sábado, 28 de maio de 2011

Falcão vai seguindo minha previsão. Está destruindo o Inter/RS rapidinho

Conforme previsto aqui neste blog, Falcão vai destruindo o Inter/RS com seu fraco trabalho técnico.


Ele não tem competência nem conhecimento suficientes para dirigir um clube desta grandeza. Ele no máximo pode ir bem em um Caxias, um Guarani, um Náutico......... Na minha opinião, ele não entende de futebol.


Foi um craque de bola, mas ser treinador é diferente. É preciso liderança, conhecimento tático, é preciso ver o jogo e conseguir mudá-lo quando estiver em uma situação adversa. Ele nunca fez isto e, pelos seus fracos comentários, nunca mostrou algo que provasse ter este conhecimento.


O Inter vai colhendo os frutos da besteira que fez. Perder para o Ceará em casa é um resultado para se preocupar sim já que o time nordestino é bem fraquinho.


Os torcedores adversário devem estar rezando para que ele fique à frente do Inter por muito tempo. Mas quem gosta de futebol bem jogado (como eu) deve estar implorando a Deus para que ele caia.........

Botafogo vence Santos B pelo Brasileirão

Após assistir a final da Champions League tive o desgosto de ver uma péssima partida pelo Brasileirão.

Como salta aos olhos a mediocridade do futebol brasileiro atual.

O Botafogo, para mim um dos favoritos ao rebaixamento deste ano, sofreu para vencer o Santos B no RJ.
Os 2 times judiaram da bola e confesso que por diversas vezes mudei de canal devido à chatice do jogo e a grossura dos jogadores.

Acho que a desculpa do Santos de não se preocupar porque está utilizando o time B não é adequada já que, se analisarmos direito, o time deve perder 6 jogadores por um bom tempo. Neymar, Elano e talvez, Ganso para a Copa América e Danilo, Alex Sandro e Alan Patrick para o Mundial Sub-20. Então, é este o time que deve jogar várias rodadas do Brasileiro e o ele é sofrível. O Muricy insiste em atuar com apenas 1 meia mais ofensiva e 3 volantes no meio de campo. Dava para ter entrado com o Pará na lateral (abrindo mão dos 3 zagueiros) e colocado o Felipe Anderson (muito melhor e mais útil que o Alan Patrick) no meio junto com o Alan Patrick na armação. O time ficaria mais leve e mais ofensivo para enfrentar um time bem ruinzinho.

Rodrigo Possebon é muito fraco e Charles está completamente sem ritmo de jogo e fora de forma. Assim, pode escalar 10 zagueiros que vai perder. Não tem jeito.
Se o time titular já anda dependente do Neymar, imagina o reserva? Quem pode fazer a diferença em um jogo enrolado? Não vejo ninguém atualmente.... Nem o Ganso...

De toda forma, o campeonato está apenas começando e dá tempo de remantar o elenco e reforçar adequadamente, mas já me antecipo, acho que o Santos não tem elenco de qualidade tão volumoso assim. Só se salvam uns 4 ou 5 jogadores. O resto é comum.

Com relação ao Botafogo, acho o trabalho do Caio Júnior bem fraquinho. O do Joel foi muito melhor e olha que ele tinha um elenco mais fraco que este aí.......

Barcelona passeia em Londres e é Campeão da Champions League

Foi uma aula de futebol. Que jogo fez o Barcelona.
Com exceção dos 5 primeiros minutos de jogo e dos 5 minutos depois do gol de empate do Manchester United, o jogo todo foi dominado pelo Barcelona.

A marcação pressão, a posse de bola, as jogadas em velocidade, os dribles curtos, os recursos técnicos dos seus jogadores são um espetáculo à parte.

Não tem nenhuma SELEÇÃO no mundo capaz de bater este time. O segredo do time espanhol é que todo mundo sabe jogar e todo mundo marca. Ou seja, ataca com os 10 jogadores e defende também com os 10. Assim, fica um time coeso e organizado em campo e, se vocês repararem, sempre tem mais jogadores do Barcelona perto da bola que dos times adversários. Parece até que o time entra em campo com 14 ou 15 jogadores.

O Alex Ferguson (técnico do Manchester United) errou feio na escalação e na disposição dos jogadores em campo. Ele formou o meio de campo com Carrick, Valencia, Park e Giggs e se esqueceu de marcar a melhor e mais mortal arma do time espanhol que é a subida do Daniel Alves pela lateral. O certo era entrar com o Nani no meio no lugar do Valencia e abrir o Giggs para jogar nas costas do Daniel Alves, assim, se ele subisse muito ao ataque, deixaria um buraco na defesa.
Chicharito fez uma péssima partida também o que fez Rooney jogar praticamente sozinho no ataque. Aí vai outro erro do Ferguson. Ele poderia entrar com o Giggs aberto na esquerda NO ATAQUE e poderia jogar com o Nani e Valencia no meio junto com Park e Carrick. Ou melhor, poderia ter entrado com Fletcher e Carrick de volantes e Park e Nani no meio. Giggs e Rooney. Todas estas alternativas que dei aqui são melhores que a que o Ferguson escolheu.

De toda forma, o Barcelona foi superior. Mostrou ao mundo como se joga futebol moderno e competente. Não diminuo em nada a conquista e a valorizo mais ainda já que na semifinal bateu com méritos o Real Madri.

Parabéns ao Barcelona e continuo torcendo para que apareça algum time capaz de chegar perto desta forma de jogar para que nós, que adoramos futebol, possamos curtir ainda mais este esporte.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Peñarol x Vélez Sarsfield

Ontem assisti a uma ótima partida pela semifinal da Libertadores.

Peñarol x Vélez fizeram um jogo bem disputado e que me fez refletir um pouco sobre o atual momento do futebol brasileiro.

Se analisarmos jogador a jogador veremos que os 2 times são limitados, mas eles têm algumas enormes vantagens em relação aos clubes brasileiros. Sabem quais são?

As 2 equipes têm melhores treinadores que os brasileiros e seus jogadores são mais disciplinados e mais aplicados taticamente.
Ou seja, TODOS os jogadores participam do jogo, TODOS marcam, TODOS correm o campo todo, TODOS disputam a bola....... Assim, os times, mesmo limitados, tornam-se difíceis de serem batidos já que jogam no conjunto!

Os treinadores brasileiros são muito fracos. É só assistir e acompanhar mais de perto as partidas que veremos que nossos times não têm um sistema defensivo nem um padrão de jogo definidos. Ou seja, parece que os treinadores acham que o certo é trabalhar só a motivação, gritar nos vestiários, dar esporros, etc. quando na verdade, o importante é trabalhar o esquema de jogo, o posicionamento em campo, saber o que fazer com a bola nos pés, saber para onde se deve correr, onde se deve lançar a bola, quais os pontos fracos do adversário, como explorar estes pontos fracos.

Com raríssimas exceções, não vemos isto aqui no Brasil e é por estas e outras que estamos acumulando fracassos atrás de fracassos, seja em Copa do Mundo seja em Libertadores.
Nosso futebol vai se definhando e ainda ouvimos e achamos bonito as vinhetas da Globo dizendo que "somos o país do futebol" ou "temos o melhor futebol do mundo"...........

Continuem pensando isto e não sujem a bota na lama não para ver o que vamos ganhar nos próximos anos.

Aguardem para ver.

Flamengo negocia volta de André (ex-Santos)

O Flamengo vai tentando encontrar uma solução para a ineficiência do seu ataque neste ano.

André, ex-Santos, está em negociação com o clube rubro-negro.

Acho-o um jogador bem comum. Igual a ele, sem fazer muita força, vamos encontrar uns 500 só no Brasil.

Ele é alto, tem bom cabeceio e bom posicionamento de área, mas é perdedor de gol. Ele fez muitos gols ano passado pelo Santos porque até um poste fazia com aquela filosofia super ofensiva do time praiano. Sobravam muitas bolas na beira da área e não era difícil colocar a bola para dentro.

Quando ele foi vendido para a Ucrânia, eu disse que era bom negócio para o clube já que ele não valia tudo o que estavam pagando por ele.

Na Ucrânia, ele foi eleito a PIOR contratação do ano. Foi emprestado ao Bordeaux da França e não conseguiu ser titular em um jogo sequer. Foi reserva e jogou poucos minutos.

O que tem me deixado bem chateado com o futebol brasileiro é esta mania de gastar milhões para repatriar jogadores comuns ao invés de procurar por melhores e mais baratos jogadores sulamericanos. Vejam o Palmeiras que está trazendo o bom Martinnuccio do Peñarol por 1 milhão de dólares apenas.

Quanto o Flamengo vai gastar com a aquisição do André? Continuo achando que será mais um dinheiro jogado fora.......

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Santos vence com mais uma "goleada" de 1 x 0

O Santos venceu o Cerro Porteño no Pacaembú e agora joga por um empate na partida de volta no Paraguai para ir à final da Copa Libertadores.

O resultado pode parecer magro ou que o Santos não fez o que dele se esperava, mas não é bem assim não. Temos que lembrar que a equipe está na semifinal de um campeonato e, nesta fase, é muito difícil fazer placares mais elásticos seja pela qualidade técnica do adversário seja pela fase que disputam.
Ou seja, o mais importante é vencer a partida e, depois se der, golear.

O Santos não fez uma grande partida. Jogou bem, mas o time entrou muito tenso em campo, Pará foi facilmente envolvido na sua lateral pelo ataque adversário e o time não teve a mesma pegada no meio de campo.

Acho que o Muricy errou um pouco na escalação do time já que poderia ter colocado o Danilo na lateral e entrado em campo com o Alan Patrick.
Zé Love não dá mais para aguentar. Meu Deus, libere logo ele para o Genoa. Cada bola em seus pés era lance para o adversário. Depois que saiu, o Santos melhorou muito em campo.

Pelo que eu vi, o Santos estava um pouco amarrado em campo. A preocupação principal do time era não tomar gols em casa e o Cerro surpreendeu marcando a saída de bola do Santos e atacando com inteligência e paciência. Fez a bola rodar de lado a lado do campo com muita técnica.

Enfim, o Cerro agora terá que ganhar por 2 x 0 para se classificar e, caso o Santos faça um gol, terá que fazer 3 para se classificar. A missão do time paraguaio não é fácil já que o Santos não perde há 15 jogos.
Muricy tem que rever seus conceitos e sua escalação se quiser se classificar sem passar sufoco, mas confesso que eu nunca vi o Santos se classificar (ou vencer) um campeonato sem emoções fortes!

Mais um Chapéu no Corinthians. Seedorf renova com o Milan

Quando eu mencionei aqui neste blog que o Corinthians virou um time de mídia, muitos amigos me criticaram falando que eu estava sendo sensacionalista.

Pois é, o Seedorf renovou com o Milan. É mais um jogador que, segundo o Neto e o jornal Lance, estava fechado com o Corinthians para fazer parte de um super time para o Brasileirão 2011.
Quanta notícia plantada que anda saindo neste momento no esporte brasileiro, não?

Alguém tinha alguma dúvida que o Seedorf iria trocar a vida que tem na Europa para ir treinar em Itaquera e comer por kilo no Tatuapé?

Poxa, as pessoas têm que ter mais coerência com as notícias que jogam na mídia. O Seedorf mora em uma mansão em um dos condomínios mais caros de Milão, viaja para França, Portugal, Espanha, etc em apenas 1 hora de vôo e iria trocar tudo isto para ir jogar no Brasileirão pelo Corinthians e correr o risco de jogar em estádios sem a mínima infraestrutura e a treinar em um bairro afastado, pobre e sem a mínima segurança?

É por estas e outras que eu digo que o Corinthians está se definhando e a torcida fica com os gritos de é um bando de loucos, timão e o e outras babaquices...... Se não cobrarem seriedade e transparência do seu presidente, o rebaixamento nos próximos anos será certo.

Quantos jogadores o Corinthians revelou na base? Quanto o clube ganhou com venda de jogadores? Querem um exemplo? O Dentinho foi revelado na base e o Corinthians só arrecadou 20% da venda. Estranho, não?

O time virou barriga de aluguel e refugo para quase aposentados. Isto é um perigo porque na hora que pararem de investir em mídia no clube (porque não vai ganhar nada com elencos deste tipo), vai ser uma quebradeira geral. Cuidado Corinthians!!

terça-feira, 24 de maio de 2011

E a venda do Alan Patrick por 6 milhões de Euros? Será que a contratação do Alex pelo Corinthians foi boa realmente?

Tem alguma coisa estranha acontecendo no Corinthians e não é de hoje.

Venderam o Dentinho para Ucrânia e o Corinthians só vai receber 20% da transação. Ou seja, não vai receber quase nada.

Agora, compram o Alex por 7 milhões de Euros em uma transação que eu questionei os valores já que pelo que falam dele, para mim ele valeria uns 15 milhões de Euros no mínimo.

Se formos fazer uma comparação de valores, o Santos, pelo que está sendo negociado, está vendendo o Alan Patrick por 6 milhões de Euros. Aí eu pergunto: Quem é Alan Patrick?

Trata-se de uma das revelações da base do Santos e que nunca se firmou na equipe principal e ficou no banco do Sulamericano sub-20 pela seleção brasileira.
É um bom jogador? É sim. Mas o que estou comparando são os valores negociados.

Se o Alan Patrick que nunca se firmou como titular no time do Santos e nunca ganhou um título de Libertadores e Mundial de Clubes como o Alex ganhou na carreira (ganhou com o Internacional/RS em 2006) por que o Alex vale praticamente a mesma coisa que o Alan? O Russos foram tão otários assim na negociação?

Será que o Corinthians foi um negócio da China? Ou será que comprou mais um problemático com alguma contusão omissa??? Alguém se lembra do preço que ele foi vendido para o Spartak em 2006? Se ele é tão bom assim, por que nenhum time de maior expressão europeu tentou sua contratação? Ninguém está achando esquisito?

O pior é que a torcida e a imprensa ficam com esta conversa de retardado falando: Timão e o timão e o. É coringão para cá, timão para lá e e vaca indo para o brejo..... E olha que eu estou falando antes de acontecer. Não estou esperando para me posicionar.
O Andrés Sanchez está levando o time para o buraco financeiro e futebolístico.

Para o Santos, a venda do Alan Patrick é boa. Acho que o valor está de bom tamanho e o Felipe Anderson (outro jogador da base) é melhor que ele. Portanto, é melhor realizar logo o lucro.

Ricardinho no Bahia

E o Bahia anunciou a contratação do meia Ricardinho.

Acho que para o jogador está de bom tamanho. Há anos ele vem enganando os times "grandes" brasileiros.

Eu nunca fui fã deste jogador por achá-lo lento, sem poder de marcação e desagregador de grupo.

Ricardinho tem como lado positivo um bom chute, bom passe e boa cobrança de falta que para um time extremamente limitado tecnicamente como este do Bahia pode ser útil. Sua experiência pode ajudar nos momentos mais decisivos....

Se foi boa a contratação? Acho que não. Não sei quanto foi a transação, mas se eu fosse o Bahia, tentaria pegar uns 3 jogadores do sub-20 bons de bola que sairiam mais barato que ele. Para vocês entenderem o que estou falando, o que um jogador de 35 anos poderá acrescentar ao Bahia? Ainda mais um que já jogou em vários clubes grandes e ganhou vários títulos importantes? Qual será a sua motivação?

Repito, eu apostaria em alguns jovens de valor......

Bianchi no São Paulo. Não sei não.....

Ainda estou pagando para ver o Carlos Bianchi no São Paulo.

Mais uma vez temos que ter cuidado com a conjugação do verbo já que Bianchi FOI um técnico espetacular.

Ganhou a Libertadores de tudo quanto é jeito e armou times realmente muito bons (principalmente no Boca Juniors).

O que receio é o tempo que está inativo. Ele está há pelo menos 6 anos sem treinar nenhuma equipe e sempre que foi procurado, alegou problemas familiares para recusar as propostas.

Alguém sabe o que ele andou fazendo neste período? Acompanhou os jogos e a evolução de marcação e posicionamento em campo?

O futebol tem mudado muito nos últimos anos. Os conceitos que eram avançados na sua época podem já não ser tão bons hoje.

E a situação do Carpegiani, como fica? foi demitido, recontratado e agora sai de novo? Logo agora que está arrumando alguns problemas do time?

Não sei não, acho que pode ser notícia plantada.........

De toda forma, se der certo, acho que pode ser um bom treinador para o time. Mas eu particularmente acho que a filosofia do São Paulo e a característica de vários jogadores do grupo é mais para técnicos que armam suas equipes ofensivamente e com um futebol mais leve. Dorival Júnior seria a pedida certa para este time tricolor....

domingo, 22 de maio de 2011

O Fluminense precisa cair na real logo senão vai fazer papelão

O Fluminense jogou muito mal contra o São Paulo na estréia do Brasileirão 2011.

Deixar o time nas mãos de um interino tanto tempo resulta em queda de rendimento no longo prazo.
O Fluminense parece que não aprendeu nada com o Santos do ano passado. O time santista tinha mais time que muitos que chegaram à sua frente. Começou bem com o Martellotte, mas depois, devido à falta de qualidade técnica do seu treinador, caiu na mesmice e foi facilmente batido pelos adversários e chegou até a jogar a toalha muito cedo para o campeonato.
Neste ano, o Santos se mexeu mais rápido e quase perde os 2 campeonatos que estava disputando. Conseguiu a tempo ganhar o primeiro (Paulistão) e está vivo no segundo (Libertadores).
O Fluminense, ao contrário, manteve o interino até a chegada do técnico Abel Braga. O problema é que ele só chegará no final de junho e do jeito que as coisas estão indo, vai ser difícil para o abelão colocar sua proposta de jogo em prática.

O time não marca nada nem ninguém. Seus adversários dançam e rebolam na frente da sua área e ninguém faz nada com isso, o time não chuta de fora da área, seus atacantes perdem gols (quando o time cria alguma coisa), não tem uma jogada ensaiada, não tem uma ultrapassagem dos laterais. Enfim, o time está um caos em campo e os principais jogadores quando jogam não rendem o mínimo necessário para ajudar o time.

Fred hoje não jogou de novo. Não sei como ele conseguiu ser convocado para a seleção. Deve ter sido um pedido do presidente do clube para vendê-lo logo porque aguentar pagar seu alto salário para ele não jogar é difícil para qualquer time do mundo.

Na minha opinião, o time precisa de um chacoalhão imediato senão vai brigar para não cair. O elenco é fraco e limitado..........

Falo isto pelo que observei já na primeira rodada do campeonato e pelo que vi no carioca e na libertadores deste ano (em ambos a equipe foi eliminada precocemente).

Tem Comentarista que é maluco

Tenho assistido a muitos jogos pelo SPORTV (que tem os direitos de transmissão de vários campeonatos) e fico abismado de ver e ouvir uma enorme quantidade de besteiras que são faladas pelos seus comentaristas.
Com exceção do Maurício Noriega e do Renato Maurício Prado os demais comentaristas são bem fracos, só comentam o óbvio e não agregam quase nenhuma informação.

Hoje, por exemplo, o Paulo César Vasconcelos fez um comentário de quem não conhece nada de futebol.

O comentário foi: "O Fluminense é o favorito no jogo contra o São Paulo porque tem um dos melhores elencos do Brasil".
Pelo amor de Deus! Fluminense um dos melhores elencos do Brasil??? Quem?
Fred? Deco? Conca?
Vamos equilibrar a disputa: Ricardo Berna, Gum, Leandro Euzébio, Mariano, Rodriguinho, Carlinhos e por aí vai.

Na realidade, conforme eu já comentei aqui no blog, os comentaristas têm que parar de falar no tempo presente. Frases como "Fred É um excepcional centroavante" ou "Deco É um craque de bola" ou "Conca É o melhor meia do Brasil" deveriam ser corretamente conjugadas como "Fred FOI um grande centroavante", "Deco FOI um ótimo meia" e "Conca FOI um ótimo meia no campeonato do ano passado".

Dizer que o Fluminense tem um dos melhores elencos do país baseando-se apenas que o clube tem estes 3 jogadores é no mínimo fazer papel de ridículo!

Ricardo Berna é um ótimo goleiro para o Caxias, o Paraná Clube, Portuguesa, Guarani..... Não tem nível para ser goleiro de time grande.
Da zaga nem preciso comentar. Gum, Leandro Euzébio e cia poderiam muito bem serem titulares do Mixto/MT ou do Cene/MS.
Carlinhos e Mariano são 2 laterais que não marcam ninguém e Júlio César vai no mesmo caminho.

Resumindo, o Paulo César falou o óbvio para quem não entende e não acompanha nada de futebol. Para quem acompanha (como eu), fez o favor de me convencer a colocar a TV no mudo e só assistir ao jogo (sem ouvir nenhum comentário adicional dele) para não me deixar surdo com tanta asneira.

A Globo, com o dinheiro que tem, poderia investir em jornalistas esportivos mais renomados e com conhecimentos técnicos dos esportes. Se vocês assistirem às discussões e aos programas esportivos da ESPN não conseguirão assistir a um jogo sequer nos canais globais. Isto é fato.

PVC, Mauro César, Gian Oddi, Trajano, Juca Kfouri, por exemplo, são disparados melhores comentaristas que qualquer outro do meio esportivo atual no Brasil. É uma pena que trabalhem apenas no canal fechado.

Pintou o 1º Candidato a Rebaixamento do Brasileirão 2011

Tudo bem que é apenas a 1ª rodada do Brasileirão 2011, mas já dá para ver que o Botafogo é um dos seríssimos candidatos ao rebaixamento do campeonato.

Que time ruim! Apático, lento, sem criatividade.....

Mas o problema não era o Joel Santana? Pelo que tenho visto, depois da sua saída a equipe só piorou.

Não tem nenhum padrão de jogo e os jogadores não têm nenhuma vibração em campo.

A diretoria cogita trazer Diego (ex-Santos) e sonha com Seedorf (mais um????)!!! Meu Deus, não dá para ser mais humilde e viver dentro da realidade?

É difícil uma diretoria acompanhar o dia a dia do clube, analisar os treinamentos, analisar a postura e a liderança do técnico frente à equipe...... Se o clube gastar o que pretende com estes 2 jogadores vai resolver os problemas do time?

Quer dizer que o problema principal da equipe está na falta de criatividade do meio de campo?
O time não marca no meio de campo, sua defesa é uma peneira, seus laterais não marcam com eficiência e a culpa principal é a falta de um (ou 2) meias criativos?

Parabéns diretoria! Pelo jeito vocês vão trabalhar duro para voltar à 2ª Divisão no ano que vem porque estão dando uma aula de incompetência... Jájá vão pedir para o Joel voltar só que aí será tarde.........

Começou a saga de Pênaltis PRÓ CORINTHIANS

Começou a saga de pênaltis pró corinthians no Campeonato Brasileiro.

Pior é que não demorou muito para acontecer. Já na 1ª rodada, o 1º pênalti pró corinthians (pênalti mais do que inexistente).

Alguns corinthianos vão falar que o pênalti a favor do Grêmio também não foi, o que concordo. Mas por que dar um para compensar o erro?

Qual o percentual de compensações que são dados para os adversários do Corinthians quando o erro favorece o time paulista? Eu nunca vi um time ser compensado por um pênalti dado a favor do Corinthians quando na realidade não foi. Ou seja, por que o Corinthians é sempre beneficiado pela arbitragem?

O grande problema disto tudo é que como este time do Corinthians é muito limitado e a Globo o elegeu como seu time "queridinho", vão tentar manter as esperanças de alguma classificação importante do time com o intuito de manter a audiência do campeonato. Só pode ser isto. Não tem mais nenhuma explicação.

Acho que o Corinthians foi melhor no segundo tempo do jogo e poderia ter vencido sem esta "ajudinha". O que acontece é que o time tem problemas em todos os setores.
A defesa é lenta e pesada, o goleiro é pequeno e inseguro, as laterais têm 2 jogadores muito limitados e o meio de campo é muito pouco criativo. Aí vem um dirigente lunático (Andrés Sanches) e acha que a contratação do Adriano vai resolver tudo?!!!!?

Não tem jeito. Agora é contar com a ajuda da arbitragem para não lutar contra o rebaixamento e manter (mais uma vez) as suspeitas com relação à idoneidade da arbitragem do campeonato.......

Pelo jeito, tudo isso já começou mal .......

Que coisa mais ridícula! Agora a imprensa fala que o Ronaldinho Gaúcho é Gênio

E não é que bastou apenas o Ronaldinho Gaúcho fazer uma boa partida para toda a imprensa começar a falar que o Gênio voltou ou coisas do tipo.

Repito o título do post: Que coisa mais ridícula!

A imprensa tem que parar de analisar os jogadores baseando-se apenas em uma partida. E que partida foi esta?
O Flamengo jogou em casa contra o time B do Avaí na estréia de um campeonato que terá 38 rodadas. Ou seja, enfrentou um adversário que o seu time principal já é limitado e o clube inteiro está concentrado na Copa do Brasil. Então, jogar bem contra um time desses não é nenhum feito extraordinário. É apenas uma obrigação para um jogador que ganha R$1 milhão por mês.

Fico feliz pela volta do seu entusiasmo e pela volta do seu futebol habilidoso, mas confesso que espero que ele faça exibições de gala (condinzentes com seu salário) contra equipes tradicionalmente mais fortes e com melhores defesas.

Não analiso baseado por um jogo só. Analiso o contexto como um todo e nisto ele não tem sido diferenciado não.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Que convocação mais esdrúxula esta da Seleção Brasileira!!!

Alguém entendeu e/ou gostou desta convocação da Seleção Brasileira de Futebol para 2 amistosos caça-níqueis?

Que coisa mais ridícula! Para que convocar 4 goleiros?

Por que o Marcelo (lateral esquerdo do Real Madri) está fora da lista se ele com uma perna só é melhor que o André Santos e o Adriano juntos? Dizem que ele não sabe marcar, pois é, a minha resposta é: Assistam aos jogos do Real Madri.
Quando ele foi treinado por um treinador de ponta e que entende dos conceitos do futebol, evoluiu e é titular absoluto nas mãos do Mourinho. Aliás, pergunta para o Mourinho se ele troca o Marcelo por qualquer um destes convocados pau a pau? Preciso acertar a resposta?

Elias é reserva no time limitado do Atlético de Madri. Acho que ele não seria titular nem no Júnior Barranquila da Colômbia. Uma convocação de um jogador mediano e comum. Igual a ele, devemos encontrar uns 300 jogadores de seleções de menos tradição que o Brasil. Ou seja, se é para chamá-lo, convoque o volante do Horizonte do Ceará que é tudo igual.

Para que convocar Neymar e Elano? Eles ainda precisam ser testados? E pior, a CBF vai ser tão cretina assim a ponto de desfalcar o ÚNICO representante brasileiro na semifinal da competição mais importante das Américas e que dá vaga para o Mundial? Que belo exemplo de administração, de patriotismo e de marketing para a Copa 2014, hein? A CBF está mesmo muito preocupada com o bem estar do futebol brasileiro. Acho até melhor eu parar de falar porque o que esta gente é capaz de fazer é impressionante. É incrível ver a capacidade ínfima de inteligência de algumas pessoas.......

E o Fred? que campanha fantástica que ele fez no Campeonato Carioca e na Libertadores com o Fluminense, não? artilheiro indiscutível das 2 competições, seu time ganhou tudo que disputou........ Inexplicável!

Na verdade, temos que parar com alguns conceitos idiotas tais quais: Este jogador é craque, este é gênio, etc... Nós temos que analisar assim: Fred foi um grande jogador. Hoje não é e nem tem sido.
O mesmo se diz do Deivid do Flamengo, do Diego (ex-Santos), do Jádson (ex-Atlético/PR), do Rivaldo, do Giovani, do Petkovic, etc.... FORAM grandes jogadores e hoje não têm espaço em time nenhum do mundo. São jogadores comuns apenas. Só isso.

Não dá para ficarmos analisando e comparando fatos e feitos passados nos tempos atuais. A verdade é uma só. Dos 28 convocados, só se salvam Daniel Alves, David Luis, Neymar e Anderson. O resto é tudo jogador comum. Com exceção destes 4, ninguém tem capacidade de decidir uma partida ou de carregar o time nas costas ou chamar a responsabilidade para si.

Que fase essa do futebol brasileiro hein?

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Só empate na Copa do Brasil

O Vasco continua com sua oscilação. Como um time pode ser tão instável?
Nos momentos mais decisivos sempre amarela? Será possível?

O time não foi bem e deixou o Avaí chegar com perigo em algumas oportunidades. O pior de tudo isso é ter que decidir fora de casa. O time catarinense tem uma defesa fraca, mas em casa cresce e sufoca o adversário o jogo inteiro.

De favorito no confronto acho que o Vasco vai virando zebra. O favoritismo mudou de lado com este resultado de 1 x 1 no RJ.

E o Coritiba segurou o resultado no Ceará e só depende de uma vitória em casa para ir à final da competição.
Eu me surpreenderia muito se o Coritiba for eliminado na próxima semana já que o time joga bem redondo e seu meio de campo é muito ágil.
O time do Ceará é lento e velho. Não sei se aguenta a correria do jogo no Paraná. Deve faltar perna no final.

Para mim, Coritiba x Avaí devem ser finalistas (do jeito que o Vasco oscila, é capaz de vencer fora hehehe).

Santos empata e está na semifinal da Libertadores

O Santos deu um grande passo rumo ao título da Libertadores de 2011. Empatou em casa com o Once Caldas e se classificou para a próxima fase da competição.

O resultado é muito mentiroso já que o Santos massacrou o time colombiano do início ao fim do jogo. Na minha opinião, foi a melhor partida do time no ano. Marcou pressão campo inteiro e sufocou o adversário no seu próprio campo de defesa. A bola que a equipe jogou impressiona!

O Once Caldas achou o gol de empate em um lance totalmente casual proveniente de uma rebatida na área e não criou uma jogada sequer de perigo ao gol santista.

O interessante da partida foi ver a evolução de alguns jogadores santistas, tais como Adriano (um monstro em campo), Arouca e Danilo.
Adriano tem feito partidas espetaculares com um senso de cobertura no meio de campo e de marcação forte logo no primeiro combate. Com ele, a equipe tem tido grande tranquilidade e evolução defensiva.

Arouca, como segundo volante, é um ótimo jogador. Ele cobre bem as subidas dos laterais, chega ao ataque com muita facilidade e dá o primeiro combate logo na saída de bola do adversário. Com ele em campo, a equipe ganha em movimentação.

E o Danilo vai se mostrando um jogador bem versátil. Joga na lateral e no meio com eficiência e com bom senso de cobertura. Ocupa os espaços e chega ao ataque como elemento surpresa.

De negativo tenho que citar a atuação bizonha do Zé Love. Perdeu gols feitos, pasosu mal a bola e mais reclamou e criou confusão que jogou bola. Ele tem que sair do time com urgência!

E quem deixou o Neymar bater pênalti? Meu Deus, aos 40 minutos do segundo tempo, o lance da classificação na mão e o Neymar pede para bater e perde! Se o Elano havia batido TODOS os pênaltis no ano por que não bateu este no momento mais decisivo da partida?

Acho que o Santos é o favorito na semifinal seja contra o Cerro Porteño seja contra o Jaguares. Os mexicanos inclusive são bem fraquinhos tecnicamente e só têm a altitude a seu favor.

Se o jogo for contra os paraguaios do Cerro, o Santos fará a primeira partida em casa. Se for contra os mexicanos, o time brasileiro decide em casa.

Palpites - Libertadores e Copa do Brasil (Fases Finais)

Hoje tem mais jogos decisivos na Libertadores e na Copa do Brasil. Vamos aos palpites:

Santos x Once Caldas - O Once Caldas tem um retrospecto muito positivo jogando fora de casa. São 2 vitórias e 2 empates. A classificação conquistada fora, em cima do Cruzeiro e por 2 x 0 é de preocupar qualquer time do mundo. O Once Caldas é um time armado para o contra-ataque. Quando eles têm que sair para o jogo têm certa dificuldade, mas tem jogadores de meio de campo e ataque com muita velocidade. O Santos tem que ficar atento às jogadas pelas laterais.
O Santos está invicto há 11 jogos, só levou 3 gols nestes 11 e o time está com muita moral por conta do título conquistado no final de semana em cima do Corinthians.
Acho que será um jogo muito duro. A ausência de Jonathan, para os mais supersticiosos, pode causar certa procupação já que ele NUNCA perdeu jogando pelo Santos. Mas a entrada de Danilo pela lateral e a manutenção dos bons volantes Adriano e Arouca vai deixar o time com a mesma consistência defensiva.
O jogo é no Pacaembú e o Santos deve ser empurrado por mais de 35000 torcedores.
Palpite: Vitória do Santos e Classificação do Santos.

Libertad x Vélez Sarsfield - O Vélez fez o seu dever de casa e matou o time paraguaio em casa tal qual fez com a LDU. Venceu por 3 x 0 com propriedade e se candidata como um dos principais concorrentes ao título da competição.
O Libertad é um bom time, mas não sei se tem pegada e futebol suficientes para impor 4 gols de diferença no Vélez. Fez 3 no Fluminense porque o time carioca era muito desarrumado na defesa e na marcação.
Palpite: Empate e Classificação do Vélez.

Universidad Católica x Peñarol - O Peñarol surpreendeu a todos ao eliminar fora de casa o Internacional/RS e venceu bem em casa por 2 x 0. O problema é que só venceu por esta diferença porque o goleiro chileno falhou feio nos gols.
Eu gostei muito do que vi do jogo do Universidad contra o Grêmio e do Universidad contra o Vélez na Argentina. Achei o time com ótimo toque de bola, fez jogadas em profundidade e de penetração com toque de bola envolvente. A fatura não está liquidada não e ainda acredito que o Universidad tem bola para se classificar mesmo que seja nos pênaltis.
O Peñarol joga mais na base do abafa esticando as bolas para o Martinuccio. Não vejo um time tão perigoso assim não, mas como ganhou do Inter fora, pode surpreender.
Palpite: Vitória do Universidad e Classificação do Universidad.

Cerro Porteño x Jaguares - Este é disparado o pior jogo em termos de nível técnico. Eu vi apenas uma parte da partida no México e não consegui ver o resto de tanto que judiaram da bola.
Acho que o Cerro se classifica e deve fazer a semifinal com o Santos, mas falta bola para os 2 times e, na minha opinião, a semifinal é um título para os paraguaios.
Palpite: Vitória do Cerro e Classificação do Cerro.

Ceará x Coritiba - O Ceará foi bem na partida no RJ contra o Flamengo e mal em casa. Saiu perdendo e só se classificou no sufoco levando bolas na trave e com seu goleiro, Fernando Henrique, fechando o gol. O time morreu no segundo tempo e o seu elenco é muito velho com vários jogadores acima dos 35 anos.
O Coritiba foi campeão estadual invicto, eliminou o Palmeiras massacrando em casa e acho que é mais time que o Ceará. Não me surpreenderia se vencesse esta partida.
Palpite: Vitória do Coritiba.

Vasco x Avaí - O Vasco é um time muito instável, mas que melhorou de pegada com o Ricardo Gomes. O time marca melhor, corre mais e tem um padrão de jogo definido. Às vezes o time é lento na saída de bola o que facilita muito para a defesa adversária.
O time carioca conta com a boa fase de Felipe e com todo o apoio da torcida que vai lotar o estádio.
Já o Avaí se classificou bem contra o São Paulo. O jogo na Ressacada foi tranquila apesar do time ter saído perdendo. O problema do time catarinense é a sua defesa que marca muito mal nas bolas aéreas e fica muito exposta aos atacantes adversários. O Avaí só perdeu por 1 x 0 no Morumbi para o São Paulo porque o time paulista perdeu um caminhão de gols (só o Jean perdeu 2 cara a cara).
Palpite: Vitória do Vasco.

domingo, 15 de maio de 2011

Ronaldo Fenômeno é um Babaca.....

E não é que a jogada de marketing do Ronaldo falhou?

Ele não havia divulgado na imprensa que iria assistir ao jogo da final do Paulistão na torcida do Corinthians? Por que ficou na área VIP?

Durante o jogo ele ainda tweetou criticando a atuação do árbitro do jogo. Tudo para conturbar o ambiente da final.
Um babaca! Gostaria de saber quantos tweets ele mandou sobre o árbitro do jogo contra o Palmeiras. Aposto que nenhum.
O pior é que o jogo não teve nenhum lance polêmico, nem nos 2 gols anulados do Santos que estavam realmente impedidos. Se alguém tinha que reclamar da arbitragem, seria a torcida do Santos, certo? (erradamente já que o juiz acertou em tudo).

Ele foi um espetacular jogador de futebol. Não tiro seus méritos nem desmereço suas conquistas, mas suas atitudes fora de campo mostram a pessoa que ele é. Um cara que foi pego com travestis no quarto de motel, um cara que deixa vazar negociações importantes para a imprensa (direitos de imagem do Ganso), que passa a perna em contratações (no Gilmar Rinaldi na contratação do Adriano), etc.

Acho que está fazendo pós-graduação em sacanagem com o presidente do Corinthians porque não tem feito nada de útil e de bom para o clube. Só marketing.....

É isto que o corintiano quer para seu clube? Ser um time de mídia e de poucas conquistas (ou nenhuma)?

Santos é Bicampeão Paulista !!!

O Santos venceu o Corinthians na grande decisão do campeonato e se sagrou Campeão Paulista de 2011.

Foi uma vitória merecida já que o time dominou o jogo praticamente o tempo todo.

Com Arouca como segundo volante, o Santos ganhou muito em movimentação e em chegada no ataque. Ele é hoje um dos melhores volantes que o Brasil tem à disposição para a seleção.

Só para se ter uma idéia da superioridade do Santos no jogo, o Corinthians (á exceção do chute do gol) só chutou uma vez ao gol. Ou seja, o Rafael só fez uma defesa no jogo todo!

O Santos chutou bola na trave, teve 2 gols anulados e ainda marcou 2, ou seja, além de marcar muito forte atacou com competência.

A diferença técnica é que foi muito visível no jogo. Não dá para acreditar que a imprensa ainda fica com esta conversinha fiada de que o Corinthians tem camisa, que o Corinthians cresce em decisão. O futebol mudou faz tempo e se não tiver elenco e não tiver esquema de jogo não ganha. Não tem jeito.
É só olhar o que tem acontecido nos últimos anos e os times que têm vencido os campeonatos por todo o mundo.

O Corinthians tem é que se reforçar. Eu já escrevi aqui por várias vezes sobre as deficiências técnicas do time. O goleiro é pequeno, os laterais são fracos, o meio é pouco criativo e falta banco de reservas, ou seja, não dá para aceitar que o Corinthians dependa de bolas jogadas na área e de cobranças de falta para fazer gol. É muito pouco. E pior, quando contrata traz o Adriano bichado (machucado e que não faz há mais de ano) e que não vai resolver o problema principal do time.

Muricy mostrou que sabe vencer tanto mata-mata quanto pontos corridos. O Santos foi melhor nos confrontos diretos contra os grandes e tem jogado com competência na Libertadores. O time tem padrão de jogo definido, marcação muito forte no meio de campo e chegada no ataque com qualidade e eficiência. Se conseguir segurar os principais jogadores na janela de transferências, é mais do que favorito para a conquista do Brasileirão.

Parabéns ao Santos pela conquista do Bicampeonato Paulista!

sábado, 14 de maio de 2011

Inglaterra se rende à cidade de Manchester

Hoje, Manchester United e Manchester City confirmaram as previsões e se tornaram Campeões da Liga e da Copa da Inglaterra, respectivamente.

O United penou para empatar com o Blackburn fora de casa. Saiu atrás no placar e o time ficou meio que desesperado para empatar no final da partida. Detalhe, o pênalti marcado para o Machester United foi bem ao estilo "à brasileira" a favor do Corinthians, ou seja, só se marca para este time um pênalti deste que foi marcado. A bola estava fora do controle do Chicharito e ele a toca para fora. O goleiro não tinha o que fazer, ele até recolheu os braços para evitar o contato.
De toda forma, o título é mais do que merecido já que o Untied foi o time mais consistente da temporada e o que obteve os resultados mais importantes (como vencendo o Chelsea dentro e fora de casa, por exemplo).

Já o City conseguiu um prêmio de consolação já que seu objetivo maior era a conquista da liga. Começou bem o campeonato, figurando entre os líderes, mas caiu de produção e agora briga por vaga na Champions League do ano que vem.
O título da Copa também foi merecido já que na semifinal, em Londres, bateu o United com grande atuação de Yaya Touré. Touré aliás foi quem fez o gol do título na partida de hoje e, em um passado recente, era um jogador reserva no Barcelona.
Agora ele tem se destacado nas principais partidas do City fazendo gols decisivos.

Parabéns aos Manchesters (City e United) e, agora, a meta do United é conquistar a Europa e depois, o Mundo.
Tem futebol para isso, tem ótima defesa, ótimo meio de campo e um goleiro muito seguro. Seu ataque melhorou demais com a saída do lento Berbatov e a entrada do Chicharito Hernandez. Se o Barcelona não se cuidar direito, perde a final da Champions, mas este assunto tratarei em um post mais próximo ao jogo.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Corinthians quase fechado com meia Alex (ex-Internacional/RS)

Saiu hoje a notícia que o Corinthians praticamente fechou com o meia Alex (ex-Inter/RS).

A princípio, trata-se de uma boa contratação, mas eu ficaria com os 2 pés para trás já que os valores comentados na operação estão um pouco baixos.

Pelo que eu li, o Corinthians o contratará pagando E$ 7 milhões (sete milhões de Euros). É um jogador que teve boa participação pelo Internacional e foi para o futebol russo cedo e lá ficou todo este tempo.

Está voltando com menos de 30 anos, ou seja, ainda tem tempo para "pagar" o investimento.

E é aí que fico em dúvida com a transação pois, se ele fosse tão bom assim quanto a imprensa fala você não acha que ele já estaria jogando em um time de mais nome no mercado europeu? Ou melhor, jogando em um campeonato de maior expressão que o russo?

Não é estranho?

Será que não tem nenhuma contusão crônica escondida por aí não? (Tal qual a do Kaká).

Ou será que o seu futebol não é tão bom assim quanto imaginamos? Isto tem que ser questionado sim porque como o futebol russo (recheado de grandes investiadores) vende um jogador tachado de "craque" pela imprensa brasileira por míseros 7 milhões de euros?

Bom, o fato é que pelo menos o Corinthians não dormiu no ponto e está buscando compensar a saída do Bruno César no meio de campo. Vamos ver se o Alex corresponde às expectativas, mas que achei estranha esta transação, isto achei.....

São Paulo demite Carpegiani e vai atrás de Cuca

Segundo notícias que circulam há poucos minutos na Internet, o São Paulo demitiu o técnico Paulo César Carpegiani depois da derrota para o Avaí ontem pela Copa do Brasil.

Na verdade, ele foi mal nas partidas mais decisivas do clube neste ano. Contra o Santos, mexeu muito mal no segundo tempo e deixou Ganso e Elano livres para detonarem o jogo e eliminarem o São Paulo.

Ontem, contra o Avaí, o time voltou para o segundo tempo muito desligado e completamente desarrumado. O time não criou nada, não teve uma jogada trabalhada, um lançamento, uma jogada ensaiada de falta ou de escanteio. Ou seja, o time tentou reverter a vantagem do Avaí apenas na força da camisa. Não gostei do que vi e deu para notar que os jogadores estavam muito insatisfeitos com tudo. E a entrada do Marlos no segundo tempo e a saída dele minutos após? Como ele tira um jogador rápido e ofensivo do time para deixar um outro totalmente inútil em campo (Juan)?

O problema do clube não é só do treinador não. Existem vários jogadores que não têm a mínima habilidade para compor o elenco tricolor (Rodrigo Souto, Cléber Santana, Rivaldo, Juan, para citar alguns). Isto sem contar que tem Rivaldo, que para mim, é um ex-jogador em atividade.
Eu critiquei a sua contratação quando todos elogiavam e continuo criticando-o. Ele foi excelente, mas hoje é apenas comum. Um jogador qualquer que bate bem na bola. Jogador assim, encontram-se aos montes na várzea a um custo bem mais baixo e que correm o campo inteiro.

Agora, não acho Cuca a solução. Trata-se de um treinador que monta bem seus times e só. Não é vencedor, não tem títulos de expressão no currículo e costuma se dar muito mal em decisões. É só olharem seu histórico para ver que ele não serve para o São Paulo no momento.

A situação fica bem interessante quando se vê que após a saída do Muricy o São Paulo não ganhou mais nada e pior, foi facilmente batido pelos seus principais rivais em todas as competições. Ou seja, de time grande e tradicional passou a ser mais um com história apenas. O engraçado é que muita gente comemorou a saída do Muricy, e agora? Por que o clube não pede para estas mesmas pessoas que antes criticavam o treinador que apresentem uma solução?

São Paulo fora da Copa das Confederações. E daí?

Ontem, o SPORTV anunciou que São Paulo está fora das Copas das Confederações.

Não vejo problema nenhum nisto e vou além, acho que a cidade de São Paulo deveria ficar fora da Copa.

A cidade é auto-suficiente. Tem a maior economia do mundo, tem o maior fluxo de dinheiro, tem população, mercado de trabalho de ponta, etc. O que a Copa das Confederações vai agregar de positivo para ela (cidade de São Paulo).

E a Copa do Mundo, o que trará de melhoria para a cidade?

Os problemas que a cidade enfrenta com trânsito, violência, saneamento básico, etc vão ser corrigidos em apenas 3 anos? Duvido!
Se não foram nos últimos 30 vão ser agora em 3? Como se fossem fáceis de se corrigir........

Depois de toda a palhaçada envolvendo o estádio da Copa, Fielzão, estes eventos (Copa das Confederações e do Mundo) no Brasil perderam totalmente a credibilidade. Como se aprova e define como sede um estádio que nem projeto tem?

Não vou nem entrar no mérito da política que se criou em cima do Corinthians. Será que ninguém percebe que o clube virou palanque político do PT?
Que coisa mais ridícula o Lula (presidente de um país) se intrometer em problemas de um clube de futebol (que é privado). Ninguém notou que tudo que está sendo feito é só para angariar mais votos?

Fico feliz por São Paulo estar fora desta palhaçada. Não precisa de mais um evento caça-níqueis da Fifa que só vai beneficiar os bolsos de alguns dirigentes no Mundo e não agregará nada de bom para a cidade.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Palpites Copa do Brasil e Libertadores

Neste meio de semana teremos os jogos de volta da Copa do Brasil e de ida do Santos na Libertadores da América.

O Santos vai a Manizales enfrentar o Once Caldas e uma altitude de 2100 metros. Não é muito elevada, mas é significativa e não podemos nos esquecer que o time vem tendo um período intenso de viagens e decisões. A estafa é visível em campo e na movimentação dos jogadores.
O time colombiano é bom, é líder do Campeonato Colombiano, poupou 5 jogadores na rodada do final de semana e está classificado para a fase final. Ou seja, a partida tem tudo para ser uma verdadeira pedreira. Temos que lembrar também do bom toque de bola e da força ofensiva do time. A derrota para o Cruzeiro em casa foi ilusória. Na verdade, o time teve várias chances de gol, chutou 2 bolas na trave e fábio fez defesas sensacionais no jogo. Portanto, a vitória fora de casa e a eliminação do Cruzeiro não foram surpresa para mim.
O Santos deve jogar mais fechado e tentando empatar a partida para trazer ao Brasil a decisão. Se ficar muito recuado como fez contra o América, é perigoso levar uma goleada. O time tem que buscar mais o ataque já que nas últimas partidas Neymar ficou muito isolado na frente e o Zé Love foi muito mal. Alan Patrick tem a oportunidade da sua vida com a contusão de Ganso e acho que o time melhorou muito com sua entrada no segundo tempo da decisão já que ele se movimenta mais e chega mais firme na frente. O Ganso estava só enganando, passeava pela intermediária, pegava a bola e tentava um toque de calcanhar, um drible no meio de 3 e não ajudava na marcação. Ou seja, o Santos perdia na marcação do meio de campo e não ganhava em força ofensiva. Sua saída foi e deve ser benéfica ao time. O ideal para o Santos é fazer pelo menos 1 gol fora para dar mais tranquilidade na volta.
Palpite: Vitória do Once Caldas.

Ceará x Flamengo - O Ceará vem muito embalado para o confronto já que venceu o jogo de ida no RJ e goleou no Estadual se tornando Campeão. Ou seja, estádio mais que lotado para o confronto e jogadores ultra-motivados. Pelo que vi da partida de ida, o Flamengo vai ter que jogar o que não jogou ainda no ano para se classificar. Seu meio é lento e pouco criativo e o ataque ineficiente. A entrada do Vanderlei pode melhorar, mas eu ainda acho o Diego Maurício mais jogador que os 2 (Deivid e Vanderlei).
Palpite: Empate e classificação do Ceará.

Palmeiras x Coritiba - Depois do massacre no Paraná, dificilmente o Palmeiras se classificará. Tem que fazer 7 para se classificar direto ou 6 x 0 para os pênaltis. Missão mais que impossível. E os problemas extra-campo depois do jogo foram mais graves ainda com as declarações do Marcos. O time deve entrar com pegada forte para se redimir do vexame e recuperar um pouco da moral.
O Coritiba tem que só administrar o tempo e deixá-lo passar. Não tem muito o que fazer. O ideal é fazer um gol para dar ainda mais tranquilidade e para tentar manter a série de vitórias.
Palpite: Vitória do Palmeiras e classificação do Coritiba.

Vasco x Atlético/PR - O Vasco fez uma ótima partida de ida e poe empatar por até 1 x 1 para se classificar. O time tem jogado bem fora devido à sua proposta de contra-ataque, mas em casa, tem sofrido para fazer os resultados que interessam. Ou seja, não acho que a classificação será fácil já que o Adilson Batista (técnico do Atlético) é experiente em mata-mata e pode surpreender. O problema do time é sua defesa que tem levado gols bobos e de jogadas aéreas. Se o Vasco explorar estes defeitos.......
Palpite: Empate e classificação do Vasco.

Avaí x São Paulo - Muitos jornalistas estão dizendo que a missão do Avaí é fácil e que basta vencer a partida para se classificar. Não acho isto não. Acho que o fato do São Paulo não ter tomado gol em casa é ótimo já que se fizer 1 poderá levar 2 que se classifica. Isto sem contar os inúmeros gols perdidos pelo time que mostra que a defesa do Avaí não é bem montada (como todo time treinado pelo Silas).
No retrospecto na competição, o Avaí sofreu para empatar em casa com o Botafogo. fez seu gol proveniente de um pênalti duvidoso no final do segundo tempo. Ou seja, estava perdendo em casa para um frágil Botafogo.
Acho o São Paulo mais time e com a volta do Lucas, poderá ter mais velocidade no meio de campo e ataque.
Palpite: Empate e classificação do São Paulo.

domingo, 8 de maio de 2011

Grêmio, Atlético/MG e Santa Cruz abrem vantagem nas suas finais!

E não é que os times que surpreenderam com suas eliminações pela Libertadores no meio de semana perderam seus jogos (partidas de ida) das finais?

Cruzeiro e Internacional perderam mais uma e se complicaram para a grande final. Pior mesmo foi para o Inter que jogou em casa e tomou a virada do Grêmio. Detalhe, o tricolor jogou com 5 desfalques.

Quando o Internacional contratou o Falcão eu fui o único a comentar que ele era ruim e que não entendia nada de futebol. Agora que está afundando o Inter, começaram os rumores de que ele não serve. Ele não tem liderança, não tem conhecimento tático e não sabe como mudar a equipe durante o jogo. Como quer ganhar com um técnico assim?

Por que ninguém da imprensa falou isto (ou algo parecido) na época? Todo mundo ficava falando um monte de besteira, que ele foi um ídolo do time, que tinha um bom perfil, etc. A imprensa é a maior culpada por todo o vexame que os times brasileiros deram no meio de semana já que enchiam a bola do Cruzeiro e do Inter e viviam falando que os 5 brasileiros eram favoritos ao título. Quanta asneira. E o Fluminense?? O tal time de guerreiros. Meu Deus, dá dó dos meus ouvidos por ouvir tanta porcaria junta.

Bom, o Cruzeiro está caindo na real. É um time que não tem pegada forte no meio de campo. Costuma jogar na base da velocidade dos atacantes Wallyson e Thiago Ribeiro e sua defesa não é das mais confiáveis.
O ponto positivo é que este jogo foi com mando do Atlético/MG e só teve a torcida do galo (por um acordo dos clubes com a FMF). Agora, jogará com toda a torcida a favor e tem condições reais de vencer o jogo de volta já que o Dorival não costuma armar seus times com marcação forte. Ele costuma deixar os adversários jogar (seus times também jogam para frente).

E o Santa Cruz é que está dando show no Nordeste. Venceu o Sport na Ilha do Retiro e pode até perder por 1 gol de diferença, em casa, que será campeão.
Fico feliz de ver que o time está voltando às glórias e às conquistas. Depois de ser rebaixado para a Série D, vi bons jogos deles contra o São Paulo na Copa do Brasil e vem fazendo um ótimo estadual. O Zé Teodoro vai fazendo um ótimo trabalho à frente da equipe e este título (se confirmado no próximo final de semana) será de muita valia para o clube e para sua torcida. Torço muito para o seu sucesso já que seus jogos são SEMPRE com casa super cheia. Isto é bom para o futebol, bom para o espetáculo, bom para o esporte em geral.

Santos empata no pacaembú e leva a decisão para a Vila

O jogo de hoje no Pacaembú foi bem morno. Nem parecia uma final de campeonato.
No início do jogo, como era de se esperar, o Corinthians foi mais ofensivo e apertou muito a saída de bola do Santos.

O jogo se manteve equilibrado por todo o primeiro tempo e acabou em um empate bem morno, à excessão da bola na trave do Neymar e do bom chute do Bruno César. O resto foi só banho maria.

No segundo tempo, com a contusão do Ganso, o Santos melhorou. Alan Patrick teve muito mais movimentação em campo e chegou mais perto dos atacantes com várias tabelinhas e deslocamentos.

É incrível como a imprensa protege o Ganso. Muita gente ficou falando que ele faz falta ao time, que é diferenciado, etc. Concordo com isto, mas não tem jogado muita coisa desde que voltou da contusão. Na verdade, fez um bom jogo contra o Cerro Porteño e mais outro contra o Botafogo de Ribeirão Preto. No mais, mais enrolou em campo e enganou andando pela intermediária que ajudou o time.

O Santos, sem ele em campo, perdeu 2 gols feitos com Danilo e Neymar.

O Corinthians só melhorou em campo após os 25 minutos do segundo tempo porque o Santos nitidamente estava esgotado em campo. Este é um problema grave que o Santos vem enfrentando em seus jogos já que a equipe não tem tido tempo para treinar parte tática e aprimorar a parte física. Seus laterais não acompanhavam os atacantes corintianos até a linha de fundo e eram facilmente driblados. No meio, os volantes já estavam chegando atrasados e dando liberdade para os meias chutarem a gol.

A sorte do Santos foi que o Tite fez uma substituição ridícula já que tirou o Bruno César (que estava bem no jogo e era perigoso no ataque) e colocou Morais. O Morais é um bom jogador, só isso, e acho que o certo era ter deixado ele e Bruno César no meio armando o ataque e ter tirado o Dentinho (mais uma vez um zero à esquerda em campo).

Acho que para o jogo de volta, será difícil para o Corinthians vencer o jogo. A pressão da Vila Belmiro, a torcida santista em peso e o grupo focado no jogo..... Não sei se o timão aguenta a pressão não.

Se o Santos quiser ser campeão, terá que atacar logo de cara e tentar decidir logo no primeiro tempo. Se deixar para o final, corre o risco de perder por conta do seu preparo físico mais debilitado.

Vamos aguardar e ver o que os treinadores preparam para a finalíssima. Só espero que o jogo final tenha mais emoção e mais cara de final que este jogado hoje.

sábado, 7 de maio de 2011

Matéria sobre Sorteio Dirigido da Arbitragem do Paulistão

Vejam esta matéria abaixo, escrita pelo colunista da Jovem Pan Fernando Sampaio, sobre o sorteio da escala de árbitros do Paulistão 2011.

Notem um detalhe importante que Cléber Abade não apitava jogos do Santos há 5 anos depois de desvendado o esquema de arbitragem a favor do Corinthians e de uma arbitragem muito tumultuada.

Quem achava que o jogo contra o Palmeiras foi estranho, imagina este com toda a torcida do Corinthians no Pacaembú? Alguém duvida que vai ter mais confusão?

E um campeonato que tinha tudo para ser interessante, vai se tornando muito suspeito.

http://blog.jovempan.uol.com.br/fernandosampaio/geral/apos-5-anos-abade-volta-em-sorteio-dirigido-fora-da-vila/

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Opa! Puxaram o freio de mão do bonde do Mengão

Até que enfim puxaram o freio de mão do bonde do mengão.
Estava ficando ridículo ver a imprensa (principalmente a carioca) enaltecendo o "bonde do mengão" e a sua invencibilidade.
Perdeu por 2 x 1 em casa para o Ceará e tem que comemorar porque o Geraldo perdeu um gol IMPERDÍVEL. Era para ter sido 3 ou mais e o time ainda está vivo por culpa da incompetência cearense.

Conforme eu havia escrito aqui neste blog quando o Flamengo ganhou o título do Campeonato Carioca, o Flamengo tem alguns problemas crônicos e graves a serem corrigidos. Não vou ficar aqui repetindo a mesma coisa mas, vou fazer uma pergunta sobre algo muito estranho:
Por que o Luxemburgo insiste em manter o Deivid como titular no ataque do Flamengo?

Para mim o Deivid só pode ser gato. Não é possível que um jogador na idade que ele menciona ter mude tão radicalmente seu físico e sua postura em campo. O jogador sempre primou pela velocidade, pela ótima finalização (era um matador nato) e pela intensa mobilidade em campo, justamente o contrário do que estamos vendo em campo neste ano. Ele está gordo, lento e chutando fraco. Isto quando ele consegue fazer um chute. Parece um morto-vivo em campo. Ridículo.
Pior que ele é o técnico mantê-lo como titular até os 30 minutos do segundo tempo e deixar o Vanderlei (que tem feito gol todo jogo) e o Diego Maurício no banco.

Pergunta para o São Paulo ou o Santos (para citar os mais carentes de centroavante no momento) se não querem o Diego Maurício emprestado?
Trata-se de um bom atacante, veloz, bom finalizador, jovem e com ótimo potencial para crescer.
Por que mantê-lo no banco? Qual a birra do Luxemburgo com ele?

Ficar invicto 25, 26 jogos não quer dizer nada jogando desta maneira frágil e covarde. O Luxa tem que encontrar uma solução para o ataque rubro-negro de qualquer jeito senão, minha previsão que ele não duraria 2 derrotas seguidas no Brasileirão vai mudar para 2 derrotas na Copa do Brasil.
A torcida já o está chamando de burro e o time não responde em campo.

Será que vai cair?

Santos deveria escalar time misto para o primeiro jogo das finais do Paulistão

O dilema levantado por mim no post anterior sobre o Santos precisa ser melhor detalhado e, por isso mesmo, vou abrir um post específico para o assunto.

Acho que a utilização de um time misto na primeira partida da final contra o Corinthians não será de todo mal já que Muricy poderia poupar seus laterais (Jonathan e Léo) e utilizar Danilo na direita e Alex Sandro na esquerda. Não perderia em nada em qualidade e ainda ganharia mais em movimentação.
No meio, dá para poupar um dos 2 (ou Ganso ou Elano) e entrar com Felipe Anderson ou Alan Patrick desde o início.

No ataque, dá para testar o Keirrison já que para ser melhor que o Zé Love basta ter mais movimentação que um poste. Ou seja, troca-se um atacante inútil por um mais finalizador. Não tem como piorar.

O problema está na escolha dos volantes já que Arouca sentiu a coxa. Eu não o colocaria no início para evitar o risco de lesão. Eu o pouparia e entraria em campo com Adriano e Pará de segundo volante.

Na defesa, dá para poupar um dos zagueiros também com a entrada do Bruno Aguiar.

Todos os poupados ficariam no banco de reservas para serem utilizados em um eventual problema que o time vier a ter no confronto.
Acho que dá para conciliar as competições desta forma sem muita perda de qualidade e ainda ganha-se um descanso para o elenco. E você, o que acha?

E só sobrou o Santos na Libertadores

Pois é pessoal, só sobrou o Santos na Libertadores.

Alguém imaginava que todos os demais brasileiros seriam eliminados de uma só vez?
Grêmio e Fluminense não foram surpresas já que são times muito ruins. As surpresas foram suas classificações, especialmente a do Fluminense.

Agora, Inter e Cruzeiro perderem em casa, depois de terem conseguido vantagem fora, é para acabar. É muita incompetência.

O engraçado é que eu estava com a pulga atrás da orelha, no jogo do Inter, por conta do seu fraco treinador, mas achei que pelo elenco que tinha o Inter faria a diferença em casa. Não dá para perder em casa de virada! O Flacão conseguiu!! Destruiu tudo que o Celso Roth fez em menos de 1 mês. Com o Celso Roth pelo menos o Inter tinha um padrão de jogo definido, e agora, tem o que?
O Inter se enrolou todo para vencer, nos pênaltis, o ridículo e frágil Grêmio. Acho que eu me precipitei em falar que o Inter venceria o jogo de ontem........

E o Cruzeiro? Time de melhor campanha, invicto no torneio........... Isto nunca quis dizer nada já que o time se classificou em um grupo que tinha o fortíssimo Tolima. Todos os comentaristas gostam de vislumbrar as façanhas do Cruzeiro, mas ninguém se lembrou que o Cruzeiro foi totalmente dominado pelo Tolima no jogo da Colômbia e, só não perdeu o jogo porque o Tolima perdeu um pênalti aos 46 do segundo tempo.
O time não marca bem no meio (Roger e Montillo não ajudam muito), seu ataque estava bem desfalcado e sua defesa é fraca. Como pode ser considerado o melhor time do Brasil?
Isto é não ter conhecimento nenhum de futebol.

Agora, estão falando que o caminho do Santos ficou mais fácil. Doce ilusão. O caminho ficou muito mais complicado já que terá que viajar a Manizales para enfrentar o Once Caldas no meio das finais do Paulistão. Mais desgaste a vista!!! E pior, o time do Once é bom, sabe tocar a bola, tem jogadores muito fortes e que se movimentam muito. Quem assistiu o jogo contra o Cruzeiro na Colômbia viu que o placar de 2 x 1 para o Cruzeiro foi ilusório já que o time colombiano perdeu vários gols cara a cara e acertou a trave 2 vezes. Era, na verdade, para ter sido pelo menos 4 x 2 para os colombianos.

Acho o time do Santos mais equilibrado e mais forte que o Cruzeiro, mas terá que se desdobrar pelas 2 competições para garantir a vaga. Situação complicada e muito difícil. Vai abrir mão do Paulista para entregar o título ao seu maior rival?
Ou vai se desgatar e correr o risco de ser eliminado da principal competição do semestre?

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Palpites da Copa do Brasil

Nos confrontos das quartas de final da Copa do Brasil teremos alguns jogos interessantes:

Atlético/PR x Vasco - O chamado jogo das reabilitações já que as equipes começaram o ano tão mal que agora buscam a confirmação de seu futebol e da melhoria na temporada. Curiosidade é que ambos os times perderam os estaduais para seus arquirrivais. O Vasco fez uma ótima partida fora de casa contra o Náutico, mas jogou um futebol bem burocrático contra o Flamengo na final do Estadual, ou seja, é um time que oscila muito e isto em competições de mata-mata é fatal.
O Atlético vem se recuperando nas mãos do Adilson Batista e tem feito boas apresentações na Arena da Baixada (local do jogo de hoje). Paulo Baier também vem crescendo de produção e o time ganhou mais força defensiva e consistência técnica.
Palpite: Vitória do Atlético/PR.

São Paulo x Avaí - Independentemente da estreia ou não do Luís Fabiano, acho o São Paulo favorito para o confronto.
É mais time, joga em casa e tem feito boas apresentações. Só não concordo com as substituições constantes do Casemiro. Acho-o ótimo jogador e é o melhor marcador do meio de campo saopaulino. A equipe joga motivada por ser a única competição que restou no semestre. Agora, é matar ou morrer.
Já o Avaí vem de uma classificação heróica contra o Botafogo que resultou em uma briga no final do jogo e 3 jogadores suspensos para esta partida, dentre eles, Marquinhos (o cérebro do meio de campo). A equipe deve estrear Robson (ex-Santos) e insisto em afirmar que o Silas arma mal as defesas dos seus times. Não vejo como o Avaí conseguirá segurar o São Paulo.
Palpite: Vitória do São Paulo.

Coritiba x Palmeiras - Este deve ser o confronto mais equilibrado desta fase. O Palmeiras vem de uma eliminação traumática para o Corinthians, mas conta com um técnico especialista em ganhar competições do tipo da Copa do Brasil. A equipe melhorou sua postura tanto defensiva quanto ofensiva, seus atacantes têm tido muita movimentação e melhoraram demais nas finalizações.
Já o Coritiba enfrenta seu maior teste do ano. Joga contra um adversário grande e tradicional e joga também, para calar os críticos e confirmar que não está invicto no ano por acaso.
O time se baseia na velocidade dos atacantes e na movimentação constante dos meias. Joga em casa e vai embalado para o jogo. O ponto negativo é o desfalque quase certo do Marcos Aurélio no ataque.
Palpite: Vitória do Coritiba.

Flamengo x Ceará - Teoricamente, o Flamengo tem o adversário mais fraco dos 8 quadrifinalistas. O problema é a forma como a equipe tem jogado. O seu futebol tem sido extremamente burocrático e dependente dos lampejos de bola parada. A defesa é pesada e fraca, seus laterais não apoiam com eficiência, mas está ganhando os jogos e o título estadual. Será que o time é bom mesmo ou só venceu por conta da fragilidade e da incompetência dos adversários?
O Ceará tem um técnico que já ganhou a Copa do Brasil com uma equipe considerada "zebra". Vagner Mancini ganhou a Copa do Brasil com o Paulista de Jundiaí. O time tem jogadores veteranos e muito experientes. Iarley é um deles e deve apostar na velocidade dos contra-ataques para bater a lenta defesa rubro-negra.
Palpite: Empate.

Palpites Champions League e Libertadores (Quarta)

No confronto da semifinal da Champions League, Manchester x Schalke, não acredito que teremos surpresas.

O Manchester United deve ser o vencedor da partida e o classificado para a final contra o Barcelona.

A dúvida do Alex Ferguson é se coloca os jogadores que não estão sendo muito utilizados desde o início ou se coloca durante a partida. O Manchester tem uma defesa muito sólida com Vidic e Rio Ferdinand fortes no jogo aéreo e nos desarmes. Os pontos positivos deles é que desarmam os adversários na bola e tem boa movimentação, ou seja, dificilmente eles fazem faltas bobas perto da área e, quando ficam no mano a mano com os atacantes, conseguem acompanhá-los até o fim da jogada.

Ao Schalke não resta muita coisa a não ser atacar desde o início. Se conseguir achar um gol no início, pode complicar a partida e forçar um ritmo de jogo mais agitado e corrido. Acho difícil conseguir isto já que a equipe tem poucos jogadores efetivamente decisivos. Farfan é um jogador comum e Raul está velho e bem mais lento que antigamente. Quem vai conseguir furar esta defesa do Manchester? Edu?
Repito, para mim Manchester United será o outro finalista.

Já pela Libertadores, o Internacional deve vencer a partida contra o Peñarol. Não acho que o time uruguaio consiga vencer no Beira Rio. O time do Inter é melhor, mais forte e mais entrosado. Acho que só perde se ocorrer uma catástrofe ou muitas falhas seguidas defensivas. Em situação normal de jogo, o Inter vence a partida e se classifica.

O Grêmio, para mim, vai para uma missão impossível. Não vejo o time com qualidade nenhuma, seja no ataque, na defesa ou no meio de campo. O time tem falhas em todos os setores e ainda tem 7 desfalques para a partida.
O Universidad Catolica tem tido bom desempenho em casa, é líder do campeonato chileno e possui uma equipe que joga um futebol muito redondo. O time toca a bola no ataque e a roda de um lado ao outro com competência. Os chutes de longa distância também são um perigo.
Palpite: Vitória do Universidad e sua consequente classificação.

O Fluminense conseguiu uma boa vantagem, mas ilusória já que tomou gol em casa e o Libertad joga por um placar de 2 x 0.
Acho que esta bomba criada com a saída do Emerson e a discussão em público com o Souza não trazem nada de positivo ao time neste momento. O Fluminense é uma equipe que marca mal no meio de campo e tem uma defesa muito ruim. Seu goleiro é inseguro e falha demais nas saídas de gol.
Acho que na hora da pressão vai ter muitos problemas fora que o Libertad é um time muito bom com bom toque de bola. Arrisco-me a dizer que é a melhor equipe paraguaia (melhor que o Cerro Porteño, por exemplo).
Palpite: Vitória do Libertad e sua classificação.

Barcelona e Santos se classificam, como previsto!

O Barcelona empatou com o Real Madri em casa e se classificou para mais uma final da Champions League.
O jogo foi bem disputado e, ao meu ver, Mourinho errou novamente, só que desta vez, na escalação. Não dá para sair jogando com Kaká no meio de campo e deixar o Ozil no banco. O Ozil é muito mais útil, muito mais participativo e tem muito mais qualidades ofensivas e defensivas que o brasileiro.

O jogo estava bom para o Real Madri ontem. Diarra foi um leão no meio de campo. Correu e marcou muito. Já Kaká, foi um a menos. Não produziu nada, não criou, não marcou, não chutou.......... Isto fez com que o Real perdesse um tempo inteiro que só foi melhorar no segundo tempo quando teve um gol mal anulado de Higuaín.

O interessante de se assistir os jogos do Barcelona é ver como eles não mudam sua forma de jogar, independentemente do resultado que precisam. Eles tocam a bola no ataque o tempo todo e a rodam de um lado para outro com muita competência e movimentação.
É uma escola de futebol. Todos os treinadores do mundo deveriam assistir para aprender que marcação forte não necessariamente é sinal de violência e cera. Dá para se ganhar tempo com as bolas nos pés.
Acho a classificação do Barcelona mais do que merecida.

O Santos sofreu muito ontem, mas também avançou de fase na Libertadores.
Quero ver algum comentarista elogiar a entrada do 3º zagueiro com a saída do atacante Zé Eduardo. Aconteceu exatamente o que escrevi aqui neste blog com relação ao jogo contra o São Paulo. O Santos chamou o América para seu campo e tomou um sufoco que só não virou tragédia por que o Rafael (goleiro) estava em uma noite para lá de inspirada e pegou tudo.

Com esta substituição, o Santos perdeu o ataque (Neymar ficou sozinho e muito bem anulado pelo zagueiro e lateral adversários) e perdeu o meio de campo já que Ganso ficou por diversas vezes como centroavante e ninguém teve qualidade e competência para armar os contra-ataques.
Ou seja, o time limitou-se a se defender e a dar chutão para frente. Coisa de time pequeno. O pior é que não precisava disto já que o time tem qualidade para enfrentar todo mundo de igual para igual em qualquer lugar.
Acho que o Muricy está aproveitando mal o elenco que tem em mãos, por exemplo: Pará, Alex Sandro, Alan Patrick e Felipe Anderson podem jogar todo jogo. Pará e Alex Sandro são laterais que jogam no meio de campo também, correm muito e sabem marcar e atacar. A entrada do Alex Sandro poderia ter sido antes (quando da contusão do Arouca), pois ele é MUITO MELHOR que Rodrigo Possebon, por exemplo.

De toda forma, o Santos avança às quartas de final e no final de semana encara um clássico na final do Paulistão com Elano e Arouca como dúvidas (por contusão). Será que o elenco suportará tanta pressão?

terça-feira, 3 de maio de 2011

FPF inclui irmão de Paulo César de Oliveira no sorteio da final

E a FPF incluiu o nome do irmão do Paulo César de Oliveira, Luís Flávio de Oliveira, no sorteio do juiz da final do Paulistão 2011 entre Corinthians x Santos.

Não acho-a uma boa indicação já que o Paulo César está no meio de uma polêmica perigosa e, no mínimo, intrigante. Não colocam o Paulo, mas o irmão pode? Qual deles é melhor afinal? Segundo a FPF, o Paulo. Então por que ele não participa do sorteio agora?

Cléber Abade e Wilson Luis Seneme (outros nomes indicados para o sorteio) são disparados melhores árbitros que o Luís Flávio. Agora, colocam o irmão dele........ Isto não está me cheirando bem.

O árbitro que apitou a semifinal Santos x São Paulo, Raphael Claus, foi tão bem e tão discreto que ninguém ousou comentar algo a seu respeito. Por que não o escalá-lo novamente?

Às vezes tenho a impressão que o que a FPF quer é a polêmica. Assim, aumenta a audiência, aumenta a notícia, aumenta a exposição na mídia. Não é possível que eles tentem fazer tantas besteiras e sejam capazes de cometer tantos erros quanto demonstram. É muito amadorismo (para ser bem educado).

Vamos aguardar o sorteio do árbitro da final, mas confesso que gostaria de ver um dos nomes elogiados aqui no blog.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Palpites - Champions League e Libertadores (Terça)

Nesta terça teremos mais um Barcelona x Real Madri e este último confronto deve ser o mais tenso dos 4 até porque quem se classificar simplesmente vai para a final do principal campeonato interclubes do futebol europeu.
Acho que os 2 x 0 no jogo de ida em Madri praticamnete definiram o classificado. Não dá para imaginar que o Barcelona perca a classificação jogando em casa.

O problema do Real Madri é que eles terão que atacar muito e, consequentemente, vão dar espaços para o contra-ataque rival. O Barcelona tem jogadores muito leves e rápidos, tais como Messi, Pedro, Iniesta, Xavi e Daniel Alves e se a bola cair nos pés de um deles, vai ser um deus nos acuda para segurar.

O Real Madri deve ir a campo com uma formação mais ofensiva e Mourinho vai ter que quebrar a cabeça para resolver quem sacar do time. Eu tiraria o Diarra e colocaria o Adebayor (ou Benzema) desde o início do jogo com o Cristiano Ronaldo no ataque. Ozil jogaria no meio de campo com o Di Maria (caindo mais pela esquerda) e os volantes seriam Xabi Alonso e Kedira. Não tem muito o que mudar e o Real Madri terá que mudar sua postura em campo. Tem que marcar o Barcelona logo no campo de ataque. Não dá para esperar na defesa, pois vão ficar esperando o Barça tocar a bola e os envolver.
A partida deve ser muito disputada e duvido que tenhamos um placar mínimo (0x 0 ou 1 x 0).

Meu palpite é Vitória e classificação do Barcelona.

Já o Santos enfrenta o América do México em Queretaro. O lado bom deste confronto é que a cidade tem menos efeitos da altitude que a Cidade do México o que facilita a adaptação do time às condições climáticas.

O lado negativo é o desgaste todo sofrido com a viagem, problemas no vôo, deslocamento, etc. Fora que o time do América vai ser o titular (na Vila 4 jogadores eram reservas). Ou seja, o Santos será atacado e terá que ser muito inteligente para sair com a classificação.

Na Vila, o time mexicano se limitou a defender e, como agora precisa do resultado, sairá para cima dos brasileiros e darão espaço para Neymar aprontar das suas.
Acho que dificilmente o Santos não fará gol no time mexicano já que a defesa deles é bem fraquinha e o Mosquero não passa de um carniceiro.

Meu palpite para este jogo é vitória do América, mas classificação do Santos.

domingo, 1 de maio de 2011

Flamengo é Campeão Carioca 2011

O Flamengo venceu o Vasco na final da Taça Rio nos pênaltis e sagrou-se Campeão Carioca de 2011 invicto!

Não há o que contestar deste título conquistado pelo Flamengo já que venceu os 2 turnos e sem perder um jogo sequer.

O que pode ser contestado é a forma de jogar do time. Na realidade, não vi nenhum jogo bom do Flamengo neste ano, mas o clube está ganhando títulos e isto é o que importa, só que certas vitórias mascaram alguns problemas graves que se não forem corrigidos a tempo poderão causar estragos no futuro.

Por exemplo, o time não tem nenhuma criatividade no meio de campo mesmo contndo com jogadores como Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho no elenco, falta um matador, pois Deivid não tem feito nada no rubro-negro. Ou seja, do meio para frente, mesmo recheado de jogadores renomados, o clube tem enorme dificuldade para fazer gols.

Vencer Olaria, Boavista, América, etc é fácil, o problema é a hora que enfrentar times de maior expressão e tradição no Brasileirão e a equipe amargar uma sequência negativa. Qual será a desculpa?

Hoje, todo mundo está enaltecendo o título (e acho que tem que enaltecer mesmo), porém,  todos os problemas da equipe têm que ser vistos, analisados e corrigidos e, pelo menos ao que tudo indica, ninguém está nem aí para isto.

Anotem o que estou dizendo, basta perder 2 jogos seguidos no Brasileirão que a estrutura vai cair.

Ano passado, o Atlético/MG foi campeão estadual com o mesmo Luxa no comando. Foi uma festa e uma gozação só no Cruzeiro, os problemas não foram corrigidos (a equipe era lenta, com pouca mobilidade e tinha sérios problemas defensivos) e quase foi rebaixada além de ter sido a equipe que mais derrotas tinha sofrido no campeonato.

Portanto, título é para se comemorar, mas com cuidado porque senão corre o mesmo risco do Atlético do ano passado e aí quero ver quem sustenta um salário astronômico de um treinador deste nível para ganhar apenas estadual.

A boa notícia é que o Flamengo está nas quartas de final da Copa do Brasil e enfrenta o adversário mais fraco dentre as 8 equipes que disputam o título (Ceará). Vamos ver como se portará nestes confrontos e no restante da copa. Para mim, a equipe é favorita no confronto desta fase.