segunda-feira, 3 de junho de 2013

ESPN vai dando um baile na Globo

Neymar ficou no Santos por aproximadamente 4 anos. Tornou-se estrela e principal jogador da equipe há 3.

Quando o clube recebeu a 1ª proposta pelo craque santista, o seu presidente, Luís Álvaro, viu um enorme potencial de marketing e mídia no jovem garoto e montou um projeto audacioso para mantê-lo no país.
Nesses período, o Santos aumentou seu faturamento com patrocinadores, direitos de transmissão, ganhou títulos, aumentou a venda de camisas e acessórios do clube e aumentou consideravelmente o seu número de sócio torcedores. Enfim, soube explorar a permanência do craque de forma benéfica ao clube. Isso é ser gestor, é ter visão.

Enquanto isso, a Globo, rede de TV que tem os direitos exclusivos de vários torneios de futebol no país, abriu mão da possibilidade de aumentar sua audiência e sua renda junto a patrocinadores preterindo transmitir jogos do Santos (quando o Neymar estava em campo) para passar novelas, programas de auditório, jogos do Corinthians etc. 
Não podemos nos esquecer das críticas extremamente exageradas feitas pelo seu principal locutor, Galvão Bueno, e toda a sua equipe de comentaristas e jornalistas.

Agora que o jogador se foi e é jogador do Barcelona, a Globo tenta reverter a grande besteira que fez falando em excesso sobre a sua vida pessoal, exibindo matérias inúteis e de pouca importância.
A Globo preferiu transmitir jogos do Corinthians ao invés do Santos, tudo bem, é sua estratégia, cada um opta por aquilo que acha que é mais benéfico para sua parte, mas o que a ESPN anda fazendo de positivo?

Merchandising em cima de merchandising. Seus comentaristas, repórteres, jornalistas e propagandas, enfim, tudo ligado ao futebol fala sobre o Neymar. E fazem melhor, COMEMORAM o fato de terem exclusividade sobre os direitos de transmissão do campeonato espanhol e os principais jogos da champions league. Ou seja, estão explorando a marca Neymar de maneira a aumentar sua audiência e sua importância no meio esportivo nacional. 
Eles sabem do potencial do jogador e procuram valorizar um "produto" nacional ao invés de depreciá-lo.

O que o pessoal da Globo deve estar pensando agora que ele foi embora? Logo um jogador que tem forte identificação com os jovens em todo o mundo!

Quem leu notícias da mídia espanhola nos últimos meses pôde ver o quanto o Neymar repercute positivamente. Sua apresentação, hoje, no Camp Nou lotou o estádio, teve várias neymarzetes chorando e tentando ver o craque, a torcida compareceu, comprou suas camisas e a festa na cidade é enorme. Isso não dá lucro? 
O Luís Álvaro estava errado? A ESPN também?

Agora, não adianta chorar. Fizeram a besteira e perderam uma grande chance de expor e fortalecer mais sua marca junto ao esporte nacional. A Globo deu mais uma aula de incompetência esportiva e de falta de visão gerencial, coisa que venho criticando há muito tempo.

Continuo na torcida para que a FOXSPORTS e a ESPN consigam quebrar todo esse monopólio global e tenham direito de transmitir ao vivo as competições nacionais. Esses sim são canais com identificação para o esporte em geral. Visam o lucro, claro, mas procuram valorizar aquilo que possuem e passam TODOS os jogos indistintamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário