quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Chelsea x Manchester United, de novo, um jogaço!

Mais um clássico inglês, este porém, pela Copa da Liga Inglesa, e o Chelsea devolveu a derrota sofrida no Campeonato Inglês.

Que jogo! Que partidaça! 

Os 2 times foram a campo com suas formações mistas. Apenas alguns titulares e vários reservas. Isso, na verdade, chama-se gestão de grupo e não se via nenhum dos treinadores reclamando do calendário, do desgaste dos jogadores, de ter que jogar quarta e domingo seguidamente.
Já falei aqui por várias vezes que isso é desculpa de incompetente e desculpa de quem não tem planejamento do calendário da equipe.

A partida foi muito movimentada com os ataques constantemente levando vantagem sobre as defesas. Tanto é verdade, que o Chelsea chutou cerca de 20 vezes a gol e o Manchester 16. Os números mostram como a partida foi ofensiva e gostosa de se ver.

O placar? 3 x 3 no tempo normal e 2 x 1 para o Chelsea na prorrogação, placar agregado de 5 x 4 para os blues classificação assegurada para as quartas de final da competição.

Para os fãs mais saudosistas e que adoraram ver o Santos de 2010 fazendo e levando muitos gols todo jogo, os times ingleses estão dando um show nesta temporada. 
Há 2 dias, o Arsenal aplicou um 7 x 5 também pela Copa da Liga Inglesas após estar perdendo por 4 x 0. Hoje, acontece um 5 x 4. Depois, ainda tem gente que fala que o futebol inglês é truculento, ruim e físico. 

Nesta partida em especial, apenas contesto a marcação do pênalti que deu o gol de empate ao Chelsea no final do jogo. Na realidade, o pênalti foi marcado aos 44 minutos do 2º tempo e, para mim, foi mais um encontrão que uma falta. É lance de interpretação, tudo bem, mas e se fosse ao contrário, será que o árbitro teria peito de marcar a penalidade para o Manchester United?

Para minimizar a crítica, o árbitro marcou um pênalti idêntico a favor do Manchester no final do 2º tempo da prorrogação, mas convenhamos, a partida já estava definida e não havia tempo hábil para os red devils marcarem mais um gol além do de pênalti. Aí é fácil dizer que teve o mesmo critério.

Mas resultado por resultado, confesso que seria injusto ter um vencedor no confronto. O justo mesmo seria a decisão por pênaltis devido ao ótimo futebol apresentado pelas 2 equipes. Foi uma tremenda falta de sorte estas equipes se encontrarem nesta fase do torneio.

É importante mencionar a excelente partida do belga Hazard. Que habilidade e que visão de jogo tem esse jovem jogador, hein? 2 gols saíram de jogadas suas, fez 1 de pênalti, isso sem contar as enfiadas de bola e a ajuda na defesa.

Sabem por que cada vez mais acompanho de perto os campeonatos europeus? 
Porque lá, eles valorizam todas as competições. Não há chororô, ninguém minimiza esse ou aquele campeonato, ninguém prioriza só o campeonato nacional, por exemplo, todo mundo joga para ser campeão em todos. Esse é o pensamento que time grande tem, quer ganhar tudo que disputa e pronto.

Ah, mas hoje mesmo os 2 times entraram com times mistos, isso não é desvalorizar o torneio?
Não! Isso é gestão de elenco. Trabalha-se cada jogo com o que se tem fisicamente de melhor no grupo. 

O que acontece, na verdade, é que lá, os treinadores implantam uma filosofia de jogo tanto quando seus times atuam dentro quanto quando atuam fora de casa. Desta forma, você pode misturar os jogadores que não se perde o conjunto e o entrosamento já que cada jogador sabe exatamente o que tem que fazer em campo. Cada jogador sabe a metodologia de trabalho do treinador e o que ele quer que o jogador faça em seu setor do campo.
Então, técnico que usa a desculpa de desgaste do elenco e de entrosamento é um tremendo incompetente que não sabe formar grupo nem conjunto. Não sabe o que quer do time e nem explicar o que se deve fazer em campo. 
É fácil pedir contratação de Robinho, Diego, Alex, Riquelme etc, certo? Quem não quer pegar jogador pronto e experiente que é só explicar pouca coisa e eles se viram em campo? Fácil, não?

Até quando vamos continuar endeusando essas enganações daqui? 
Não é melhor cobrar reciclagem de todos para que nosso futebol volte a ter um alto nível?

Pedir a contratação de Hugo e Richarlyson é demais

Acho que todo mundo sabe que não gosto do conceito tático (se é que ele tem algum) do Muricy Ramalho. Acho-o ultrapassado, fraco e sem visão do jogo.
Até aí, tudo bem. Muitos treinadores, aqui no Brasil, têm o mesmo problema.
Agora, um técnico de futebol que se diz de ponta pedir a contratação de jogadores como Hugo e Richarlyson é demais.
Para quem tem dúvida do que estou falando, acessem a matéria no link: http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2012/10/31/muricy-ve-problemas-para-repatriar-robinho-apela-para-ex-pupilos-e-pede-hugo-e-richarlyson.htm 

Esse pedido mostra que ele é muito burro e muito fraco mesmo. Não passa de um bitolado, um treinador sem visão e sem peito para escalar jogadores jovens.
Até parece que tem esquema de participação em alguns jogadores, pois, é cada pedido de contratação sem sentido.

Ele mostra ao mundo que não sabe como desenvolver jogadores e que gosta de trabalhar com aqueles que já sabem o seu estilo, ou seja, aqueles que não vão te dar trabalho nenhum.
Assim é fácil ser treinador, hein? Até eu quero essa boquinha.

Não é possível que o Santos não tenha na base nenhum atleta do mesmo nível que esses aí que ele está pedindo já que não passam de jogadores comuns que apenas tiveram um bom momento na vida. Nunca foram unanimidade nos clubes que passaram e foram apenas jogadores para compor elencos.

Vale a pena pagar R$ 200 mil em cada um? Não é um investimento burro e sem sentido? 
Richarlyson é titular do Atlético/MG? Não, não é mesmo? Então, para que trazer o jogador? Não seria melhor subir algum jovem da base para compor o elenco?

Se o Santos contratar esses 2, vou começar a ter dúvidas sobre a inteligência financeira dos dirigentes e, claro, da inteligência técnica para se dirigir um clube de futebol.
Não tem sentido um gerente de futebol contratar Hugo e Richarlyson, só se eles vierem de graça e por um salário na casa dos R$ 30, 40 mil mensais.

Acredito que já passou da hora do Santos dispensar o Muricy. Ele NÃO é o treinador de ponta que o clube precisa, ele não investe nos jovens da base, não monta times vencedores, não tem o grupo na mão, não sabe escalar o time, não sabe mexer nas partidas, enfim, não sabe absolutamente nada do que se passa em campo quando o time atua.

Já disse aqui em outros posts e repito: para fazer o que ele está fazendo e ganhando o que ele ganha, era melhor o clube trazer um treinador jovem e barato. Assim, o Santos economizaria um bom  dinheiro para montar um time forte no ano que vem. 

Do jeito que está é que não dá para ficar.

Grêmio vence Millonarios, mas.....

O Grêmio venceu, ontem, o Millonarios pela partida de ida das quartas de final da Copa Sulamericana 2012.

O resultado em si foi bom já que o time gaúcho venceu e não sofreu gols em casa (o resultado foi 1 x 0), mas o que pode ter deixado o torcedor gremista preocupado foi o futebol apresentado na partida.

Não que o Grêmio não tenha feito um bom jogo, fez sim, mas é que o time colombiano teve uma atuação firme, com muito toque de bola e força na marcação.

Achei o Millonarios melhor que o Grêmio por boa parte do 2º tempo e perdeu vários gols feitos. Só o Renteria (aquele mesmo, ex-Inter e ex-Santos) perdeu 2 gols cara a cara, imperdíveis.

Gostei da disposição tática do Millonarios. Os jogadores correm muito, se movimentam em campo, ajudam na marcação e saem para o jogo quando o time tem a posse de bola. 
Vários jogadores se deslocam dando opções aos demais jogadores do time. Todos, quando vão para a dividida, vão firme, mas visando a bola. Não vão para fazer faltas, vão com o intuito de pegar a bola para eles. É diferente o conceito do jogo e muito interessante.

Sabem o que é engraçado? É que o Grêmio luta pelo título do Campeonato Brasileiro, tem um dos elencos mais caros do Brasil, é um time de ponta e conhecido mundialmente, mas foi o "pequeno" e "desconhecido" Millonarios que chamou a atenção do jogo com um futebol moderno, dinâmico e de excelente toque de bola.

Será que precisamos mesmo repatriar jogadores em final de carreira como Gilberto Silva, Zé Roberto e cia? Olhem para o elenco do tricolor gaúcho: Elano, Zé Roberto, Kléber, Marcelo Moreno, Gilberto Silva, Fernando, Léo Gago, Marquinhos e por aí vai. Quanto é a folha salarial do clube?

Quando eu digo que para o futebol atual é mais importante ter um esquema de jogo moderno e dinâmico e não tanto ter tantas estrelas no grupo, ainda sou criticado.

Jogador sozinho não ganha campeonato, ganha jogo, é verdade, mas não campeonato. 
Já falei por diversas vezes e repito: temos que reavaliar o conceito que temos do futebol no país. Não dá para ficar do jeito que está.

De toda forma, o Grêmio venceu seu jogo. Vai para a altitude colombiana com uma boa vantagem já que se fizer 1 gol lá, o time colombiano terá que fazer 3 para eliminar os gremistas. A vantagem é pequena, mas considerável.
A partida de volta promete, porque em casa, o Millonarios pressiona muito e joga um futebol bastante ofensivo. Que o diga o Palmeiras que levou uma surra há não muito tempo atrás.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Avacalhação em um campeonato avacalhado

Se o Palmeiras conseguir anular a partida contra o Internacional, vai ser o golpe final dado em um campeonato mal organizado, mal preparado e mal elaborado. Será a avacalhação final.

Quero deixar claro que não tenho absolutamente nada contra o Palmeiras e até acho suas reclamações pertinentes.
Primeiramente, o que acho difícil é provar que houve interferência externa no lance. Basta o juiz colocar na súmula que foi o 4º árbitro que lhe falou que o gol fora ilegal e pronto, acabou toda a tese do Palmeiras para o caso.

No bate-bola 1, ao meio dia, exibido na ESPN Brasil, o comentarista esportivo Paulo Vinícius Coelho (PVC) lembrou bem de um lance que também teve interferência externa com o juiz anulando o gol que havia sido marcado e, nem por isso, a partida foi anulada e o jogo remarcado.
A partida em questão foi no Brasileiro de 1998 entre Santos x Sport e o Santos teve o gol do meia Eduardo Marques primeiramente validado e, depois de muita reclamação dos jogadores pernambucanos E DO AUXÍLIO de um repórter de campo, o gol foi invalidado por a bola ter entrado por fora.

Não acho legal a interferência das TV´s e dos repórteres de campo na partida. Cada macaco no seu galho. Acho que repórter e jornalista têm que TRABALHAR no jogo e não interferir no resultado. Se foi pênalti ou não, se foi gol ou não, não é mérito seu avaliar, mas, sou totalmente a favor da implantação da tecnologia nos jogos.
Que se use chip na bola e/ou que se tenha imagens televisivas do jogo na mesa do 4º árbitro. Sei lá, qualquer coisa que evite tantos erros e tantas discussões sobre a lisura do resultado das partidas.

Como o esporte movimenta bilhões, é uma sacanagem enorme para o investidor ter perdas por causa de erros humanos ou até, porque não, de más intenções dos árbitros e auxiliares.

Repito o que disse acima, se a CBF anular esta partida e remarcá-la, para mim, vai ser a maior esculhambação deste campeonato.
Já não basta termos tido jogos durante as Olimpíadas? Não basta termos tido jogos durante as partidas da seleção brasileira?
Já não basta termos tantos times prejudicados por erros de arbitragem em TODAS as rodadas?

Por que só o Palmeiras seria beneficiado com a remarcação do seu jogo?
Vão fazer igual ao Corinthians em 2005? A mancha daquele campeonato (se é que posso dizer que alguém saiu vencedor daquela zona) ainda está presente?

O certo mesmo era suspender TODOS os juízes que trabalharam no jogo e colocá-los para treinamentos de reciclagem. Não dá para aceitar erros tão grosseiros toda rodada.

Ou a CBF age e resolve o problema por bem (com treinamentos, palestras e reciclagens) ou é melhor parar o campeonato por falta de competência na organização do torneio.

Do jeito que está é que não pode ficar.

domingo, 28 de outubro de 2012

Chelsea x Manchester United: outro jogão do Campeonato Inglês

Mais clássico e mais um bom jogo do Campeonato Inglês.
Jogo movimentado, disputado, corrido e polêmico.

Confesso que o erro da arbitragem no 3º gol do Manchester é muito desculpável já que não foi uma jogada fácil, a bola ia e vinha na área do Chelsea e o Chicharito voltava da condição de impedimento quando a bola bateu nele e entrou. Detalhe, a zaga do Chelsea ia na direção contrária à dele, ou seja, o bandeirinha precisaria ter um olho biônico para ver irregularidade na jogada, até porque o erro foi por questão de centímetros.

O legal da partida foi ver a alternância de bons momentos e de tática dos 2 times.

O Manchester abriu 2 x 0 logo de cara, mas viu o Chelsea marcar pressão a partir dos 25 minutos de jogo e tomar conta do campo de defesa dos red devils. 
Foi uma aula de marcação pressão e de sufoco no campo do adversário.

A 2ª etapa foi tão boa quanto a 1ª com o Chelsea indo para cima com variações ofensivas a todo momento. Em certos momentos cruzava a bola na área, em outros infiltrava pelo meio e em outros atacava pela linha de fundo. Não houve repetição de jogadas, nem dependência desse ou daquele jogador e a variabilidade ofensiva permitiu criar algumas ótimas chances contra o gol do United tanto que chegou ao empate logo.

Venceu o jogo quem foi mais competente. O Manchester criou menos chances, mas não dá para dizer que foi inferior na partida. Foi dominado por um tempo, é verdade, mas soube jogar de contra-ataque, soube marcar e soube atacar nos momentos certos.

Como gostaria de ver partidas disputadas dessa maneira aqui no Brasil. e olhem que o jogo foi corrido. Não teve marcação de faltinhas, de encostões, de travadas. O jogo foi "jogado" mesmo e não decidido em bolas paradas.

Só para jogar mais lenha na fogueira, e se fosse permitido consultas a imagens de TV no gol 3º gol do Manchester, o placar teria sido o mesmo?
Não seria mais justo ver que o Chicharito estava impedido?
E olhem que o erro não foi grosseiro, foi um lance dificílimo, mas que determinou a sorte da partida.

Vamos brigar pela profissionalização do esporte e pelo fim das polêmicas?

Recursos Eletrônicos no Futebol

Após a polêmica de ontem, no jogo Inter/RS x Palmeiras, quero expor minha opinião favorável ao recurso eletrônico e televisivo no futebol.

Acho muito amadorismo e muita irresponsabilidade tratarmos como normais os erros grotescos nas partidas.

Hoje, o futebol é um dos esportes que mais movimentam dinheiro em todo o mundo, portanto, se você fosse um investidor e injetasse milhões em mídia, em um clube, em jogadores, gostaria de ter seu dinheiro perdido ou desvalorizado por um lance que poderia ser corrigido com o auxílio da eletrônica ou da TV?

Por que a FIFA não quer mudar os rumos do negócio como fez, por exemplo, a NBA e a NFL (outros esportes que movimentam bilhões de dólares todo ano)?
Vale lembrar que nestes esportes há vários juízes em campo/quadra e, além deles, há a possibilidade de reverem os lances polêmicos e duvidosos na TV.
Quem acompanha os esportes citados sabe bem do que estou falando.

Não há mais margem para vitórias suspeitas ou com "apitoamigo". Isso tem que parar.

O futebol está ficando chato e desinteressante por vários motivos, mas, em especial, por perdas de títulos e eliminações causados por erros grosseiros que poderiam ter sido evitados.

Eu concordo com a atitude do árbitro do jogo de ontem. Ele validou o gol, mas foi avisado por um dos seus auxiliares que o gol fora irregular. Assim sendo, voltou atrás e anulou o gol marcado.

Qual o problema disso? A TV é clara ao mostrar que 2 palmeirenses sobem para o cabeceio com os braços erguidos. No momento do gol, eu tive dúvidas da sua regularidade e, no replay, tirei totalmente. 
Desta forma, não ficou mais claro e mais transparente o resultado da partida?

Com a vitória, o Inter/RS voltou a sonhar com a vaga para a Libertadores. Se houvesse empatado, estaria fora da disputa com certeza. 
Viram como um erro pode colocar tudo a perder? Quanto dinheiro o clube perderia justamente por causa de um erro de arbitragem?

É hora de mudanças nas regras do futebol. É muito dinheiro nas mãos de muitos amadores. Já passou da hora de se profissionalizar tudo.
Ou vão esperar perder público e audiência para os outros esportes?

sábado, 27 de outubro de 2012

Parte da Imprensa protege o Muricy Ramalho

É impressionante ver como o Muricy Ramalho consegue influenciar parte da imprensa (aquela que se preocupa mais em vender jornal que passar a verdadeira notícia).

Para tirar o foco de seu péssimo trabalho frente ao Santos, ele vive indo à público para reclamar do elenco, da falta de qualidade em alguns setores do time, que o clube precisa de reforços e que contratou mal nesta temporada.

Posso até concordar em parte com ele já que algumas contratações realmente não vingaram, mas quantos clubes medianos vemos toda hora em campo com jogadores mais limitados tecnicamente e com um posicionamento tático melhor que o Santos?

Não precisa ir muito longe. Basta assistir aos jogos do Náutico, em casa. Quantas estrelas tem o clube? Qual a qualidade do seu elenco? Quantos selecionáveis há no time titular?
E por que o Náutico tem um aproveitamento infinitamente melhor que o Santos nas partidas em casa?

O Náutico foi um exemplo nacional, e que tal o Málaga da Espanha? Quantos jogadores titulares das principais seleções do mundo estão em seu elenco? Quantas estrelas? Qual a folha salarial do clube?

E o treinador deles fica indo a público chorar e dizer que o elenco é fraco ou qualquer desculpa esfarrapada desse tipo?

Não, não é mesmo? Ele, simplesmente, trabalha com o que tem em mãos e procura a solução para as dificuldades.

Já disse aqui e repito, chorar e achar desculpas é para os incompetentes, os vencedores procuram soluções.

O que me deixa mais indignado é ver que parte da imprensa compartilha das asneiras que o Muricy fala e fica publicando que o elenco do Santos é ruim. Elenco esse, que quando foi tricampeão paulista, foi extremamente elogiado.

Ah, mas saiu Elano, Ganso, Borges e Alan Kardec. Tudo bem, mas qual deles estava jogando constantemente e bem a ponto de fazer falta ao time dessa forma?

O Ganso vivia no departamento médico e quando ia a campo só desfilava.
O Elano estava em rota de colisão com o próprio treinador porque não sabia jogar como ponta direita (o que queria o Muricy) e, portanto, não rendia, não acertava passes, não ajudava na marcação e nem fazia gols. Vale lembrar que ele foi reserva por diversos jogos e o Ibson era o titular nessas partidas!
Alan Kardec vinha atuando como meia sendo que nunca teve habilidade para tal função e errava passes fáceis e básicos. Na verdade, quando fazia alguma jogada certa era mais por fruto da sorte que da sua competência técnica.
E o Borges vinha perdendo gols, um atrás do outro, e cara a cara com os goleiros. Fora que estava lento, não ajudava em nada e só perdia as bolas que recebia no ataque.

Então, como um elenco com tantos problemas quando ganha é espetacular e quando perde é ruim? Expliquem o critério de avaliação?

Na verdade, o Muricy é um covarde. Ele não sabe treinar o time de forma ofensiva, não sabe arrumar a defesa e não sabe dar treinamentos técnicos específicos. Ele só sabe dar treinamento de 2 toques e bobinho. 
Desta forma, ele joga a culpa da sua incompetência no elenco e nos jovens promissores da base.
Na realidade, seu bom trânsito com parte da imprensa se deve ao fato do seu empresário, Márcio Rivellino, ser bem relacionado no meio, fato que ajuda nas observações e publicações da imprensa da TV aberta, por exemplo.

O reflexo disso tudo está nas últimas partidas do time. Os jogadores estão andando em campo, ninguém está se dedicando. Problemas com o Neymar?
Duvido, ele é de grupo, brinca com todo mundo e tem bom astral.

O problema do grupo está com o treinador, afinal, quem vai se dedicar para um cara que só sabe se esconder nos momentos de dificuldades e só sabe detonar com os jovens?
Parece até que ele quer desvalorizá-los para comprar seus direitos a preços mais baratos.

De toda forma, não passa de um mal caráter, um câncer que se instalou no clube e está com uma parte da imprensa o protegendo.

Ou o Santos se livra dele logo ou vai pagar o preço da lerdeza e da burrice. está escapando por pouco do rebaixamento (ainda não está 100% livre), mas não demorará muito tempo para que sua situação piore, seja com um elenco reforçado seja com esse que temos visto aí.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Caiu a máscara do Muricy Ramalho!!

A confusão envolvendo Rogério Ceni e Ney Franco só serviu para comprovar aquilo que venho falando há tempos.

O Muricy Ramalho é só marketing e não entende absolutamente nada de futebol.
Quem armava e arrumava o posicionamento da defesa do São Paulo, tão elogiada por sinal, na época do tricampeonato brasileiro era o Rogério Ceni.
Segundo o Sérgio Baresi, o Rogério fazia isso desde os tempos do Muricy. Ele dava pitacos na escalação e no posicionamento dos jogadores.
Infelizmente, quem levou a fama de bom treinador tático e de defesa foi o tal pseudotreinador marketeiro.

Se raciocinarmos direito, veremos que realmente estávamos errados em pensar disso do Muricy já que quando ele teve que trabalhar para arrumar o time e corrigir falhas SEMPRE falhou. Foi assim no Palmeiras e está sendo no Santos.

Como pode uma defesa ficar tão bem posicionada e chegar junto nos adversários na época do São Paulo e, agora, só marcar por zona e viver mal posicionada se são os mesmos treinadores?

Nem me venham falar que o problema é jogador porque naqueles tempos o São Paulo contava com "craques" defensivos como André Dias, Miranda e tantos outros zagueiros bem comuns e sem nada de especial.

O Santos conta com Edu Dracena que sempre foi bem por onde jogou, por exemplo.

O problema é que o treinador não sabe o que está fazendo e não sabe o que nem como trabalhar.

Essa conversa de "aqui é trabalho" é conversa para boi dormir e para a imprensa vender jornal.

A solução para o Santos é trocá-lo o quanto antes. Enquanto ele estiver lá, veremos o time mal armado, mal escalado e sem chances de revelar alguém da base já que ele só gosta de trabalho fácil com jogadores experientes.

Como falei, seu slogan é só marketing.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Borussia Dortmund vence Real Madri e complica o Manchester City

O Borussia Dortmund obteve uma excelente vitória, hoje, contra o Real Madri e complicou de vez a situação do Manchester City neste grupo da morte.
Como é gostoso ver 2 times que sabem jogar bola, que têm jogadores habilidosos e que sabem cumprir suas funções taticamente em campo, não?

Confesso que eu esperava um jogo mais veloz, mas é que o Mourinho armou o Real Madri justamente para tirar a velocidade do jogo alemão.

Fica aqui a dica, por diversas vezes eu coloco posts falando que não é preciso escalar um zagueiro de origem na zaga já que pode-se colocar um volante para fazer a função, por exemplo. O mesmo vale para as laterais quando se coloca um jogador de meio de campo para ocupar o setor.
Na partida de hoje, Mourinho optou por colocar o volante Essien na lateral esquerda. O jogador foi bem, não com a mesma qualidade ofensiva do titular da posição Marcelo, mas com ótima disposição defensiva ajudando demais no combate da intermediária (à frente da sua área). Com essa formação, o time ganhou mais consistência defensiva na lateral conseguindo anular uma das principais jogadas do time alemão pelo setor.

São essas variações táticas e técnicas que cobro dos treinadores brasileiros. A feita hoje pelo Mourinho é apenas um exemplo.
O técnico português armou o Real para marcar forte no meio de campo sem dar espaços e pressionando a saída de bola do adversário.

O Borussia se enrolou um pouco no início, devido à forte pressão adversária, mas soube se impor com Mário Goetze e Reus se movimentando demais no meio de campo e na frente.


Para quem ainda tem dúvidas da evolução tática do futebol e ainda fica acreditando nas besteiras que a TV aberta vive falando sobre o equilíbrio e a emoção dos nossos campeonatos, é bom tentar assistir ao VT deste jogo. Não só desse, tentem assistir Shaktar Donetsk x Chelsea, Manchester United x Braga também, já que são confrontos de "gigantes" contra "pequenos" e notem o sufoco que os pequenos deram nos grandes.

O futebol mudou, evoluiu e hoje não se admite mais times que não saibam se posicionar em campo e jogadores que não sabem onde ficar, nem para onde correr e nem o que fazer com a bola.

O Borussia não é Bicampeão Alemão à toa. O Real Madri não é campeão espanhol, com sobras, à toa.


Com a vitória, o Borussia assumiu a liderança do grupo deixando o Real Madri em 2º. O Manchester City, com a derrota para o Ajax, está em último e em situação muito delicada, quase eliminado.
Eu bem que avisei que o Mancini é um técnico fraco. Não me ouviram, agora, estão pagando o preço de ter um elenco caríssimo com um treinador fraco.

Santos ganha um reforço de última hora!!

E o Santos conseguiu um reforço de última hora para as rodadas finais do Brasileirão.
Trata-se da contusão do lateral Léo. O time está com sorte, porque é incrível como um treinador que se diz vencedor e especialista em armar defesas, coloca o lateral para jogar especialmente contra times que têm atacantes rápidos atuando pelo lado direito do ataque (foi assim contra Vasco e Atlético/MG).

E para piorar, o treinador, de maneira "muito" inteligente, coloca o Durval que é um zagueiro muito pesado e lento para cobrí-lo.

O Santos, com ele (Léo) em campo, atuava com um a menos já que sua força física e explosão acabaram.
Hoje, o Léo não ajuda nem no ataque nem na defesa.

Ele ainda é útil por ter ascendência sobre a molecada, é respeitado pelo grupo e tem história no clube. Desta maneira, acho que até poderia fazer parte da comissão técnica fixa do clube. Mas, jamais, ser titular da lateral esquerda.

Quem sabe não é a hora do Muricy acordar e dar uma chance aos garotos da base para vê-los em campo? O Santos já está praticamente sem chances de rebaixamento. Precisa de uns 3 ou 4 pontos para se livrar totalmente, então, por que não começar a fazer experiência visando o grupo do ano que vem?

Já passou da hora de dar chance aos moleques da base. Porque ficar pedindo contratação de medalhões e estrelas é fácil. Quero ver ser bom treinando os jovens. Ter que ensinar posicionamento, a cadenciar o jogo, a trabalhar a bola, indicar para onde correr, onde e quem marcar.
Pegar cara pronto vindo da Europa até eu quero já que não precisa de muita coisa para falar e cobrar. O jogador já sabe o que fazer em campo.

Será que se fosse ele o técnico do time de 2002, o Santos teria sido campeão e empolgado o mundo do jeito que empolgou?
Ou melhor, será que ele teria tido coragem de escalar Diego e Robinho, sendo que um tinha 17 e outro 18 anos? Ele não falaria que faltava-lhes experiência para decisões?

De toda forma, a contusão do Léo vem em bom momento para o clube. Não vejo como um problema, mas sim como um fato de sorte que pode ajudar a equipe a atuar com 11 contra 11 de novo contra os rivais.

Palmeiras joga muito mal e leva um baile do Millonarios

Confesso que esperava ver um futebol mais vistoso e aguerrido do Palmeiras na noite de ontem.
A equipe estava perdida em campo, mal armada e mal posicionada.
Os jogadores não conseguiam trocar 3 passes seguidos e a distância entre os setores (defesa, meio campo e ataque) era enorme.
Atuando desta forma, não poderia acontecer outro resultado que não fosse a derrota e a eliminação da Copa Sulamericana.

O Palmeiras levou um verdadeiro vareio de bola, uma surra mesmo. E olhem que o goleiro Bruno foi bem no 1º tempo, senão, a coisa teria sido pior.

Sou contra qualquer argumento que venha a minimizar a competição. Se ela é tão fraca assim, por que os clubes brasileiros normalmente não se dão bem nela?
É sempre assim, quando se classificam para a competição, comemoram e valorizam seu desempenho no Brasileirão, mas quando são eliminados, a desvalorizam.
Falar que não a valorizam e que jogam com times mistos ou reservas é desculpa de perdedor e de incompetente.

Se os times que disputam a copa são tão fracos e nós somos o celeiro de craques mundial (como um certo canal aberto costuma falar toda hora), nossos times mistos conseguiriam vencê-la facilmente, não é mesmo?

Na verdade, o problema do nosso futebol está no conceito do jogo. Nós não o temos, ou melhor, temos, mas é um conceito muito ultrapassado.

Quando vejo treinadores de renome irem à imprensa falar que o Brasil não tem aquele camisa 8 e aquele camisa 10 antigo, percebo que nossos treinadores não entendem absolutamente nada do esporte. São mais motivadores que vão mais na base da gritaria que da tática.

Como nossos jogadores vão evoluir desta maneira?

Começo a achar que o melhor para o nosso futebol é exportar os craques mesmo. É sacanagem segurá-los aqui.

Para eles se desenvolverem e serem os gênios da bola, terão que sair, pois, ficar ouvindo besteira à beira do campo com treinadores que mais parecem o boneco do posto, por tantas gesticulações e gritarias que técnicos, é que não dá.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Foi no sufoco. Barcelona e Manchester United viram no final

Que sufoco! Ninguém imaginava que Celtic e Braga aprontariam para cima de Barcelona e Manchester United, respectivamente.

O Braga começou o jogo a mil por hora. Foi para cima dos red devils, pressionou e chegou fácil aos 2 x 0 com menos de 20 minutos de partida. Parecia até que os 2 times estavam jogando em Portugal.
A meu ver, o time português pecou em querer administrar o jogo desde cedo. Não precisava, já que chegava com facilidade ao ataque e seus homens de frente, na maioria das vezes, levava vantagem sobre os ingleses.
O 2º tempo foi todo do United. O Braga se limitou a ficar na defesa e a tentar impedir os ataques do time da casa. Pagou caro por isso e viu a virada a poucos minutos do fim.

Já o Celtic abriu o marcador e congestionou a sua linha defensiva. Armou um ferrolho que não passava nada.
O Barcelona, nas mãos do Tito Vilanueva, está sofrendo para se ajustar. A defesa falha demais, não há uma boa cobertura dos laterais e Mascherano é responsável pela maioria dos gols sofridos pelo time. Ele está destoando, defensivamente falando, dos demais jogadores da equipe.
Mesmo assim, o barça conseguiu o gol salvador no último lance do jogo em um cruzamento do brasileiro Adriano que Jordi Alba completou.

De toda forma, acho que é a hora de refletirmos mais sobre os treinadores daqui do país. 

Sei que falo nisso a todo momento, mas olhem o elenco do Braga e do Celtic e, comparem-no com o elenco do Barcelona e do Manchester United.
Não é uma diferença gigantesca?
E como eles se portaram na partida de hoje frente aos "gigantes"? Não foram bem?

Não os enfrentaram de igual para igual?
Então, por que os times brasileiros não conseguem exercer sua supremacia com facilidade na América do Sul?
Por que nossos times jogam como time de veterano e não conseguem acompanhar a evolução tática mundial?

Não adianta vir gente aqui falando do excelente jogo Atlético/MG x Fluminense, pois essa partida foi uma boa em 300 disputadas.
No geral, não temos inovações nem sistemas táticos consistentes.


Agora, para colocar lenha na fogueira, vocês viram algum treinador dessas equipes reclamando de elenco ou falando que o grupo que eles têm em mãos é mais fraco que o dos outros e por isso não fazem melhores campanhas?
Isso não é desculpa de INCOMPETENTE? Não é o discurso frequentemente usado pelo supercampeão Muricy Ramalho?

Técnico bom procura soluções, técnico incompetente, arruma desculpas e joga a culpa pelos fracassos nos outros.

Quando menciono que seria legal trazer treinadores de fora para evoluirmos, ainda tem gente que me critica. Isso se chama "benchmarking", isto é, aprender e por em prática as melhores ideias e soluções do mercado externo.

Como sugestão, seria interessante ver por aqui Marcelo Bielsa, Jorge Sampaoli e, porque não, um desses treinadores do Braga (José Peseiro) e do Celtic (Neil Lennon) .
Poxa, como eles conseguem montar defesas fortes e manter os ataques criando perigo, de vez em quando, nos contra-ataques?

Continuo afirmando que é a hora de pararmos com a soberba e de acharmos que somos os bons, o celeiro de craques, a unanimidade mundial.
Por que não sermos humildes e tentarmos reaprender o esporte para voltarmos ao topo?

Do jeito que está não dá para ficar, ainda mais pagando o que os clubes pagam para esses treinadores que se acham deuses e senhores da razão.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Quero ver o STJD ir atrás do Fred

Não é o STJD que gosta de se intrometer nas decisões dos árbitros e nas imagens dos jogos para punir jogadores que não foram punidos durante as partidas?

Pois é, quero ver eles irem atrás do Fred (Fluminense) para puni-lo nesta reta final de campeonato.

É legal ver que as punições só são dadas para os outros times. Para aqueles "escolhidos" e que têm sido favorecidos com enormes quantidades de erros de arbitragem, a lei é diferente e tem outro peso, não é mesmo?

O Fred não deu um empurrão e não derrubou o Junior Cezar no meio de campo para reiniciar a partida quando o Fluminense levou o 3º gol?
Isso não é agressão?
Então, por que não é punido?

Se o árbitro não teve peito para expulsá-lo, por que o STJD, com as imagens nas mãos, não toma a providência e o suspende por uma partida?

É fácil ver as imagens de jogos da Ponte Preta, Portuguesa, Náutico, Sport etc e puni-los para mostrar rigor e que o tribunal está atuando e punindo os infratores, agora, quando é contra time "queridinho", de patrocinador de peso e do centro rico do Brasil a conversa muda, não é mesmo?

Imaginem o Fluminense jogando sem o Fred logo agora que o Atlético/MG diminuiu a diferença?
Já pensou no prejuízo que o STJD poderia causar ao clube das laranjeiras?

É pelo visto esta punição só sairá em sonho.

E ainda tem gente que acredita na moral dos nossos dirigentes e dos nossos políticos e que o nosso campeonato é transparente e idôneo e que ele não é de cartas marcadas.

O povo cego e iludido......

Tottenham x Chelsea com árbitro brasileiro

Assisti à partida Tottenham x Chelsea pelo campeonato inglês e foi um belo jogo de futebol.
Eu fico aqui imaginando se a partida tivesse sido apitada por um árbitro brasileiro. Qual seria o resultado do jogo? Será que teria sido tão gostoso de se assistir?

Por aqui, apita-se tudo. Encostou, é falta. Trombou, é falta. Relou, é falta. Olhou para o adversário, falta e cartão.
Poxa, como querem que aumente o público dos estádios com a partida sendo parada a todo instante por qualquer coisinha?

Repararam na jogada do 4º gol do Chelsea? Ninguém ousou comentar ou reclamar de falta, não é mesmo?
E se tivesse sido aqui no Brasil, a gritaria não iria ser geral?

Afinal, quem está certo? O árbitro brasileiro ou o inglês?

Na minha opinião, o inglês, SEM DÚVIDA NENHUMA. O Juan Mata não faz falta. Ele vai NA BOLA, divide com o jogador do Tottenham com o CORPO. Ele não empurra, não levanta o pé, não desloca o adversário, ele simplesmente, dá o tranco de uma maneira legal e ROUBA a bola.

Será que algum dia veremos jogadas assim por aqui? 

A diferença de nível técnico e tático das 2 escolas de futebol está incrível. Enquanto por aqui ficamos falando asneiras do tipo "o campeonato mais disputado do mundo", por lá, eles prezam e brigam pela qualidade do evento, dos gramados e pelo conforto do público.

Quem está certo?
Qual campeonato movimenta mais dinheiro? Qual tem os melhores jogadores?
Em qual deles os jogadores desejam jogar por muito tempo?

Vamos continuar ouvindo e aceitando comentários de Arnaldo Cézar Coelho, Júnior, Caio Ribeiro etc, gente que "entende" muito do esporte e que não acompanha o dia a dia do futebol mundo afora, certo?
Pois é, vamos longe assim.

domingo, 21 de outubro de 2012

Santos e Muricy: Nada a ver!

Acho que já deu o tempo do Muricy Ramalho à frente do time. O Santos não consegue jogar 3 partidas seguidas em alto nível já que a equipe parece que continua sem conjunto e sem entrosamento.

Não adianta o treinador ir a público e choramingar falando de desfalques, contusões e convocações. É muita desculpa para pouco trabalho.

Na partida de hoje, o time estava desconcentrado e completamente sem "tesão" para jogar. Foram erros de passes e por displicência que irritaram até quem torcia para a Ponte Preta.

Já disse isso por várias vezes e vou continuar repetindo: Como a diretoria do Santos aceita pagar cerca de R$ 600 mil por mês para o treinador para ele armar o time com tantos erros e tanta falta de conjunto?
Não é jogar dinheiro fora?

Cadê a visão empresarial e de negócios dessa diretoria? E olhem que eles já acertaram muito, mas esse erro está arrebentando com o grupo e com o futebol do clube.

Para que ter um time bom se não tem um treinador que acompanhe o nível do elenco?

Para apresentar esse futebol medíocre é melhor contratar um treinador mais barato, que queira aparecer e que tenha vontade de trabalhar porque o Sr. Muricy parece que está de férias em Santos.

Chega de enganação, chega de lorota e de conversa fiada! Quando alguém vai ter coragem de prensá-lo na parede e cobrá-lo por resultados melhores?

Enquanto isso, o Z-4 volta a se aproximar perigosamente. Experimente perder para o Náutico em casa para ver só o desespero que não vai ser nas rodadas finais.

Atlético/MG bate o Fluminense e diminui a diferença

Foi um massacre. Não tem outro adjetivo para o jogo.

O Atlético/MG deitou e rolou na partida já que chutou 4 bolas na trave, exigiu pelo menos 3 defesas difíceis do Diego Cavalieri (goleiro do Fluminense) e teve um gol muito mal anulado, para variar.

Parece que foi uma goleada, não é mesmo? 
E o pior é que era para ter sido, mas por obra do acaso, a partida foi 3 x 2 para o galo mineiro.

Há muito tempo venho dizendo que o jeito de jogar do Fluminense é irritante. O time fica fechado atrás com todo mundo na sua metade do campo e sai rapidamente nos contra-ataques. Vez ou outra, acha um gol inusitado na partida e "cozinha" o jogo até o final.
Alguns vão dizer que é competência, tudo bem, concordo, mas que futebolzinho mais sem vergonha é esse, hein? 

Hoje, tivemos mais uma polêmica com relação à arbitragem. Queria saber o que ele apitou no gol de falta do Atlético/MG? Falta pelo Leonardo Silva empurrar a barreira?
Se foi isso, por que quando o Fluminense utilizou exatamente desse artifício, contra o Santos, valeu? E vale lembrar que o Thiago Neves fez o gol se aproveitando do buraco que ficou na barreira com o empurrão nos jogadores santistas. A bola foi chutada à meia altura e o Atlético fez o gol com a bola encobrindo a barreira, ou seja, não se aproveitou de nenhum buraco nessa formação. Por que vale para um e não vale para outro?

Será que voltamos a ter aquela época que a arbitragem tinha um critério para os times do Rio de Janeiro e outro para os demais clubes do resto do país?

Quantas polêmicas ainda teremos até o final dessa várzea que chamam de campeonato mais equilibrado do mundo?

De toda forma, o galo mineiro fez valer seu mando de campo, jogou com autoridade e ganhou com propriedade a partida. 
Mereceu a vitória com todas as letras e qualquer outro resultado diferente desse seria de uma injustiça sem tamanho.

Quem jogou como campeão foi o Atlético/MG e vou além, o Atlético merece esse título pelo futebol mais bonito e ofensivo jogado desde o início do campeonato. Agora, se vai ganhar o caneco é outra história.

Diferença de 6 pontos, será que ainda dá?

sábado, 20 de outubro de 2012

O Efeito Suspensivo do Neymar não diminui minhas críticas ao STJD

Para provar que o STJD é politiqueiro, gosta de fazer média e é incompetente, basta ver que o Santos conseguiu o efeito suspensivo para que o Neymar jogou contra a Ponte Preta.

Se o tribunal o puniu com 2 jogos, por que liberá-lo agora?

É incrível como esses cidadãos não sabem o que fazem ali.

O Neymar foi expulso em um lance de dividida de bola, um lance interpretativo, uns acham que merecia expulsão outros acham que não, tudo bem.
O fato é que não entendo por que esse tribunal inútil insiste em se meter nas decisões dos árbitros.

Parece até que o tribunal atende a interesses obscuros, como: interesses da TV (que vai transmitir o jogo e com Neymar em campo a audiência aumenta), interesses da CBF, dos empresários e por aí vai.

Já falei e repito que enquanto gente desse tipo estiver no comando de qualquer coisa ligada ao futebol, não tem como achar que os campeonatos são honestos e transparentes.

É uma pena, pois o povo brasileiro merecia mais.

O que acontece com o Grêmio?

Acompanhando de perto vários jogos do Grêmio, neste campeonato brasileiro, pode-se constatar a grande instabilidade que sofre a equipe.

Chega a ser impressionante como a equipe, no momento mais decisivo e importante do campeonato, perdeu pontos bobos quando jogou melhor que o adversário.
Foi assim contra Santos e Fluminense, por exemplo. Nos 2 jogos, o time teve atuação de gala no 1º tempo, marcou forte, no ataque, pressionou, chutou a gol, criou várias chances e não conseguiu abrir o marcador.
Quando abriu, em seguida, tomou sufoco e deixou a vitória escapar. Foram 2 empates que lhe custaram 4 pontos que estão fazendo falta nessa reta final.

Hoje, novo vacilo, contra o Coritiba, em casa. Para mim, foi o adeus ao título.
Não tem como um time ser campeão sendo que, quando precisou vencer, empatou.

O engraçado é que o Grêmio tem um elenco numeroso e de qualidade já que conta com jogadores como Zé Roberto, Elano, Marcelo Moreno, Kléber, Marquinhos, Marco Antônio, Fernando, Gilverto Silva, entre outros. É muita gente boa e experiente para oscilar dessa maneira.
Não pode, de jeito nenhum, e isso custou o título desse campeonato fraco e cheio de erros de arbitragem. O time poderia estar com a mão na taça e está, agora, lutando para sobreviver na vaga da Libertadores.

O pior é que os times do Luxemburgo vêm oscilando há tempos. Ano passado, o Flamengo foi bem até uma parte do campeonato, depois desandou e só ficou com a vaga na Libertadores no final e correndo risco.
Na época do Palmeiras foi a mesma coisa. Algumas vitória seguidas, uma certa empolgação e depois, várias derrotas e empates que minaram chances de título nos campeonatos que disputou.

Ainda não entendi a oscilação gremista, sério. Pelo que pude ver, não é problema de salário, não é problema de relacionamento de grupo e nem de entrosamento. Então, o que acontece?

O problema é grave e é bom corrigi-lo logo, ainda neste ano, senão, esses vacilos vão custar caro nos campeonatos do ano que vem. Ou será que o clube montou esse elenco caro e cheio de estrelas para só ficar entre os 4 primeiros dos campeonatos que disputa?
Dizer, por várias vezes, que a meta principal é a vaga na Libertadores não é de pouco tamanho e ambição?
Não é pensar pequeno?

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

STJD é sinônimo de incompetência

Não me surpreendeu as notícias de punição de 2 jogos ao Neymar e de que a Vila Belmiro pode ser interditada devido à dificuldade de prestação de socorro ao jogador Rafael Marques do Atlético/MG.

Eu já disse aqui que essa instituição, o STJD, não julga o que realmente interessa e da forma como deve ser julgada.

Trata-se de uma entidade politiqueira, corrupta e incompetente já que julga os outros de acordo com suas necessidades e interesses.

Por que fazer o Neymar ser suspenso por 2 jogos em um lance de dividida de bola? E olha que após a trombada com o Pará, os 2 se cumprimentaram (já que são amigos desde a época que o lateral jogava no Santos)!
Claramente se viu que não houve maldade. Houve um lance mais ríspido de jogo e pronto. Ele já foi punido, foi expulso da partida e cumpriu mais um jogo, mas o STJD é tão inteligente e tão competente que tira o melhor jogador do país por mais uma rodada do campeonato.
Em vez de procurar deixar a atração em campo para encher estádios e trazer mais público e visibilidade aos jogos, eles tiram-no de campo mais uma vez.

O mesmo ocorre no lance da Vila Belmiro. A culpa é do clube ou de quem autorizou e aprovou o projeto da reforma que ocasionou no degrau que impedia o acesso da ambulância ao estádio?

E vão interditar o estádio prejudicando o Santos? Tudo como se o clube já não tivesse sido muito prejudicado pela CBF devido as convocações de jogadores por um longo tempo para um monte de jogos sem sentido, ou seja, o time paga os salários de vários jogadores, luta para mantê-los no país e a entidade que rege o futebol do país, em vez de ajudar o clube, o prejudica????

Vai ser burro assim lá longe!!!


Depois, soltam manchetes "bombásticas" querendo explicações do porquê da queda de público, do Brasileirão, nos estádios nos últimos anos.
Quem vai querer pagar para ver jogos com tantos erros de arbitragem e de jogadores de baixo nível?
Quem vai querer ver jogos que mais parecem armados com resultados combinados?

Enquanto pessoas desse quilate continuarem a se intrometer na competição, o nível do futebol praticado aqui só tende a cair e os astros só tendem a sair cada vez mais cedo.

Incompetentes, essa é a palavra que qualifica o STJD.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O STJD não tem mais o que fazer?

Que absurda a notícia de que Juninho Pernambucano e Juan poderão pegar até 2 anos de suspensão porque descumpriram uma regra para fazer o exame antidoping.

Essa confusão toda criada é só porque eles foram aos vestiários de seus times ANTES de ir coletar a urina para fazer o exame.

Quer dizer que se eles consumiram alguma substância dopante, ela sai já na 1ª urina após o jogo? Ou seja, eles não poderiam ir aos vestiários porque poderiam urinar lá e diminuir a quantidade de alguma possível substância positiva para doping?
Ou, eles poderiam ingerir mais líquido para diluir a substância no corpo?

E a água que eles tomam durante o jogo não causa nenhum efeito?

As substâncias dopantes costumam ficar por quanto tempo no organismo?

Em vez do STJD se preocupar em investigar os erros de arbitragens, em evitar manipulações de resultados, evitar favorecimentos a alguns clubes e jogadores, eles se preocupam com coisas sem importância.

Claro que doping é um assunto importante, mas para fazer esse escândalo todo que estão fazendo e ameaçando punir os jogadores por até 2 anos, teria que ser algo mais concreto e não um desvio de caminho ao exame.

É por essas e outras que a nossa justiça é motivo de gozação e de falta de credibilidade. Eles não julgam o que deve ser julgado e não priorizam aquilo que é importante.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Viram como o Ganso estava fazendo mal ao Santos?

Por quantas vezes eu escrevi aqui no blog que o Ganso estava contaminando o grupo santista?

Por quantas vezes eu falei que era melhor vendê-lo logo?

As minhas previsões vão se confirmando. Santos vendeu o Ganso e melhorou o ambiente do grupo e o futebol dentro de campo.

Claro que ainda tem muito a melhorar e a equipe ainda apresenta muitos erros básicos, mas a vontade e a alegria dos jogadores em campo é outra.

Felipe Anderson é outro jogador, mais leve, solto e confiante. Quantas assistências ele deu nos últimos jogos?
Comparem agora com o Ganso? Quem deu mais passes precisos e certeiros nos últimos 2 anos?

O meio de campo da equipe está mais veloz e com mais movimentação. Mesmo com Henrique sem estar 100% fisicamente, o setor é mais participativo hoje do que quando tinha o Ganso como titular.

A marcação também melhorou já que Felipe Anderson volta com mais rapidez para compor o setor, tem muito mais mobilidade e sai com mais velocidade para os contra-ataques.

Alguém ainda duvida que o Ganso agia pelos bastidores do clube detonando tudo e todos à sua volta?

Mas, e se o Ganso voltar a jogar bola e estourar no São Paulo? Paciência, a vida segue e tomara que ele se dê bem em qualquer clube que jogar daqui para frente.
O fato era que ele não tinha mais nada a ver com o clube e isso estava atrapalhando a todos, inclusive seu rendimento em campo.

A sua venda foi acertadíssima pela diretoria santista, só a culpo por não ter feito isso antes, pois teria mais chances de brigar pelas vagas do G-4 do que tem agora.

A avacalhação na Arbitragem continua

Como alguém pode acreditar que o campeonato brasileiro de futebol é honesto tendo uma comissão de arbitragem tão bagunçada e sem gerência como a atual?

Como acreditar que os erros são por falhas técnicas ou qualquer coisa parecida e não "encomendas" para sempre deixar o campeonato em evidência na mídia e com emoção em todas as partes da tabela de classificação?

Ano passado foi aquela quantidade incrível de erros a favor do Corinthians, que acabou sendo o campeão brasileiro. Neste ano, os erros estão sendo, continuamente, a favor do Fluminense.

Será que tudo não passa de mero erro do acaso mesmo e estamos só fantasiando ou há algo maior por trás de tudo?

Olhem esses 2 links do site Justiça Desportiva. 

No 1º é anunciado o afastamento de árbitros e auxiliares para reciclagem, http://justicadesportiva.uol.com.br/42138-ASSISTENTE-E-DOIS-ARBITRO-SAO-AFASTADOS-APOS-POLEMICAS-NA-SERIE-A.html .

No outro, http://justicadesportiva.uol.com.br/42174-CHEFE-DA-ARBITRAGEM-AFIRMA-QUE-FLAVIO-GUERRA-NAO-ESTA-AFASTADO.html , é anunciado que o Flávio Guerra (um dos árbitros supostamente afastados) não está afastado e que, inclusive, vai participar do sorteio para jogos da Série B.

Agora, eu pergunto: é o autor da matéria que está maluco e postando coisas sem sentido e com informações erradas ou a comissão é que está bagunçada e não sabe nem para que existe?

É triste, mas essa é a realidade do nosso futebol. O esporte que movimenta paixões e que gira o maior volume de dinheiro nesse país tem uma gestão tão bagunçada e incompetente que a cada dia nos faz refletir se vale a pena acompanhá-lo.

domingo, 14 de outubro de 2012

Com um belo Apito Amigo, Fluminense vence a Ponte Preta

Como os campeonatos brasileiros, em regra, têm erros de arbitragem favorecendo os "grandes", não?

Hoje, MAIS UMA VEZ, o Fluminense foi "ajudado" pela arbitragem.

Já está ficando chato. É melhor parar tudo e entregar logo a taça para o time das laranjeiras e pronto.

Que coisa mais ridícula foi essa marcação de pênalti para o Fluminense?
Tudo bem que, como estava perdendo em casa, eu não tinha dúvidas que se precisasse o juiz iria dar uma forcinha, dar uns minutinhos a mais e tal, mas marcar o pênalti que ele marcou é para colocá-lo na cadeia.

Não tem o que discutir! A bola bate na mão do jogador da Ponte Preta! Ele não leva a mão à bola, a bola, chutada pelo jogador do Fluminense, vai em direção da mão do campineiro. Não há intenção de levar a mão à bola.

Será que é difícil o juiz interpretar a regra ou ele é mais um daqueles mal intencionados e que apitam com a camisa?

Que final de campeonato mais trágico. Aliás, que campeonato mais trágico é esse?
Que várzea!

Parece que voltamos àquela época em que decidir contra os times do Rio de Janeiro, no RJ, era uma das coisas mais difíceis do mundo já que a arbitragem sempre favorecia os cariocas. Jogava-se contra os 11 adversários mais o juiz, bandeiras, CBF etc.

Que retrocesso, que vexame.

Depois reclamam que não temos visibilidade, que a Europa só privilegia o que acontece por lá.
Claro, tudo que acontece por aqui é suspeito.

Esse povo não aprende mesmo.

Em jogo fraco tecnicamente, Santos vence o Vasco e foge da degola

O jogo foi bem fraquinho. Confesso, que esperava ver uma partida mais movimentada entre Santos e Vasco, hoje.

O Vasco mal armado no meio de campo, mal posicionado na defesa, dando espaços e marcando por zona.
O Santos lento, previsível, cheio de toques para o lado.
Enfim, foi um jogo que parecia de veteranos com pouca movimentação e muito espaço para os jogadores dominarem a bola, pensarem e tocarem de lado.

O lado positivo da partida foi a ótima atuação do argentino Miralles que fez 2 gols, criou algumas chances e buscou o jogo a todo momento. Vem melhorando a cada jogo e buscando seu espaço entre os titulares. Pelo que vi dele nos últimos jogos, é mais útil que o André no comando do ataque.

Bill não teve uma má atuação, mas deu para perceber que ainda não está com bom ritmo de jogo já que morreu depois dos 10 minutos do 2º tempo. E, por incrível que pareça, o Muricy o deixou em campo durante os 90 minutos. Vai entender o que se passa na cabeça desse treinador.

Felipe Anderson foi bem novamente com bons passes e muita movimentação. Só peca de vez em quando nos momentos em que acha que é Pelé e fica inventando dribles difíceis e passes de enfeite sem necessidade, mas com a cabeça no lugar e com foco certo, vai dar o que falar sim.

Pelo lado do time carioca, achei a equipe meio que desinteressada no jogo. Não sei, parece que há um problema interno que ninguém, diretoria e comissão técnica, conseguiu resolver. 

Claro que jogar com Felipe e Carlos Alberto no meio de campo complica para qualquer time já que os 2 não aguentam jogar em alto nível os 90 minutos e não têm mais fôlego para ajudar na defesa.
Desta forma, o meio de campo vascaíno não existiu e o Santos explorou bem as costas dos meias ofensivos e dos volantes nos contra-ataques.

Das equipes que brigam pelo G-4, o Vasco é o que está em um pior momento. Pior até que o Inter já que o time parece que perdeu o conjunto e a sintonia. Com a subida de produção do São Paulo, acredito que os cruzmaltinos têm tudo para ficar de fora da Libertadores do ano que vem já que o elenco se enfraqueceu demais durante a temporada. 
Poxa, contar com Pipico, John Cley e cia no banco é dose para leão! Parece até que é banco de equipe de Série B.

Como o Muricy gosta de falar em planejamento, por que ele já não começa o da temporada 2013 planejando férias antecipadas para os jogadores que ele espera contar no próximo ano para começar os treinamentos antes que todo mundo e com o time mais entrosado desde o início?

Por exemplo, dê férias ao Neymar, Felipe Anderson, Durval, Arouca, Henrique, Adriano já em Novembro.  Não seria melhor começar o ano com a equipe se preparando com antecedência? Assim, poderia-se trabalhar melhor a parte física da equipe que está péssima, poderia-se trabalhar melhor o conjunto, o toque e o entrosamento do grupo que também não estão lá essas coisas.

De toda forma, foi uma boa vitória, resultado que dá tranquilidade ao time santista e que praticamente o livra do rebaixamento já que, sinceramente, não creio que Sport e Palmeiras alcancem os 40 pontos no campeonato.

sábado, 13 de outubro de 2012

Dorival Jr. só pode estar de sacanagem

Não é de hoje que tenho acompanhado de perto a escalação do Flamengo e sou só eu que acho que o Dorival Jr. está maluco ou de sacanagem?
Sim, porque ninguém, em sã consciência, escalaria um meio de campo composto por Ibson, Cléber Santana e Léo Moura juntos, ao mesmo tempo.

Quem vai marcar? Quem vai auxiliar a defesa, quem vai cobrir as subidas dos laterais durante os 90 minutos?

Poxa, o Léo Moura, como lateral direito, já não é lá essas coisas, imagine jogando no meio de campo e pelo LADO ESQUERDO do setor?
Não foram poucas as vezes que ele ficou torto para dominar a bola. Ele, claramente, não estava à vontade na posição.
Não sei o que pensar nem o que dizer.

Como pode o Dorival cometer um pecado desses? 
Não é a toa que a equipe não vence ninguém já que tem sido muito mal escalado no principal setor da equipe.
O meio de campo é o setor da criação, da marcação, da movimentação, do toque de bola, ou seja, é a parte da equipe que tem que ter os jogadores com maior movimentação e habilidade, senão, a equipe não sairá da vala comum ficando extremamente limitada e burocrática.

O pior é que os erros estão acontecendo há tempos. 
Como pode o Ibson ser titular sendo que não faz nada de útil há muito tempo? De positivo, só conseguiu cavar uns 2 ou 3 pênaltis mandrakes e nada mais. É duro vê-lo como titular até hoje.

Será que o Dorival Jr. tem mesmo o comando do grupo?
Será que ele não tem sofrido pressão dos principais jogadores para escalá-los em determinados setores mesmo sem a sua concordância?

Do jeito que as coisas andam no clube, não duvido de mais nada.

Não abre o olho para ver se não cai. A turma de baixo está se movimentando e até o Atlético/GO voltou a vencer. Fica com essas maluquices por muito tempo para ver a 2ª divisão de perto. Daí, não adiantará chorar.

Cadê o futebol vistoso do Uruguai?

Ontem, a Argentina arrebentou com o Uruguai.

Foi um ótimo jogo, com muita movimentação e disposição tática, mas é incrível como a seleção uruguaia caiu de nível.
Parece que está acompanhando a queda do Diego Forlán (que não joga nada desde a Internazionale de Milão).

Cadê aquele futebol vistoso, raçudo e determinado da Copa do Mundo de 2010 e da última Copa América?
Cadê aquela marcação forte, aquele ataque rápido e finalizador?

Venho dizendo e repito, o futebol sulamericano está cada vez pior.

A Seleção do Uruguai é um exemplo clássico de como nossas equipes não conseguem se manter em alto nível por muito tempo.
Pode ser pela falta de recursos, pode ser pela falta de qualidade individual e também pode ser porque os jogadores já não têm mais "saco" de ficar viajando toda hora para lá e para cá.

Já pensaram nisso? Os jogadores estão dando preferência para ficarem em seus clubes, jogarem os torneios importantes lá da Europa mesmo e não os disputados por aqui.

Quem quer ficar jogando na altitude boliviana ou viajando por estradas pessimamente conservadas ao invés de ficar em luxuosos e confortáveis hoteis europeus?

Se a Conmebol e as federações nacionais sulamericanas não revisarem seu calendário, suas premiações e seus valores, as suas equipes vão ficar relegadas a um segundo plano e só seleções do nível do Iraque, China e Gabão vão dar valor para jogos amistosos e torneios.

É contra essas equipes que queremos jogar sempre?

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

9 pontos em 9 jogos. Será que ainda dá para tirar?

9 pontos em 9 jogos, é essa a diferença que Grêmio e Atlético/MG têm que tirar para o Fluminense se quiserem ser campeões nacionais.
É possível? É sim, mas pela consistência do tricolor carioca em todo o campeonato, a tarefa deve ser mais difícil do que parece.

Se levarmos em consideração que o Fluminense só perdeu 2 jogos dos 29 disputados até agora, a tarefa vira uma missão impossível. Será que o Flu conseguirá fazer o que não fez até agora que é perder várias partidas seguidas?

Se o tricolor carioca empatar todos os jogos daqui para frente, Grêmio e Atlético terão que fazer, no mínimo, 18 pontos em 27 possíveis, o que dá um aproveitamento, nas últimas rodadas, de 66,6%, aproveitamento bem possível de se obter já que os 2 têm aproveitamento de 64,3% até o momento.

No histórico dos treinadores, Luxemburgo (Grêmio) já tirou 5 pontos em 5 jogos em 2004 quando dirigia o Santos e levou a taça sobre o Atlético/PR e Cuca (Atlético/MG), conseguiu a proeza de vencer 6 e empatar 3 partidas nas últimas 9 rodadas do Brasileirão de 2009 com o Fluminense, fato que livrou o time carioca do rebaixamento.
Portanto, os 2 treinadores sabem bem o que fazer nas rodadas finais para conseguir os resultados que lhes interessam, agora é saber se conseguirão colocar em prática aquilo que sabem.

Dos 3 que disputam o título, o Grêmio é o time que está mais sólido ofensivamente. A equipe ataca, pressiona e encurrala o adversário no seu campo. Tem feito bons jogos, mas só acho que demorou um pouco para engrenar no campeonato. Se a evolução tivesse sido antes, acredito que poderia estar com mais chances de título.

O Atlético é o que tem jogado o pior futebol. Aquele futebol envolvente, gostoso de se ver e ofensivo acabou. Agora, o time parece um bando em campo, bastante dependente do Ronaldinho Gaúcho e a defesa parece que não se encontra em campo. Talvez, nem se classifique para a Libertadores, pois o futebol das últimas partidas tem sido bem fraco.

O Fluminense tem sido competente, mas é uma equipe tão pragmática e limitada que dá até raiva de ver seus jogos. Com o elenco que tem, poderia ser uma equipe mais ofensiva e mais envolvente. Às vezes, o time passa a imagem de que está com sorte já que por várias vezes o time foi envolvido pelo adversário, tomou sufoco e pressão, mas "achou" um gol e saiu vencedor.

Sorte de campeão? Pode ser, mas ainda prefiro o futebol do Grêmio e o do Atlético/MG do início do campeonato a esse do time carioca.

Como futebol não é justiça e sim competência, sagra-se campeão aquele que perde menos e vence mais. Quem não gostar, que tente mudar a regra ou que assista outro esporte.

Que há chances dos 2 adversários baterem o Fluminense, isso há, mas sinceramente, acredito que, pelo histórico deste campeonato, o Fluminense será o campeão brasileiro de 2012.

E agora Palmeiras, a culpa é de quem?

A culpa não era do Felipão? Por isso, o clube trocou de treinador, certo?
E para aquela parte da imprensa imediatista que adora cornetar em cima de um ou outro jogo, quem é o culpado pelo iminente rebaixamento palmeirense?
Poxa, o time não vinha de 3 vitórias seguidas e, por isso mesmo, o Felipão estava minando o clube?

Vai demorar para sair notícias falando que o Gilson Kleina é treinador de time pequeno ou que foi um erro tê-lo contratado?

Ratifico o que venho dizendo sobre o verdão. A culpa não foi, não é e não será do treinador enquanto a diretoria agir com amadorismo e de maneira passional.

O elenco foi pessimamente montado e não há jogadores de, pelo menos, nível mediano no grupo para conseguir um feito extraordinário.

Infelizmente, o Palmeiras não saiu do pedestal. Achou que o título da Copa do Brasil resolveria seus problemas. 
Uma coisa é ganhar torneio mata-mata e outra é pontos corridos. Vê-se claramente que além da falta de planejamento, há falta de gestão e competência futebolística.

Ninguém no clube entende que são competições diferentes que devem ser disputadas de maneiras diferentes e, se possível, até com grupo diferente.

O Gilson Kleina é um bom treinador e tem potencial para crescer e melhorar, mas não é milagreiro (ou mágico).

Há quanto tempo venho falando que o Palmeiras é favorito ao rebaixamento?
Há quanto tempo falo que o time é ruim?

Agora, é sentar e rezar muito, pois a salvação não parece estar próxima do clube.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Que avacalhação!!

Eu já venho falando há um certo tempo que este campeonato brasileiro é o pior dos últimos anos.

É incrível como tem acontecido erros grosseiros de arbitragem e, curiosamente, sempre a favor dos times grandes (ou dos mais tradicionais).
Ontem, por exemplo, foi incrível o erro do impedimento muito mal marcado no gol do Bahia. Gol que poderia mudar a história do jogo já que a equipe da casa estava bem melhor em campo e dominando as ações.
Queria saber se a jogada fosse no ataque do Fluminense se o juiz teria peito de anular o gol da mesma forma.

Não tiro os méritos do Fluminense em todo o torneio, mas é chato ver que se trata de um time que não empolga, que joga um futebol pragmático e que joga no erro dos adversários.
Com as estrelas que tem no elenco, esperava-se mais desta equipe e claro, esperava-se mais ofensividade.

Agora, o que falar de um campeonato em que os juízes e seus erros são muito mais falados e enaltecidos que as vitórias de alguns times nos jogos?
O que falar de um campeonato que não para NUNCA, seja durante Olimpíadas seja durante jogos da Seleção Brasileira desfalcando os clubes de seus principais jogadores?

O Brasileirão 2012 é a maior avacalhação da história! Se estava ruim com Ricardo Teixeira no comando, o que falar do Marin, Andrés Sanchez e cia?

A cada dia que passa eu assisto a menos jogos. Não aguento e não tenho mais paciência para assistir a tantos jogos ruins e a tantos resultados que parecem moldados para atender a interesses de televisão de forma a manter o equilíbrio e a competitividade até o final.

Um campeonato chato, pobre tecnicamente e esvaziado de público nos estádios, esse é o retrato do nosso "grande e forte" campeonato brasileiro.

Ainda bem que tenho TV a cabo assim, posso assistir aos campeonatos inglês, espanhol, champions, liga europa etc, porque o brasileiro não dá mais.