domingo, 8 de dezembro de 2013

O grupo do Brasil não é tão fácil quanto pensam

Pelo sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2014, o Brasil terá em seu grupo Croácia, México e Camarões.
Não achei um grupo fácil, muito pelo contrário, acho-o até bastante equilibrado já que não há uma seleção que destoe das demais. Todas têm um jeito parecido de jogar e jogadores que podem desequilibrar uma partida.

A nossa seleção não tem jogado um futebol de encher os olhos. Fez uma boa copa das confederações, tudo bem, mas há tempos joga um futebol bem burocrático, lento e previsível.

A Croácia vem subindo de produção. A seleção está em ascensão e ganhando muita moral. Já tem conjunto formado, padrão de jogo definido e muita confiança.
Nas eliminatórias europeias, por exemplo, ganhou partidas decisivas FORA de casa.

O Brasil irá enfrentá-los em São Paulo, cidade de clima bem parecido com o Europeu. Digo, não em razão do frio (em São Paulo não neva), mas pelo fato de não termos, na época do jogo, um calor tão intenso quanto o que enfrentarão as seleções que jogarem em Manaus, Cuiabá e Nordeste, por exemplo.
Assim sendo, o fator clima, não estará tão a favor da nossa seleção quanto pensam muitos por aí.
E ainda temos que considerar que será a partida de estreia, ou seja, todo mundo ainda entrando no clima e se adaptando à competição.

O México não está com um grande time e se classificou com muita dificuldade pela CONCACAF.
Não parece perigoso, mas, historicamente, o Brasil não se dá bem contra eles. Isso sim pode assustar. Temos perdido tanto com o time principal quanto com as categorias de base. Foi assim nas Olimpíadas e, mais recentemente, no mundial sub-17.
Já imaginaram se o Brasil só empata com a Croácia na estreia? Como será o clima do jogo se tivermos a obrigação de vencer?
Já notaram o quanto pode ser perigoso? E vale lembrar que os mexicanos são muito bons quando jogam nos contra-ataques. Praticamente todos os seus times são especialistas nessa tática de jogo.

Já Camarões é uma incógnita. Ninguém sabe como chegarão aqui. Há problemas financeiros envolvendo jogadores, federação, premiações etc.
De toda forma, é um país que tem o clima extremamente parecido com o Brasil. Então, este fator também não nos ajudará.
Se vierem com o mesmo ambiente da Copa de 90, por exemplo, poderá ser um adversário que dará trabalho. Arrisco-me a dizer que serão até mais difíceis que o México.
Fico agora imaginando como será o jogo se o Brasil precisar da vitória para se classificar e não puder nem empatar. Camarões possui jogadores fisicamente fortes e muitos jogam em times europeus, portanto, não dá para prever uma vitória garantida com antecedência. Não dá para contar com os 3 pontos garantidos nessa partida.

Notem que estou escrevendo baseando-me em suposições, em situações. Não analisei time por time, jogador por jogador. Acho desnecessário no momento.

Não achei o grupo tão fácil como dizem. Não pela força ou tradição dos adversários, mas mais por conta da nossa própria seleção mesmo.
Ainda não confio nesse time do Felipão. Não sei, algo me diz que essa Copa será com fortes emoções para o Brasil mesmo jogando em casa e com clima e torcida a favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário