William.

    Futebol é assim mesmo e o inter teve seus méritos. Perder no Beira Rio é resultado normal, dizer que vai perder o campeonato por causa disso é equivocado! Se no primeiro turno o time perdeu muito fora de casa (é fato), não se pode dizer que ele continua nesta tendência.

    Um campeão também se vê nas derrotas e da forma que o Corinthians perdeu, pode-se dizer que ele está muito forte, que não se entrega ao resultado adverso. Coisa de um time campeão!

    ResponderExcluir
  2. Chicão, o problema é que o Corinthians só jogou bem no segundo tempo. Mesmo com a bola na trave, o primeiro tempo do Corinthians foi muito ruim..... Para um time que quer ser campeão, tem que jogar firme fora de casa também o tempo todo.

    Mas concordo com você, o resultado é normal. Perder no Beira Rio não é o fim do mundo e o Corinthians ainda tem um jogo para fazer e sem os confrontos diretos! Já jogou contra Atlético/PR, Santos, Cruzeiro, Inter e Fluminense. O Botafogo vai ser o último dos que estão nas primeiras colocações. Assim sendo, o caminho está mais fácil para o Corinthians (na teoria)....

    Abraços!!!

    ResponderExcluir