9 pontos em 9 jogos, é essa a diferença que Grêmio e Atlético/MG têm que tirar para o Fluminense se quiserem ser campeões nacionais.
É possível? É sim, mas pela consistência do tricolor carioca em todo o campeonato, a tarefa deve ser mais difícil do que parece.
Se levarmos em consideração que o Fluminense só perdeu 2 jogos dos 29 disputados até agora, a tarefa vira uma missão impossível. Será que o Flu conseguirá fazer o que não fez até agora que é perder várias partidas seguidas?
Se o tricolor carioca empatar todos os jogos daqui para frente, Grêmio e Atlético terão que fazer, no mínimo, 18 pontos em 27 possíveis, o que dá um aproveitamento, nas últimas rodadas, de 66,6%, aproveitamento bem possível de se obter já que os 2 têm aproveitamento de 64,3% até o momento.
No histórico dos treinadores, Luxemburgo (Grêmio) já tirou 5 pontos em 5 jogos em 2004 quando dirigia o Santos e levou a taça sobre o Atlético/PR e Cuca (Atlético/MG), conseguiu a proeza de vencer 6 e empatar 3 partidas nas últimas 9 rodadas do Brasileirão de 2009 com o Fluminense, fato que livrou o time carioca do rebaixamento.
Portanto, os 2 treinadores sabem bem o que fazer nas rodadas finais para conseguir os resultados que lhes interessam, agora é saber se conseguirão colocar em prática aquilo que sabem.
Dos 3 que disputam o título, o Grêmio é o time que está mais sólido ofensivamente. A equipe ataca, pressiona e encurrala o adversário no seu campo. Tem feito bons jogos, mas só acho que demorou um pouco para engrenar no campeonato. Se a evolução tivesse sido antes, acredito que poderia estar com mais chances de título.
O Atlético é o que tem jogado o pior futebol. Aquele futebol envolvente, gostoso de se ver e ofensivo acabou. Agora, o time parece um bando em campo, bastante dependente do Ronaldinho Gaúcho e a defesa parece que não se encontra em campo. Talvez, nem se classifique para a Libertadores, pois o futebol das últimas partidas tem sido bem fraco.
O Fluminense tem sido competente, mas é uma equipe tão pragmática e limitada que dá até raiva de ver seus jogos. Com o elenco que tem, poderia ser uma equipe mais ofensiva e mais envolvente. Às vezes, o time passa a imagem de que está com sorte já que por várias vezes o time foi envolvido pelo adversário, tomou sufoco e pressão, mas "achou" um gol e saiu vencedor.
Sorte de campeão? Pode ser, mas ainda prefiro o futebol do Grêmio e o do Atlético/MG do início do campeonato a esse do time carioca.
Como futebol não é justiça e sim competência, sagra-se campeão aquele que perde menos e vence mais. Quem não gostar, que tente mudar a regra ou que assista outro esporte.
Que há chances dos 2 adversários baterem o Fluminense, isso há, mas sinceramente, acredito que, pelo histórico deste campeonato, o Fluminense será o campeão brasileiro de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário