O Barcelona venceu bem o Bayern Leverkusen, na Alemanha, por 3 x 1 e joga a partida de volta da Champions, em casa, podendo perder por 2 x 0 para se classificar às quartas de final da competição.
O 1º tempo foi muito truncado com o Bayern jogando bem mais defensivamente e saindo pouco ao ataque. Mesmo assim, o Barcelona se impôs e controlou as ações do jogo.
No final da 1ª etapa, um gol bem ao estilo do time catalão. Lançamento de Messi em profundidade na ponta direita para Sanchez fazer 1 x 0 na saída do goleiro.
No 2º tempo, com o Bayern bem mais ofensivo, o jogo foi muito gostoso de se ver e, mesmo sendo atacado, o Barcelona mostrou que ainda é o melhor time do Mundo. Continuou no controle do jogo, atacou com eficiência e fez o resultado que lhe é bem favorável.
Não adianta ficarmos falando repetidas vezes que a posse de bola do time espanhol foi de 70% ou qualquer coisa parecida. O importante é analisarmos para descobrir por que eles sempre têm essa posse de bola absurda. Alguém sabe?
Pois é, se assistirmos aos seus jogos veremos um princípio básico de 2 outros esportes que serve muito bem para explicar a força do Barcelona.
1) O time marca como se fosse time de basquete. Ou seja, quando perde a posse de bola, marca pressão, sufoca o adversário, faz com que ele sinta-se ameaçado e atue sobre pressão nos seus movimentos, então, a chance de erro em um passe é enorme.
Assim sendo, o Barcelona, tal qual um time de basquete, força o adversário ao erro!
2) O time espanhol passa a bola como time de FUTSAL. Isso mesmo, eles tocam a bola em espaços CURTOS do campo e se deslocam para receber a bola de volta na frente. Jogam fácil, curto e rápido. Desta maneira, fica difícil para o adversário roubar a bola sem fazer falta e, mesmo quando a perdem, fica fácil de marcar o adversário de volta, pois seus jogadores estão perto dos adversários.
Então, como parar esse time? Na minha opinião, os adversários têm que agredir de volta o Barcelona.
Não adianta nada ficar acuado dentro do seu campo esperando o Barcelona vir já que você não terá força para atacá-lo, surpreendê-lo.
Teve momentos no jogo que foi impressionante. O Barcelona perdia a bola no campo de ataque e quando o time alemão tentava tocar a bola para preparar a jogada, chegavam 3 ou 4 jogadores espanhóis para roubar a bola. Sério, esse é o segredo de tanta posse de bola do time. Viram como time que marca pode sim ser ofensivo?
Ah, detalhe, Messi, Fábregas e Sanches davam carrinho e chegavam firme na marcação. Por que as estrelas brasileiras não podem fazer o mesmo por aqui?
Nenhum comentário:
Postar um comentário