sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Especulações de Mercado - Futebol Paulista

Agora que os campeonatos pelo Brasil acabaram, começam as especulações sobre as possíveis contratações de jogadores pelos clubes.
Claro que os times que vão disputar a Libertadores no ano que vem são os alvos preferidos dos empresários e dos jogadores mais tarimbados já que terão maior visibilidade e exposição na mídia. Porém, os grandes de SP e RJ prometem pegar pesado nos reforços. Vamos ver como andam as conversas de alguns times:
  • Corinthians - Fala-se em Anderson Polga, Adriano, Cristian, Liédson, Marcinho e Mauro Formica. Primeiro, o time tem que analisar qual será seu esquema de jogo no ano que vem. Vai manter as características deste ano ou vai mudar com apoio mais constante dos laterais? Depois, analisar os substitutos de Elias (Saiu para o Atlético Madri) e William (Aposentou). No caso do Elias, o Corinthians terá muitas dificuldades já que ele ajuda na marcação e vai ao ataque com qualidade. É muito difícil ter jogador com este perfil no mundo. Acho que o Corinthians precisa de 1 lateral direito que apoie mais o ataque já que o Roberto Carlos só vai na boa. Para o ataque, Adriano seria útil para que? Para decidir jogos, já tem o Ronaldo. Para correr por ele, já se tem o Dentinho e Jorge Henrique. Se o Adriano jogar com o Ronaldo, haja jogador para correr pelos 2! Acredito que o Corinthians precisa pensar melhor em se reforçar na defesa e meio de campo. Um zagueiro rápido seria interessante para compensar o "peso" do Chicão e do Roberto Carlos.
  • Palmeiras - Fala-se em Adriano (todo mundo querendo problema para seu elenco), Neto Berola, Chico, Jóbson, Maikon Leite, Ronaldinho Gaúcho e Rafael Moura. Só queria saber de onde virá o dinheiro para contratar as estrelas pretendidas. O clube tem atrasado salário e direito de imagem dos jogadores e vai trazer Ronaldinho Gaúcho e Adriano? Para mim, o problema maior do Palmeiras é a sua TOTAL falta de criatividade no meio de campo. Como cobrar gols do Kléber e do Ewerton se a bola não chega redonda para eles no ataque? Se não fossem os gols do Marcos Assunção de falta e chutes de fora da área, o time teria sido rebaixado no Brasileirão. Contratar atacante de peso não vai mudar nada. Tem que contratar um meia mais criativo. se possível 2. Para defender, o elenco já tem um monte de volante e zagueiro. Está fácil arrumar o time.
  • São Paulo - Fala-se apenas em Juan e Willians. Por conta da ausência na LIbertadores do ano que vem, a diretoria resolveu segurar um pouco os investimentos e deve manter a base deste ano. Acho acertada esta postura e o time tem elenco para fazer boas campanhas. Tem problemas no ataque (que tem dificuldade para fazer gols). A contratação de willians (Flamengo) sugere um descontentamento com sua dupla de volantes. Realmente, Cléber Santana deixa muito a desejar, é lento, faz pose para bater na bola, acha que é Pelé e não sabe que não é. Mas e os jovens? Não seria o momento de dar uma oportunidade para eles? Lucas foi tão bem. Será que não tem nenhum volante para aparecer no time principal?
  • Santos - Fala-se em Carini, Zé Roberto, Fabrício, Guilherme, Ricardo Oliveira e Willians. O problema do Santos está em achar um jogador para fazer dupla de ataque com Neymar. Keirrison ainda não vingou e Zé Love deve sair. Um volante também iria cair bem já que só Arouca é bom jogador. Adriano foi bem no fim da temporada, mas ainda é fraco para jogar uma Libertadores. Um lateral direito também iria bem e um goleiro para disputar posição e passar mais experiência para o Rafael. Para a zaga, o time precisa de um zagueiro com mais mobilidade. Edu Dracena e Durval são muito pesados e como o time ataca muito, precisa ter mobilidade para ocupar os espaços deixados pelos jogadores. Se ficarem parados, vão levar muitos gols (igual ao início do Semestre). O time é bom e tem elenco, mas se quiser ganhar a Libertadores, precisará de reforços de peso. Elano foi o primeiro. Se conseguir trazer Zé roberto, será disparado o melhor meio de campo da América e pode fazer frente ao Barcelona. Arouca, Elano, Zé Roberto e Ganso. Com Neymar no ataque. O time tem tudo para ganhar todos os títulos do ano.
Nos próximos posts, farei comentários sobre os times do RJ, MG e RS (os principais centros do Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário