O Flamengo venceu o Vasco no clássico carioca da rodada.
Não vou entrar no mérito individual, pois acho isso desnecessário neste momento.
O Flamengo viveu um ano bastante turbulento com brigas internas, troca de treinador, bagunça tática, salários atrasados e por aí.
O rubro negro não precisa de destaques individuais. Nada disso. O time precisa de conjunto, de um esquema de jogo sólido e eficaz e, claro, de vitórias.
O jogo de hoje foi de domínio total do Flamengo. O Vasco não ofereceu perigo algum e foi amplamente dominado.
Confesso que não vi um chute a gol com perigo do cruzmaltino. Falta de qualidade técnica?
Talvez, mas não é só isso. Se analisarmos com calma, veremos que o Flamengo foi muito mais organizado em campo. Aquela bagunça técnica e tática acabou.
A sua defesa jogou muito bem postada com os laterais tendo a devida cobertura quando subiram ao ataque.
Todos os jogadores do meio de campo correram e se deslocaram com intensidade e todos ajudaram na marcação e saíram para o ataque quando o time teve a posse de bola.
A diferença na partida foi que os jogadores do Flamengo sabiam o que tinham que fazer e onde se posicionar em campo enquanto os do Vasco estavam perdidos e desorganizados.
Eu sempre critiquei o Mano Menezes, não por aspectos técnicos, mas por sua passividade com relação a empresários amigos.
Eu postei aqui que se o deixassem trabalhar corretamente, ele tinha tudo para dar certo já que entende de tática, tem liderança sobre o grupo e sabe explorar as qualidades individuais de cada jogador. Fez ótimos trabalhos com equipes bastante limitadas.
Em pouco tempo, vê-se uma mudança tática muito clara, e para melhor!
O Flamengo passa de favorito a rebaixamento para candidato a brigar por Libertadores.
E olhem que não estou cobrando nada de reforços nem questionando o seu elenco.
Para o futebol atual, vale muito mais você ter uma forma definida e competente de jogar do que ter uma estrela perdida em campo.
O Flamengo está no caminho certo. É claro que venceu um time muito fraco, tudo bem, mas foi uma vitória contundente, sem riscos e sustos.
O rubro negro soube impor sua superioridade tática e fez prevalecer seu melhor futebol. Isso é o que importa.
É bom abrirem o olho com o Flamengo.
o jorginho tava claramente perdido no comando do time, cada jogo era uma escalação, tava muito estranho, mais estranho ainda, era a falta de decisão para definir uma forma de jogar, pois tinha jogo que era uma formação, no outro jogo, ele ja montava o time com outra formação.
ResponderExcluire isso se repetiu por varios jogos, pois uma coisa é voce variar o time pensando no que o time adversario se propoe a fazer e tentar aniquilar o que foi montado contra o seu time, outra coisa é voce ficar testando diversos esquemas deliberadamente parecendo que o time é o brinquedinho dele.
dava impressão que jorginho tava fazendo tentativa e erro, ate achar algo eficiente para o time.
a vinda de mano menezes deu novos ares ao time e esperança de ter um padrão tatico eficiente e que deixe o clube pelo menos entre os dez primeiros no final do campeonato. nao acredito que o flamengo venha como forte candidato a titulo e libertadores,mas da para fazer um campeonato decente, acabar com mais vitorias do que derrotas,e com um ar de que ano que vem brigará ate mesmo pelo titulo, se a administração continuar a fazer um bom trabalho como tem feito..
abraço
rex.