Tenho visto algumas notícias acerca do Corinthians e em muitas delas fala-se da força do elenco corintiano.
Que força é essa? O Corinthians nunca teve e não tem um elenco tão rico assim não. Querem ver?
Os titulares das laterais são Alessandro e Fábio Santos, certo? Quem são os reservas? Weldinho e o improvisado Leandro Castan (Zagueiro de origem).
Se não joga Ralf ou Paulinho quem entra? Ou Moradei ou Edenilson.
E nas meias? Alex e Danilo se revezam entre os titulares, mas e quando um está suspenso ou machucado? Ai joga o Jorge Henrique improvisado ou o William mais recuado.
Quanta riqueza neste elenco, não acham? Quase não teemos improvisações....
Na verdade, a força do Corinthians está no CONJUNTO do time já que o Tite conseguiu implantar um esquema de jogo muito interessante e COLETIVO.
Assim sendo, mesmo com um grupo recheado de jogadores medianos, o time mantém uma pegada muito forte que marca pressão desde o campo de ataque.
Os atacantes não têm melindre nenhum em voltar à defesa para dar combate e ajudar o time (com exceção do Adriano) e os seus volantes e laterais sobem com frequência ao ataque. Desta forma, o time ataca com vários jogadores e defende com mais ainda.
Isso, meus caros, chama-se futebol moderno, nele, não há mais espaço para jogador estrela que se acha no direito de jogar solto pelo campo e só no ataque para aparecer.
Hoje, o futebol exige que TODOS corram, se movimentem, marquem, saibam passar, chutar a gol, etc... Enfim, o jogador pode não ser um primor de técnica e até certo ponto limitado, mas a característica principal dele tem que ser a prática do futebol coletivo, saber jogar. Ou será que estou louco quando vejo o Messi e o Cristiano Ronaldo dando carrinho e combate no meio de campo de Barcelona e Real Madri, respectivamente?
Se eles que são "popstars", estrelas mesmo, dão combate por que os jogadores brasileiros não podem?
Nenhum comentário:
Postar um comentário